Carregando...

Como misturar tintas para fazer a cor que você bem entender

11/08/2015

Um dos posts mais acessados do blog é esse aqui, onde falo um pouco sobre mistura de cores e tintas para que a gente consiga fazer nossos projetos com as cores que a gente bem entender. 


Agora que você já entendeu um pouco da teoria, que tal experimentar, na prática, o resultado dessa mistura? Essa semana que encontrei aqui nos meus passeios pela internet esse site, o Try Colors, que é uma ferramenta online de mistura de pigmentos. Assim, dá para ter uma idéia antes de partir para as tintas de verdade.



A tabela de cores principal é formada pelas cores de tinta ou dos pigmentos (corantes) disponíveis nas lojas de tinta. O segredo para o sucesso do uso dessa ferramenta é partir do princípio que cada clique em cima de cada cor corresponde a uma porção a mais dela na mistura. Você pode imaginar, por exemplo, que cada clique é uma gota de corante, ou então uma colher de chá de tinta, desde que a mesma medida seja considerada para todos os casos.  Então é só começar a brincadeira. :)

E por falar em brincadeira, sim, temos! Lá na parte superior direita da página, na opção "Game B", você é desafiado a chegar no tom proposto pelo site, acertando a mistura das cores. Diversão e aprendizado!

O site também disponibiliza algumas misturinhas já realizadas por outros leitores. Para fazer o rosa bebê, por exemplo, basta misturar 1 parte de vermelho com três partes de branco. É ou não é uma mão na roda? Eu ainda divido aqui os mais legais que encontrei por lá:












Planta na Caçamba

10/08/2015



Aqui em casa, tudo o que não tem muita serventia acaba virando vaso de planta. O motivo? Eu adoro planta, e odeio jogar coisa fora. Simples assim. :)

E a bola o vaso da vez é algo que muito provavelmente você não tem aí na sua casa: caminhãozinho de plástico. Mas, depois de ver o resultado e saber que um caminhãozinho desse custa até uns 10 dinheiros em qualquer loja popular de brinquedo, arrisco dizer que você vai sair na rua para arranjar o seu. 


E tudo o que você vai precisar para esse projeto é uma lata de tinta em spray (aqui, tô usando a cor prata), dois vasinhos de plantinha e os caminhõezinhos. :)


Duas camadas de tinta em spray, com meia hora de secagem entre demãos e pronto, os caminhões já viraram vasos.




Eu usei um pouco de terra que eu já tinha em casa para completar o espaço disponível, retirei cada plantinha com cuidado do vaso original e replantei na caçamba. Essas plantinhas são conhecidas como suculentas, e eu comprei nesses quiosques de flores que a gente encontra pela rua mesmo. Tem um bem aqui na minha esquina. :)






Plantinhas no lugar, arrumadas, regadas e... pá pum! Vasinhos novos e divertidos na janela, pra alegrar (ainda mais) a sala. 


Fridinha aprovou. E você? rs