Luminária de Piso - Meu primeiro achado no lixo

28/06/2013

Sempre vi na net alguns blogueiros que acham tesouros no lixo, reformam e ficam aquela beleza. 
Só que isso nunca aconteceu comigo. Sempre fico de olho pra ver se acho algo com potencial, mas nunca tive sorte não. Mas tudo mudou quando descobri, num galpão, essa mesinha abandonada num canto, com data marcada pra ir pro lixo. Acho que fiquei mais feliz do que se tivesse comprado uma nova. Afinal, que blogueiro é esse que nunca reformou nada do lixo? Catei logo ela e levei pra casa, mesmo sem saber ao certo o que fazer.


Aí vieram milhões de idéias: Pintar de amarelo, colocar um tampo de vidro, fazer montagem de imagens, mas nada que realmente me convencesse. Aí fui pro Facebook e pedi a opinião pros leitores. Mais uma tempestade de idéias. De "pinta com spray" a "manda pra cá" e até mesmo "faz nada, joga fora" rs. Mas teve uma idéia específica que me chamou atenção:"acho legal o uso não-óbvio das coisas, então, joga esse tampo empenado fora e usa a base como suporte pra uma luminária de chão. é só prender uma haste metálica, pra dar mais altura, colocar a cúpula, e pronto!". Tava decidido: a mesa ia virar luminária e olha só o resultado:
O primeiro passo foi retirar o tampo da mesa que tava bem detonado. Depois lixar bem o pé. Sim, essa parte é muito chata, ainda mais nesse caso que não deu pra usar lixadeira porque o pé da mesa possui muitos detalhes. Então foi na mão mesmo. Depois de tirar todo e qualquer vestígio de tinta e verniz, é hora de dar uma mão de tinta base pra garantir a aderência. Como tava sem tinta base em casa, usei uma spray branco fosco e funcionou muito bem. #ficaadica. Duas demãos são suficientes.
Enquanto a base secava, fiz um furo na parte de cima do pé da mesa usando uma furadeira com serra copo no diâmetro do cano que sustentará a luminária. Depois fiz um furo na lateral pra passagem do fio. Pra fazer a instalação elétrica comprei uma boquilha que se encaixasse  direito no cano e fiz as devidas ligações de forma que o fio ficasse escondido dentro do cano e saísse da base de madeira. Após fazer essa ligação, encaixei o cano no buraco da base de madeira e preenchi todo o resto do buraco com massa para garantir a fixação. 


Assim que a massa secou, lixei pra tirar o excesso e parti pra pintura final. Para os pés, usei tinta spray dourada e o restante pintei com tinta automotiva preta (a única que eu tinha em casa). Para o acabamento ficar legal, marque com uma fita adesiva os limites de cada cor.



Quando tudo secou, instalei a cúpula e a lâmpada. Como queria algo mais discreto, já que tem muita cor na minha copa, comprei um cúpula branca mesmo. Optei por uma lâmpada quente pra equilibrar com a lâmpada fria do cômodo onde ela vai ficar. 

Bom, esse projeto foi muito bom pra abrir mais a visão e enxergar mais possibilidades nos objetos do dia a dia. Se pensar um pouquinho, sempre pode surgir algo novo e criativo que vai dar ainda mais personalidade pra casa.


>> A cúpula eu comprei na Leroy (49,90)
>> Não entende nada de elétrica? Peça ajuda.
>> O cano é resto do que eu usei nas araras do meu closet. Dá pra encontrar em serralherias

No mais, muito obrigado ao Nixon pela sugestão e a vocês por me receberem tão bem todas as vezes que apareço por aqui.

Até mais!


>> O Eduardo é nosso colunista do Casa de Cueca e autor do blog Homens da Casa. E, toda vez que você comenta, ele fica todo-todo. :)

17 comentários:

  1. Stephany Rodrigues28.6.13

    Baba, baba, baba, babyyyyy!
    Esse Edu! Sem palavras...

    ResponderExcluir
  2. Teresa Gavinho28.6.13

    olha eu gostei mesmo da ideia, ficou muito boa, porém como a pessoa aqui tem TOC, eu teria pintado o pé de prata também. Ficaria mais harmonico com o cano, mas eu tenho Toc não se esqueça.... beijos

    ResponderExcluir
  3. Livia Pessoa28.6.13

    Aaaaaaadorei, Edu!
    Que charme!

    ResponderExcluir
  4. Juliana Amado28.6.13

    A-D-O-R-O desvios de função. Parabéns, Edu!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. meu mundo meu quarto28.6.13

    Olá!

    Ameeei a luminária e o seu blog!

    Se puder dá uma passadinha no meu e deixa um comentário?

    Meu mundo, Meu quarto

    ResponderExcluir
  6. Maria Carolina Anholeti28.6.13

    Ficou linda Talita!
    Amei a ideia, goto muito de pensar "fora da caixa"!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Anna Eduarda Falcão29.6.13

    Teresa, eu olhava pra luminária, olhava e olhava e só pensava na mesma coisa que você!!!!! Acho que acabei de descobrir que também tenho TOC, hein! kkkkkk beijos!

    ResponderExcluir
  8. Zelia Pereira1.7.13

    Só acho que o Edu deveria fazer uma participação especial no Decora! E tenho dito!

    ResponderExcluir
  9. Rita1.7.13

    Sinceramente? Ficou uma bosta =/

    ResponderExcluir
  10. Maria Damiani1.7.13

    Garota muito legal, acho que dá pra aproveitar aquele cabideiro de pezinho que garimpei e está aqui em casa... vai dar uma luminária tipo essa, boa ideia!!!

    ResponderExcluir
  11. Tita4.7.13

    e se pintasse a haste também de dourado ou preto? acho que harmonizaria melhor, que tal?

    ResponderExcluir
  12. Teresa Gavinho4.7.13

    Anna então tá temos TOC...kkkkk mas não ficarei mesmo melhor com prata??? hem hem hem???

    ResponderExcluir
  13. Teresa Gavinho4.7.13

    Apoiado!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Moara5.7.13

    Eduardo, agora falta um post sobre essa parede!! Arrasou!!!

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus, que mente genial. {http://blogdanielice.blogspot.com.br/}

    ResponderExcluir
  16. Daniela Reis da Silva26.7.13

    Adorei o que fez com a mesinha, descobri o blog recentemente e já estou adorando.

    ResponderExcluir
  17. Laura4.6.14

    Olá, acabei de conhecer seu blog e amei suas ideias já estou planejando usar várias, você pode por gentileza me dizer qual a tinta dourada que você usou? eu sempre vou procurar vejo as em spray mas só acho para metal, é essa que você usa? Se voce puder me enviar um email falando qual é, vou ser eternamente grata.
    Muito obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir