A cadeira Audrey (Pintura e Decupagem de Móveis)

05/04/2016

Era uma vez uma cadeira Pallet do Maurício Arruda que chegou aqui na minha casa emprestada. Sim, para minha angustia, a cadeirinha linda só ficou aqui em casa por 2 dias, tempo que eu tive para customizá-la pra uma exposição. Oh dó... :)


Imagina a responsa de ter que customizar um móvel de um dos seus designers favoritos, ainda mais uma peça que, pra mim, já tá finalizada e perfeita como está! Como eu queria deixar algumas partes sem interferência, já que essa madeira crua é muito bela, a técnica que eu decidi usar foi a de pintura em alguns detalhes + decupagem, que nada mais é que a colagem de papel ou tecido usando cola branca. Eu adoro colagem, fazer movimentos e misturas, é fácil e dá pra deixar qualquer móvel com a sua cara.


O primeiro passo foi demarcar com fita crepe as áreas que iriam receber a tinta ou não. Resolvi deixar o assento e o encosto sem tinta e pintar as bases e laterais.


Antes de aplicar a tinta em spray, usei uma base preparadora para metais e madeira, que vão servir para melhor a fixação e o acabamento da pintura.



Depois de deixar secar por mais ou menos 1 hora, parti para a tinta em spray. Estou usando a MTN 94, que é uma tinta em spray fosca, nas cores beringela e turquesa.



No encosto e no assento, vou fazer uma colagem com figuras que eu pesquisei na internet e montei num editor de imagem. Mas aqui ela já está mastigadinha pra você baixar e imprimir. Eu imprimi em uma folha couché A3 na gráfica, e cada impressão custou 4 reais.


Depois de gastar sua paciência um tempinho recortando florzinha a florzinha, é hora de montar a minha composição sobre a madeira crua, linda.


Para colar, cola branca PVA, bem pouquinha, para não enrrugar o papel ou manchar a madeira.

Depois da colagem finalizada, garanta o acabamento com 2 camadas de verniz em spray fosco sobre toda a cadeira.





E aqui estão os templates para você imprimir e fazer a sua colagem em casa. Se você imprimir em A4, em casa mesmo, vai ficar pequenininho, mas quem sabe não fica uma graça numa caixa, numa bandeja e até no seu laptop? :)







Nenhum comentário: