Projeto "Ano Novo, Casa Nova"

15/01/2015

Passaram as festas. Acabou a correria. Acabou a função de final de ano. Mas... acabou mesmo a correria? Ou só mudamos de foco? 2015 já está aqui e fervendo, literalmente. E aí? Vamos deixar o piloto automático nos engolir mais uma vez? Nãoooo... esse blog está aqui para, na humildade, sem neurose e sem caô, te ajudar a dar uma geral nas energias aí da sua casa. Num passo de cada vez, mas todo dia. Todo santo dia. Vem, janeiro, vem 2015, que a gente vai tirar essa metade de mês que ainda nos resta para focar na vibe da nossa casinha. Esse é um projeto diário, um esforço de amor seu, para o seu lar. Tá disposto? Então segura na minha mão e vem!


Temos até trilha, simbora:




15.01 - Quinta
Planeje. Estude o calendário. Não seja pego de surpresa.

Vamos começar? Então vamos começar planejando e nos organizando. Não precisa de ansiedade... teremos muito tempo para focar em fazer. Abra um vinho. Imprima o seu calendário e vamos começar. Avalie cada projeto de cada dia e olhe em volta. Veja o que você pode, na prática, fazer todos os dias. Veja o que vai te dar mais trabalho e o que você vai precisar comprar / produzir. Faça uma lista, se comprometa com ela! Divida as tarefas com quem mais morar com você e tudo vai ficar mais fácil. Pode clicar sobre a imagem para abrir grandão e mandar ver na impressão. 
___________________________________________________________________________________



16.01 - Sexta

Cantinho de fé, como anda?



A nossa casa é o nosso porto seguro, o nosso templo. E para que a energia flua de forma positiva, é muito importante que você tente se conectar com a sua fé, seja ela qual for. O importante mesmo é blindar a casa dessas "sujeiradas" as quais nos submetemos dia após dia. Xô, Uruca, que dessa porta você não passa! Por aqui, somente as energias boas circulam. Por isso, arrumar um espaço ou um cantinho com elementos que façam você se conectar com o seu sagrado é muito importante. O próprio ato de arrumar esse cantinho é uma maneira de você meditar, trabalhar a sua fé. Aqui nesse post eu divido algumas inspirações de cantinhos de fé variados, ó.

___________________________________________________________________________________




17.01 - Sábado

Faxina Geral: Eu realmente preciso disso?



O excesso de objetos sem uso e uma casa com um aspecto "entulhado" são pratos cheios para um ambiente com energia mais pesada. Que tal começar o ano se livrando dos excessos e evitando o acúmulo de novos?  


Uma faxina geral no armário de roupas, de remédios, dos temperos e até dos tupperware. Afinal, eu sei que a gente adora "guardar um potinho porque vai que..". Tem um monte de potinho aí que eu sei.



Sim, quem vos fala é uma acumuladora. Cata lixo, cata mala, cata caixa. Mas tudo tem que ter um equilíbrio, né? E o meu equilíbrio, hoje em dia, atende por pelo nome de "quartinho dos fundos". 


Calma, você não precisa resolver tudo num só dia. Mas é algo para tentar deixar no seu radar durante o ano inteiro.




A Collen Madsen, por exemplo, resolveu doar um objeto seu todo dia, por um ano. No seu projeto 365 Less Things ela divide um pouco dessa sua experiência transformadora de cortar os excessos, um dia de cada vez. 

___________________________________________________________________________________


18.01 - Domingo
Cheiros, aromas e esse clima todo



Essências, ervas, perfumes. O cheiro de um ambiente é capaz de atuar no nosso humor e estado de espírito. Isso não é novidade pra ninguém. Mas se não é novidade, porque teimamos em não dar importância? Aqui nesse site, encontrei umas receitinhas caseiras geniais para você deixar a sua casa cheirosa, e o melhor: com uma fragrância que pode virar a sua marca registrada não só pra você, que mora nela, mas para quem visitá-la. Incensos, ramos de flores secas, difusores ou até um bom cheiro de roupa batendo na máquina. Que cheiros te trazem bem estar? Descubra e adote. :) 

___________________________________________________________________________________

19.01 - Segunda
Plantas


Além do clima mais acolhedor, ter plantas em casa contribui para - acredite - purificar o ar que você respira entre quatro paredes (veja aqui). Além disso, a tradição popular garante que as plantas têm o poder de espantar as energias ruins como a inveja, o mau agouro, entre outras. Ou seja: está na hora de você colocar mais verde por aí. E não adianta só ter a tal da plantinha por ter. Cada uma funciona de uma maneira diferente. Por isso, vale à pena pesquisar sobre as necessidades de cada tipo que você tem aí na sua casa. Já tem plantinhas em casa? Pense em formas mais charmosas de mostrá-las, pintando os vasos ou fazendo um jardim vertical, por exemplo. Outras ideias lindas de plantas dentro de casa? Aqui!



___________________________________________________________________________________


20.01 - Terça

Música. Dance



Quem dança, seus males espanta. Com o perdão do clichê, nós sabemos da importância da música no clima de qualquer ambiente. Tente tirar a TV como som de fundo, escolha a música e deixe ela invadir todos os cantos da sua casa. Se quiser, cante. Se melhorar, dance. E se o seu gosto musical muda de acordo com o seu estado de espírito, acho que você vai gostar do StereoMood, um site de listas de músicas de acordo com o seu... mood. :)

E tem essa versão brasileira aqui: "Seis músicas para...", quando aquele momento, especial ou não, pede uma trilha só pra ele. Música para acordar, para lavar a louça, para chegar do trabalho, pra jantar... música. 

___________________________________________________________________________________


21.01 - Quarta
Troque o recheio das molduras.

Moldura velha, arte nova! Reaproveite todos as molduras que você tem em casa e troque as gravuras que estão no recheio. Se a sua impressora for moderadamente OK, você pode imprimir em casa mesmo. Para ficar caprichado, basta usar papel fotográfico ou couché. Para te ajudar a buscar inspiração, a querida da Carol dividiu por aqui dez dicas ótimas para comprar e baixar gratuitamente pôsteres lindos. 


Se você estiver num relacionamento turbulento com a sua impressora, você pode salvar a imagem e levar numa gráfica para imprimir. Vai te custar uns R$5. Vale ou não vale?


___________________________________________________________________________________


22.01 - Quinta
Luz amarelada no canto.



Para criar um clima mais aconchegante no seu ambiente, tente apagar a luz do teto e criar uma iluminação com um ou dois pontos de luz amarelada nos cantos. Pode ser um abajur, uma luminária de piso ou até um pisca-pisca. Essa simples mudança é capaz de mudar totalmente o astral da casa. Veja aqui alguns lindos exemplos de iluminação pontual e aconchegante. 











___________________________________________________________________________________



23.01 - Sexta
Atraia os pássaros e borboletas

"O segredo é não correr atrás das borboletas…
É cuidar do jardim para que elas venham até você."

Mário Quintana

Para atrair pássaros e borboletas para a sua janela, você pode lançar mão de plantas e alimentos. Colocar um bebedouro com água na sua janela é uma boa idéia, mas atenção: nunca coloque açúcar na mistura, use sempre um néctar específico (pózinho para misturar na água) que você encontra em lojas de produtos naturais e pet shops e é baratinho. Esse, sim, é um alimento para os pássaros. O açúcar, a médio prazo, faz com que o passarinho adoeça e morra. Ou seja: você acha que está ajudando, mas está fazendo justamente o contrário. Em relação as plantas, existem determinadas espécies que atraem mais os pássaros que outras. Veja aqui algumas delas. Outra dica é amarrar fitinhas vermelhas na sua janela. A cor vermelha chama a atenção do beija-flor de longe. Se você está a fim de atraí-los até o bebedouro que colocou, o melhor é colocar fitas vermelhas no bebedouro e nas suas plantas para que eles venham até seu lar. Se você não tem bebedouro na sua janela, pule essa dica. Afinal, não tem por quê enganar beija-flor, né? :)


___________________________________________________________________________________




24.01 - Sábado


Pisos e Tapetes

Agora que você já tem a música ao seu lado para te embalar nessa função, digamos, mais pesada, é hora de tirar a "craca" desse chão. Arraste os móveis de lugar e limpe tudo. De um canto ao outro da casa, é hora de varrer, aspirar, passar um pano em todo o chão. E que tal fazer o seu próprio desinfetante usando produtos naturais? Aqui você encontra dicas para fazer um kit completo. 



Tem tapetes? Limpe, lave. Dicas para limpar o seu tapete em casa aqui e aqui

___________________________________________________________________________________



25.01 - Domingo

Mude a sua entrada. Vale para dentro e para fora.



Que tal dar aquela atenção especial para a entrada da sua casa? Um capacho novo, uma plantinha do lado da porta ou até uma porta colorida. Nada melhor do que voltar para uma casa com ares de novidade já na entrada. E não se esqueça, manter a sua entrada sempre bonita, caprichada, é um ato de amor com a sua casa, com você e com os seus vizinhos.


Aqui eu encontrei alguns vários exemplos para você fazer o seu próprio capacho. Aqui, inspirações mil de portas coloridas. 



A mudança também vale para dentro de casa. Uma chapeleira para pendurar bolsas ou um gancho para as chaves que sempre se perdem vão dar um jeito na bagunça e no mau humor de procurar as chaves sempre que estamos atrasados.



___________________________________________________________________________________




26.01 - Segunda
Troque a capa das almofadas



Eu já te ensinei a estampar almofada, a fazer almofada sem costura... Aliás, se você comprar o tecido e enchimento e pedir para uma costureira fechar, sai muito mais barato do que você imagina. Então vamos nos dar ao trabalhinho? Tem passo a passo aqui, inspiração aqui, e muita idéia aqui. Então chegou a hora de você dar uma vida nova ao sofá, poltrona, cama...
Ficou puxado tudo isso? Lave as capas das suas almofadas, tire o encardido e pronto. Mas... ah vá...
___________________________________________________________________________________



27.01 - Terça

Mesa de jantar livre de bagunça? Troque o enfeite do centro da mesa.

A casa pode estar toda limpa e arrumada. Mas, pra mim, se a mesa da sala estiver cheia de tralha, papéis, contas, parece que está tudo desarrumado. Entenda melhor essa sua bagunça da mesa e eleja um local para guardar essa papelada e outros objetos que sempre se acumulam sobre a mesa: uma caixa para as contas, um gancho na entrada para bolsa e chaves... Depois da mesa vazia, é hora de pensar num enfeite pra ela. Mude um vaso da janela para a mesa, ou coloque um prato bonito, uma garrafa de vidro com uma florzinha, um terrário... pensa aí. Para te ajudar, aqui eu encontrei algumas ideias de centros de mesa que você pode fazer. 
___________________________________________________________________________________



28.01 - Quarta

Velas

Além de iluminar e perfumar, uma velinha acesa no canto da casa pode deixar o clima mais acolhedor e atrair boas energias. Além disso, todo mundo consegue fazer uma vela, com um pouco de cera, barbante e um copinho de vidro. Você pode ainda inserir o aroma que quiser com algumas gotinhas de óleo essencial. Quer tomar um banho demorado, merecido, e num clima aconchegante depois de um dia pesado de trabalho? Acenda uma vela no banheiro e apague a luz. :) Eu já ensinei duas algumas ideias para fazer velas aqui e luminárias com velas aqui. E o nosso amigo Pinterest também está aí pra isso!




___________________________________________________________________________________




29.01 - Quinta

Se atualize!

Esse projeto é para deixar você e sua casa felizes para que você comece o ano com uma energia e motivação que te acompanhem o ano inteiro. Por isso, não há espaço para sentimento de culpa. Tire essa quinta-feira para colocar seu projeto em dia e realizar algum item que tenha ficado para trás. Só não vale você já contar com esse dia e fazer corpo mole para zerar sua lista, hein?





___________________________________________________________________________________



30.01 - Sexta

Geladeira renovada. Dentro também. Produtos fora da validade, limpar prateleiras e partes internas

Tire tudo da geladeira. Passe um paninho úmido com o desinfetante natural que você aprendeu a fazer. Coloque um cheirinho gostoso para combater maus odores, que você também já aprendeu. Limpe as prateleiras, as gavetas... Só devolva à geladeira o que estiver na validade. Crie um critério para organizar os itens. Agora que sua geladeira está decente por dentro, é hora de renová-la por fora. Papel de presente, contact, fotos, imãs coloridos, molduras... Inspiração é o que não falta para você mudar a cara da sua. 


31.01 - Sábado

Receba!

Janeiro chega ao fim e, com ele, se encerra o nosso projeto! Casa em "ordem", energias renovadas? É hora de dividir essa vibe com quem você gosta. Receba os seus amigos. Sem paranóia, sem grandes planos e pompa. Pra um vinho, pra uma cerveja, pra um filme, pra uma pizza... mas, acima de tudo, para risadas. E que essas visitas das pessoas que te querem bem sejam cada vez mais frequentes. Agora é só aproveitar a sua casinha renovada e fazer com que essa energia perdure para o restante do(s) ano(s). 



Me conta? Vai cumprir? Tá conseguindo? Divide comigo seus acertos e dificuldades, vai. Quem sabe um não ajuda o outro por aqui?



Que seu 2015 seja maravilhoso! Amém. E axé. 


19 comentários:

  1. Mandika Paiva15.1.15

    Eu vou me esforçar,tô precisando colocar em prática minhas idéias...

    ResponderExcluir
  2. Gisele Chaves16.1.15

    Aí meu deus tudo que eu precisava para acabar com os constantes adiamentos para arrumar as coisas aqui em casa! Vou fazer e te contar! Amei!!

    ResponderExcluir
  3. Gabriela Corso16.1.15

    Que tudo esse projeto!! Parabéns e que 2015 seja incrível!

    ResponderExcluir
  4. Fabi Sucigan DecoraLaVidaFrida16.1.15

    Adorei! Super topo =)

    ResponderExcluir
  5. Julliana Melo16.1.15

    Estou de férias e viajando até o final do mês, mas assim que chegar vou adaptar o calendário para fevereiro! Adorei a idéia!

    ResponderExcluir
  6. Carolina Cardoso16.1.15

    Thalita, eu sei que mt gente deve dizer isso, mas eu fico tão feliz qd tem post novo. Primeiro porque vc me inspira. Vc tem um jeito bonito de ver a vida que sempre me alegra, de verdade! Segundo porque meu sonho é ter meu cantinho arrumadinho, mas toda vez que eu chego perto de alcançar alguma coisa acontece e eu preciso recomeçar ou adiar os planos. Ver seus projetos renova mhs forças, sabe??? Só tô dizendo isso porque passo aqui quase que diariamente pra ver se tem novidade mas nunca comento! Num tempo de tantos haters acho que é legal a gente dizer o quanto outra pessoa, mesmo tão distante, mesmo sendo uma "desconhecida" pode nos influenciar tão positivamente!!!

    ResponderExcluir
  7. Flávia16.1.15

    Ótimo post, já estou fazendo! Por favor Thalita, onde posso encontrar molduras legais e baratas p posters aqui em SP? Quero colocar varios na parede da minha cama p forma uma cabeceira, obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Daniela Martins Azevedo17.1.15

    Adorei as dicas!!!

    ResponderExcluir
  9. Daiane Evangelista da Vara18.1.15

    Ah, que delícia de post. Já havia iniciado esse processo, mas agora estou muito mais inspirada. Já comecei as mudanças, quando concluir (e concluímos?) mostro pra ti. Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Rozani Pereira18.1.15

    Oi Thalita,tudo bom?
    Eu estou encantada com seu blog!Eu sempre assisto no GNT o que vc faz. Sabe de uma coisa? Vc devia ter um programa só seu! Vc tem muita criatividade e bom gosto.
    Espero manter contato com vc,
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Carla Boff19.1.15

    Olá!! Esse post serviu de inspiração, eu já estava fazendo uma pequena reforma aqui em casa, e agora fiquei ainda mais empolgada!!! 💕🙏😊

    ResponderExcluir
  12. Rosane Magalhães20.1.15

    Amo td que vc faz.Pq é com mt amor.Sucesso!!!!💜💋👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  13. Cris Dellani21.1.15

    Já deixei muito tempo minha vida no automático! E sempre começava e acabava o ano e aquela sensação de não ter feito nada! Para esse ano eu me programei, fiz minhas metas, coloquei no papel tudo, e já estou vendo resultado. A principal meta é *Fazer as coisas quando precisam ser feitas, não adiar nada!

    E está indo muito bem! Adorei todas as ideias, dicas vou adaptar algumas para meu ano!

    Beijos

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
  14. Carol Costa22.1.15

    Amei o passo a passo, mas me empolguei mesmo foi com as ideia de customizar o capacho. Muito legal!
    http://dibobis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Rosana Carvalho29.1.15

    Thalita querida, gosto de brincar que voce é minha prima faz de conta....postei no meu blog alguns itens que consegui..http://recortandoascenasdavida.blogspot.com.br/2015/01/projeto-ano-novo-casa-nova.html

    ResponderExcluir
  16. Rosana Carvalho29.1.15

    Thalita querida, gosto de brincar que voce é minha prima faz de conta....postei no meu blog alguns itens que consegui....http://recortandoascenasdavida.blogspot.com.br/2015/01/projeto-ano-novo-casa-nova.html

    ResponderExcluir
  17. Nathalia Timba2.2.15

    Consegui!
    algumas coisas eu já tinha feito (as plantinhas eu já tenho e cuidei um pouco mais delas nos primeiros dias do ano; o aroma da casa eu já tenho tb). Só falta o tapete da entrada, que só deve ser trocado quando a obra do condomínio terminar, o atual está um lixo de tanto os pedreiros passarem. Ah,descobri umas trilhas sonoras legais também esses dias. E pisca-pisca é minha paixão, acendo eles todos os dias pra deixar um ar mais acolhedor a minha casinha.
    bjus

    ResponderExcluir
  18. Corina Gesteira Dos Santos23.2.15

    Ola já fiz meu cronograma para fevereiro, vamos ,que vamos

    ResponderExcluir