Carregando...

Mais cor, por favor!

03/01/16

3 meses longe do blog. TRÊS MESES. Você contou? Pois eu contei, todo santo dia. 
"E qual é a desculpa dessa vez, Thalita?"
Pois sim... dessa vez não temos desculpas. Mas temos um motivo, um graaande motivo! E, para você que estava com saudades dos projetos, do colorido e até um pouquinho de mim, eu te digo  que essa espera valeu à pena!

Em agosto desse ano, o GNT me procurou com uma ideia de projeto para o verão do canal. A proposta seria um programa bem focado no "Faça você mesmo", com ideias simples e acessíveis para transformar os ambientes. Quando cheguei lá no canal para a nossa primeira conversa, pra minha surpresa, a coordenadora estava com um post meu aberto em seu computador. Era esse daqui, lembra? Nele, eu falava sobre a importância da cor, e das minhas fontes de inspiração favoritas quando o assunto era o colorido nosso do dia-a-dia. Me apresentou o diretor do programa, a produtora, a Migdal Filmes, e pediu para que, juntos, chegássemos a uma proposta de programa para o canal. Não, eu não estava sonhando. Antes que a ficha mal pudesse cair, já me encontrava em longos e gostosos bate-papos em uma livraria com o diretor e o roteirista do programa, o Lucas Margutti e o Marcio Vianna. Juntos, pensamos num formato, no nome (que foi a única opção apresentada e, de cara, aprovada) e nos elementos que iam compor essa história toda!

E o que eu queria? Ahh, eu queria muitas coisas, mas algumas eu não abriria mão, pois eu já havia sonhado acordada com um programa desses por muitas e muitas vezes. E tinha chegado a hora de colocá-lo no papel, tim-tim por tim-tim para então tirá-lo! Eis a minha lista de desejos:

1: Seria um programa para mostrar como transformar ambientes da casa de maneira simples e acessível, usando o mínimo de recursos comprados e o máximo de recursos reaproveitados no próprio espaço.
2: Num programa onde o foco é o "Faça você mesmo", os personagens deveriam fazer também. Não gostaria daquele momento surpresa, com vendas nos olhos e até uma "falsa surpresa". Queria que o personagem participasse do início ao fim, não só nas ideias como também na execução do projeto.
3: Gostaria de tutoriais diversos ao longo do programa: projetos bem simples com cara de blog, projetos "desafio", que seria algo difícil até pra mim. E algo elaborado que eu pudesse fazer junto com o personagem, para mostrar que, sim, todos conseguem executar os projetos.
4: Gostaria de mostrar os meus erros. Afinal, a gente erra, derruba, suja, se arrepende, muda de ideia... Não gostaria de omitir essa parte.
5: Gostaria que a entrega do resultado sempre tivesse atrelada a uma comemoração de verdade para o espaço, com convidados reais, conhecendo e aproveitando o local transformado. <3
6: Gostaria que o verde fosse um elemento presente nos projetos e que as plantas tivessem o poder de revitalizar os espaços, com soluções possíveis e práticas.

Projeto desenhado, muitas idas e vindas de ajuste com o canal, primeiro roteiro aprovado e assim nasceu o início dos trabalhos para fazer esse programa acontecer! Foram mais de 200 personagens inscritos para participar! A ideia era escolher as melhores histórias e os melhores espaços que se encaixassem nesse tema orientado pelo canal: "espaços na sua casa para aproveitar o verão".

Dos 200 personagens que nos procuraram interessados em participar do programa, conseguimos, não sei como, chegar aos 8 espaços escolhidos! 1 dia para conhecer o espaço, 1 dia para criar as ideias de mudanças, 1 dia para planilhar minuciosamente todo o material e logística e 1 dia para comprar / produzir. TUDO. A verba? R$4.000 por espaço. Sendo essa verba total para frete, objetos de cena, móveis, ferramentas etc. Fácil? Nem um pouco! Quase enlouquecemos. Impossível? Vocês não ver que não. :) A proposta de transformação era tão nova (pouca verba, pouco recurso, com o personagem fazendo de verdade etc etc etc) que, a cada personagem escolhido, era necessário um bate-papo sincero para alinhar expectativas: "Veja bem, é um programa de transformação, mas não como os que você já conhece. A verba é curta, não compraremos muita coisa... A transformação será visível, mas você vai ver que não compramos quase nada, e sim reaproveitamos o que tínhamos disponível. Vamos pintar, reciclar muita coisa daqui e comprar quase nada novo. Você topa?". Todos toparam. :)

Dessa verba, felizmente, não consideramos a tinta, que foi toda cedida pela minha querida parceira Coral, que me acompanha desde sempre e que, dessa vez, não seria diferente. Outras marcas para lá de queridas que já me apoiavam aqui no blog também nos presentearam com alguns móveis e objetos de decoração, mas tivemos o compromisso de aceitar somente  peças baratas e acessíveis, que o próprio personagem da casa pudesse comprar, caso quisesse investir por conta própria numa transformação. E por falar em parceria, meu time de arte, o mais talentoso e sorridente do mundo, responsável por fazer esse programa acontecer, estava montado:

- Thaissa: a designer-fadinha super atenciosa, detalhista, sensível e meticulosa
- Maria Alice: a designer de interiores mais delicada, durona, raçuda, sorridente e talentosa.
- Val: o melhor pintor e piadista. Detalhe que ele não protegia NADA com fita crepe, plástico, o que fosse. Pelo contrário, se sentia ofendido quando eu perguntava se ele não ia proteger. "Sou pintor, não sou protetor", resmungava sorrindo, esse artista.
- André: o nosso marceneiro "Meu malvado favorito", que fazia piada, resmungava, mas era tudo por causa do seu perfeccionismo que sempre nos salvava e impressionava.
- Jorge e Leandro:  meus queridos cenotécnicos, que me acompanharam durante o meu quadro do Decora, também seguiram comigo nesse novo projeto. Infelizmente, tiveram que sair na metade do projeto, pois já estavam contratados para outra produção. Mas fizemos metade do programa juntos e isso já foi um presente!

E como se não pudesse melhorar, ainda tive o presente, o privilégio de poder contar com a queridíssima da Carol Costa, a jardineira porreta do Minhas Plantas! Sim, estamos juntas nessas inspirações, imagina a bagunça - e a mágica - que fizemos!



E assim foram 45 dias de gravação, sem folga, com chuva ou com sol. 8 histórias, 8 famílias, 8 ambientes transformados, inúmeros aprendizados e infinitos abraços. O "Mais Cor Por Favornasceu, e é um programa que será exibido pelo Canal GNT, toda terça, as 21h30 e que estreia nesse 5 de janeiro desse 2016.

Foi feito com todo o amor do mundo. Pensando a todo momento em você, leitor do blog, e o que eu poderia trazer de novo pra você também na TV, em meia hora! Espero, de coração, que você sinta o amor que toda a equipe depositou nesse projeto, pois não foi pouco!






Agradecimentos:

À minha mãe, que costurou os estofados da Dona Rosa, à minha amiga Stephanie Sartori, que costurou os estofados lindos do último episódio, à querida Cris Piloto, que me auxiliou num projeto emocionante de mosaicos, à talentosa Monah Pressato, da Coiseteria, que me ajudou com a execução de muitos projetos lindos que vocês verão na TV. À Ana Paula Novis, do inspirador Unpack Design, que me ajudou a criar e conceituar o último episódio,  quando a exaustão parecia não dar trégua, esse reforço criativo - e moral - foi fundamental. Claro, à Carol Costa, que conquistou meu coração com o seu carinho, capricho e perfeccionismo. O programa não ficaria tão lindo sem seu dedinho verde.
E, em especial, as minhas duas meninas, minhas amigas, guerreiras e companheiras que pegaram esse filho no colo e fizeram o programa nascer: Taíssa Buratta e Maria Alice Vieira. Meninas, se esse programa der certo e se houver uma segunda-temporada, não consigo imaginar o "Mais cor" sem vocês. Vocês fizeram o programa com graça e maestria. Obrigada, mil vezes obrigada! Ao canal GNT, por confiar em mim e me dar abertura e oportunidade para apresentar o que eu acredito e amo. Às famílias que, carinhosamente abriram as suas casas para receber um turbilhão, uma bagunça de gente entrando, saindo, sujando... obrigada pela paciência! E também às marcas parceiras queridas que, em breve, mostro em detalhes como colaboraram:



"Mais Cor Por Favor"- Terças, 21h30, no Canal GNT.
Página do Programa:  http://gnt.globo.com/programas/mais-cor-por-favor/

Nenhum comentário: