33

A penteadeira mais linda do (meu) universo - ou como customizar uma penteadeira antiga

12/05/13

Eu sempre sonhei em ter uma penteadeira. Arrumar todos os meus produtinhos de beleza com capricho, colocar um pisca bem lindo em volta do espelho, e deixá-la com a minha cara. Mas aqui em casa, ter uma penteadeira é quase impossível por causa do espaço. Eis que recebo a seguinte missão: garimpar uma penteadeira antigae deixá-la bem alegre e moderninha. Pois essa foi a encomenda da Quem Disse Berenice, pra quem ainda não conhece, uma marca toda linda de maquiagens! Eles promoveram um concurso e, para premiar a ganhadora, encomendaram uma penteadeira com a carinha da marca! Agora você calcula, de 0 à 10, a escala do frio na barriga da pessoa aqui... ô.

Mas você já sabe, né? Missão dada aqui no Casa de Colorir, é missão cumprida, lembra? :) Depois de uma semana garimpado uma penteadeira por esse meu ridjanêro, encontrei esse tesouro num site de compra e venda! Foi uma pechincha? Custou R$1.600. Salgado? Repare... achei não. Achei até um preço bem justo, visto que a penteadeira estava em um excelente estado! Não tive que fazer nenhum reparo (além dos espelhos, que estavam desgastados), o que é uma senhora economia de tempo e trabalho, né! Como esse valor estava na verba, resolvi investir nessa facilidade e por ser uma peça muito, muito bonita, relíquia! Eu, por exemplo, já ficaria feliz da vida com uma assim, nuazinha, só na madeira ai ai rs... Mas o desafio era justamente esse: deixá-la charmosa e bem "moderninha", todinha pintada, dos pés à cabeça. :) Assim pediu o freguês. E assim a gente entrega, e com todo o prazer.

O primeiro passo foi desmontar a parte do espelho da parte da mesa e trabalhar com os dois separados. Até porque eu iria ter que trocar o espelho em algum momento e não ia querer levar o móvel inteiro para a vidraçaria. Lixa. Ela vai ser sua melhor amiga - e a mais xingada também. Lixe. Lixe até o verniz sair e nada brilhar. Não tenha pressa. Não reclame. Se for preciso, divida essa etapa em 2, 3 dias. O importante é que você lixe até o verniz sair de quase toda a superfície. Se não lixar muito vai dar certo? Sim, vai. Mas o risco da sua tinta descascar em qualquer batidinha é grande. O móvel, quanto mais lixado e poroso, melhor faz a tinta aderir.


Enfim, móvel lixado. Ufa! Paninho úmido em tudo pra tirar todo o pó e esperar secar por uns vinte minutinhos. Depois do móvel seco, é hora do primer. Ahn? Primer? Sim, meu caro e minha cara, PRIMER. E não morde, viu? Como eu queria que a pintura ficasse a mais perfeita que poderia ficar, sim, passei uma camada de primer (Fundo Preparador para Metais e Madeira da Coral). Usei um pincel largo e um estreito, dependendo da área. Ah, antes de começar a pintar, levei o espelho na vidraçaria para eles retirarem o antigo e tirarem as medidas do novo. Resolvi pintar a primeira demão sem o espelho e deixar somente o acabamento para quando ele fosse instalado. Assim, não fico me preocupando tanto em proteger o espelho pra não receber respingo de tinta!
Depois de deixar o primer secando por umas quatro horas, voltei a lixar novamente todo o móvel, bem de leve. Eu sei que muita gente vai ficar até cansado só de ler. Sim, lixei de novo! Mas foi bem de levinho, pra tirar as marcas de pincel e deixar o móvel bem, beeeeem lisinho para receber a tinta. Dá trabalho, mas é o melhor acabado que se pode ficar. ;)

As cores escolhidas? Cereja, preto e amarelo. As mesmas cores usadas pela Berê na sua marca e em suas lojas: uma mistura que eu achei que deu super certo e resolvi pegar carona! A tinta? Esmalte sintético à base de água fosca. Fosca? Oui. Porque eu adoro um bom acabamento fosco em móveis clássicos. Acho chique rs. Mas o esmalte pode ser com acabamento brilhoso, vai do seu gosto!

Para a pintura, usei um rolinho de espuma e pincéis macios para as áreas mais chatinhas. Diluí a tinta em 1/3 de água e parti pra pintura! A técnica que deu certo pra mim foi deixar a tinta bem fininha e carregar o pincel com bastante tinta, sem economia. Depois, espalhava toda a tinta, sem pesar muito o rolinho, somente alisando a superfície com tinta, até que ela ficasse do jeito que eu queria. O rolinho só deve ser passado poucas vezes sobre a mesma área, somente enquanto a tinta estiver bem molhada. Depois que ela começar a secar, se você voltar a passar o rolinho, a tinta pode ficar com um aspecto meio granulado. Enquanto a tinta não seca, como ela está bem líquida, é importante ficar olhando para ver se nenhuma parte vai escorrer! Se isso acontecer, use o rolinho para alisar a tinta. Vale à pena cuidar dessa parte, pois ter que lixar e repintar a parte que secou escorrida é muito mais chatinha!

TINTA: Esmalte sintético à base d'água Sherwin Willians - Cor: Enticing Red.

Depois de duas demãos da tinta cereja, a pintura ficou pronta! Na mesma vidraçaria onde pedi para trocar os espelhos, fiz um tampo de vidro para a bancada! Além de deixá-la mais resistente por causa dos produtos de beleza, queria fazer um tampo estampado, um papel impresso que ficaria por baixo do vidro. Usamos um editor de imagem para criar esse padrão de corações e beijinhos e imprimimos na gráfica aqui da esquina (Alphagraphics) em papel couché fosco. Aí foi só esperar o espelho novo chegar para montar a penteadeira, que já está quase pronta! Muito amor... <3
As gavetas receberam 3 camadas de tinta em spray fosca na cor preta. O puxador foi pintado junto! Basta cuidar para que ele seja todo pintado por igual, dentro, fora, nas laterais. Pra isso, já sabe, camadas MUITO, MUITO fininhas de tinta, nem que sejam necessárias quatro ou cinco delas. Cá entre nós: o vidro no tampo merece o investimento, né? Dá um valor e tanto, nossinhora... 

Me diz, como é que se desapega de uma belezura assim, depois de 15 dias convivendo com ela na sua sala? Como se não bastasse a dor da despedida, ainda recebi uma caixa com 100 batons para rechear as gavetas da penteadeira e entregá-la para a Berê! Difícil desapegar, viu! Mas fui forte! Espero que o próximo passo-a-passo de penteadeira que eu faça por aqui seja de uma pra chamar de minha! ❤ Uuuuhh, eu quero você, como eu queroooo.... 

33 comentários:

Nair disse...

Ó, Deus... Meu sonho!! hahahaha... Vi uma dessa cor numa feirinha de artesanato aqui perto de casa... Mas não gostei do formato do espelho... :(

Daiane Evangelista da Vara disse...

Que riqueza de penteadeira, coisa mais linda do universo (do teu e do nosso). Sabe que sempre fico com dúvida quando te vejo falando sobre tantas etapas de lixamento: tu não gostas de lixadeira elétrica? O resultado não seria o mesmo e muuuuiitooo mais rápido? Beijinho.

Juliana Negrao disse...

Linda!!!♥♥♥♥♥só amor♡♡♡♡

Casa_de_Colorir disse...

Daiane! Eu tenho uma! É uma beleza, mas só para móveis mais planos. Esse, só dava pra lixar o tampo! Os pés e gavetas teriam que ser na mão mesmo... Beijo!!

Daiane Evangelista da Vara disse...

É verdade, para as curvinhas tem que ser no braço. Beijão pra ti.

Thays Travassos disse...

Thalita ficou perfeita...adorei o passa a passo...porem gostaria que se fosse possível você aumentasse uma puco mais essa fonte tenho muita dificuldade para ler....pois é muito texto para uma fonte muito pequena. Sou fã do sei trabalho parabéns!"!!

Samara disse...

Quanto mais ou menos custou o vidro?

Grazi Construindo Minha Casa C disse...

Oi Thalita!
Ficou linda!!!
Quero uma penteadeira assim vintage toda branca!!
Beijos!

"Construindo Minha Casa Clean"

luane disse...

Como é que desapega depois? hahaha
Parabéns pelo seu ótimo trabalho, ficou uma graça <3

Edimara Iszczuk Almeida Bryk disse...

Menina corajosa...eu desistia de entregar e ficava com ela...kkk

bjs

Edi

meuladoarteiro.blogspot.com.br

Renata Fontanillas disse...

Ficou a coisa mais linda do MUNDOOO!!!

Juliana Amado disse...

Ficou um amor, Tha.

Casa_de_Colorir disse...

Vidro: 80
Espelho: 280

Beijo!

Casa_de_Colorir disse...

Obrigada, querida! Saudades! Beijo!

Casa_de_Colorir disse...

queria pra mim :}

Casa_de_Colorir disse...

ahahahah quase aconteceu!

Casa_de_Colorir disse...

Tem que ser forte, muito forte! rsss Beijo!

Casa_de_Colorir disse...

Oi querida, a fonte é 11, um tamanho padrão de leitura. Será que seu navegador não está com a visualização pequena? Em outros sites você sente esse desconforto também? Beijo!

Casa_de_Colorir disse...

♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡

Fernanda Ribeiro disse...

Thalita !! Tô me sentindo agora a sortuda. Eu consegui a minha penteadeira e minha cama mais um sofá que dei pra sogra por DUZENTOS REAIS, rs. Ainda de quebra trouxe uma mala dessas antigas, grandes só que não sei o que fazer com ela na minha mini quininete (se é que me entende).
Queria muito pintar de turquesa, mas estou tão perdida e com medo de estragar a madeira dela... E no tampo, tem um espelho que está velhinho e eu estou com dó de estragá-lo, mas não encontrei uma forma que desse para aproveitá-lo. Posso te mandar uma foto pra ver se você me uma luz?

Um beijo de mais uma leitora fantasminha que te acompanha o tempo todo.

Clarissa Peixoto disse...

Participei desse concurso e não ganhei!!! Snif! :P
Aliás, quando era pequena minha vó doou os móveis antigos dela toso para minha irmã que tinha então feito 15 anos e ganhado um quarto só dela. O que ela fez? Pátina em tudo! Arrancou o espelho, pendurou em outro lugar. Ai, até hoje essa história dá uma pontada no coração!

Iete Gerarde disse...

Muito linda!!! Tenho alguma peças antigas e tô buscando coragem para encarar!!

Kina disse...

Thalita!!! Que lindo ficou!! To pintando um baú, copiei um pap seu, aquele dos móveis das Casas Bahia, mas como não tinha o primer, usei uma tinta branca de artesanato e depois a tinta spray amarela, maaaasssss ficou uma m...., manchou!...rsrsrs...agora vou cair o braço de lixar de novo!!! Vc acha q eu devo usar um 'thinner' pra tirar a tinta amarela antes de lixar ou eu já começo na lixa mesmo? Beijos!!

Elaine Gomes Ribas disse...

Oi Thays, basta vc segurar a tecla Ctrl e + do seu teclado que a visualização (zoom) ficará maior... bjos

Anna disse...

Tem como postar o arquivo do desenho? Não vou conseguir fazer igual e amei a estampa! Obrigada!

Pra.Bárbara Souza Leandro disse...

Oi boneca! Eu fiz uma restauração parecida na minha penteadeira tbm! Eu ganhei quando tinha 15 anos e estou com 30,muitas mudanças (incluindo a de SP pro Rio) imagina o quanto ela estava judiadinha né? Ela tem quase 100 anos! Me passa seu email que eu te mando as fotos dela e tbm de tudo que faço em casa. Seu blog me inspira muito! Adoroooo!
Bjks

Lola M. disse...

Nossa, já passei por isto de lixar e juro que desisti! Tem que ter braço!! Mas valeu a pena afinal ela ficou linda!Por sinal será que não funciona uma lixa elétrica???
bjs
http://www.antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

Francini Lúcia Pacheco disse...

Thalita, em primeiro lugar, AMO seu blog! Conheci não tem muito tempo, mas já fiquei horas olhando seus arquivos, babando nos seus trabalhos...Parabéns!
Bom, eu estou com um criado mudo aqui em casa, estilo "Casas Bahia", sabe? Cor mogno.Estou querendo muito pintar ele, mas morro de medo! Tenho pavor que dê tudo errado, porque não levo jeito com pinturas, até minhas unhas não consigo pintar sozinha! Queria fazê-lo em vermelho...Pedi ajuda da minha mãe, mas ela está mais apavorada do que eu, rs!
Será que usando o mesmo processo que você usou nessa penteadeira vai dar certo? Essa parte de lixar me assusta muito, tenho medo de "esfarelar" o móvel todo! Que tipo de lixa você usou? Poderia usar esse mesmo primer e essa mesma tinta? Quanto custa? Quanto você usou de cada um? A tinta tem cheiro muito forte (temos muitos problemas de alergia aqui em casa...), dá pra pintar dentro de casa?

Desculpe tantas perguntas, mas acredito que você é a pessoa certa para me orientar!

Agradeço desde já.

Alessandra Lima disse...

nossa ficou maravilhosa! parabéns!!

Drica Peixoto disse...

Estava indo para casa quando me deparei com uma caçamba cheia de peças de madeira. Lembrei imediatamente de você :)

Prateleiras, cadeiras, mesas de escritório e gaveteiros. Não sei o estado das peças, mas acho que dá para garimpar algo. A rua é Lélio Gama, entre os prédios da Petrobras e Banco do Brasil.

Beijosss

Gabriela Antunes disse...

Oi Thalita! Adoro seu blog! Sempre estou entrando aqui pra ver suas transformações. :)

Também sou publicitária - redatora - e adoro trabalhos manuais. Falando nisso, vou fazer a decoração de chá de panela de uma amiga minha toda com pano chita e queria umas dicas suas de decor pra festinhas... Mas isso é assunto pra outro momento. Queria uma ajuda sua mas é em outro departamento. - Restauração de móveis antiguinhos.

E esse post em particular me chamou muita atenção. Eu tenho dois móveis, antigos, herança da minha bisavó, que estão precisando de uma reforma. Mas tenho algumas dúvidas. Qual lixa eu uso para a madeira? Tem numeração específica? E eles tem várias, não sei como explicar, fendas? Detalhes que imagino que seriam um problema para lixar. Gostaria de pintar eles e depois colar um papel bonito nas laterais. Qual tinta uso? Já o papel, penso em fazer como vc fez com a parede do seu ateliê, ou há alguma outra técnica que vc indique que seja melhor?

Vou fotografar os móveis e envio pra você, se não for abusar demais.

Josy Lima disse...

Oi Thalita, lindo trabalho, parabéns! Me ajuda por favor! Tenho um armário antigo já todo pintado com um motivo indiano. Será q posso usar os mesmos passos da pintura da penteadeira? Se quiser posso te enviar uma foto para vc ver, eh um móvel muito bonito, mas nada a ver com a minha casa. Obrigada, espero sua resposta!

Liliana disse...

Oi Thalita! Que linda sua penteadeira...a ideia da papel por baixo do vidro foi ótima!!!!!!
Você poderia me dizer qual espessura desse vidro (do tampo de vidro) estou terminando a minha,falta o vidro e os puxadores,mas não sei que espessura ficaria adequada =)
Beijos.

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...