66

Como misturar cores para fazer o seu próprio tom de tinta

01/04/13

Há 1 semana, encasquetei que iria fazer "a caixa de feira perfeita". Perfeita, vamos assim chamar, nos critérios da minha fixação paixão pelas tais. O que isso quer dizer? Que eu iria lixar, emassar, lixar de novo, e emassar... até que uma caixa velhinha e surrada ficasse tinindo para receber algumas demãos de tinta. E se você já acha que é trabalho demais, inclua aí, antes de cada nova demão, mais uma lixadinha, só pra alisar e ver o quão certinha dá pra ficar. Acho que foram ao todo 4 ou 5 dias de processo paciente... sem pressa de acabar. Coisa de meia horinha por dia, sabe? Tipo meditação, ou musculação, no caso rs.  Quando o processo finalmente foi concluído, dividi a cria lá no Instagram - pois é, mostro um monte de coisa por lá que não chega até aqui! Se fosse você, seguia lá! É @casadecolorir :).


Se você também se perguntou o nome desse verde clarinho quase menta que eu usei para pintar a caixa de feira, infelizmente, não posso te ajudar... pois essa cor foi criada por mim... assim, na hora. Como? Com uma solução prática e barata para você ter a cor desejada sempre à mão, sem ter que estocar dezenas de latinhas de tinta. A técnica? Misturar tinta branca com corantes e chegar à cor desejada. Pense só: você pode comprar somente 1 latinha de tinta branca e ter sempre alguns frascos de corante para misturar e criar a sua própria cor. Além de ser mais barato que uma lata, uma embalagem de corante rende muito mais. 

Quer começar a misturar a sua própria tinta? Acho que posso ajudar com algumas dicas:

* Você pode usar tinta acrílica ou esmalte. Prefiro usar tinta à base d'água para as áreas internas, pois o cheiro é mais suave e não assassina rolinhos e pincéis após o uso. Lavou com água, tá novo. 

* Não deixe de verificar se o corante é compatível com o tipo de tinta (ex: à base d'água, óleo...)

* Ao misturar o corante à tinta, tente contar quantas gotas serão usadas de cada pigmento, anote, e guarde. Assim, se você precisar misturar mais tinta, ficará mais fácil chegar próximo ao tom desejado. 

* Se você for pintar grandes áreas, garanta a mistura de cor suficiente para todas as demãos de tinta. Mesmo que você conte a quantidade exata de cada pigmento, existe o risco de ocorrer uma variação.

* O pigmento ocre pode ser usado para "aquecer" as cores, tornar os tons mais quentes.

* Já o azul tende a esfriar o tom. Na caixa de feira, por exemplo, usei a combinação de verde, ocre e um pouco de preto, que escurece a cor.

* Quer um tom mais escuro? Mais preto. Um tom mais claro? Mais branco.

* Esse tipo de mistura vale mais à pena quando desejamos tons mais suaves, do claro ao escuro. Tons mais vibrantes são mais difíceis de se chegar, pois precisam de muita concentração de pigmento e pouco branco, ou seja, pouca tinta para diluir. Nesse caso, é melhor comprar uma latinha no tom específico.

* Você pode misturar sobras de tinta das latas que você tem em casa, desde que elas sejam todas do mesmo tipo e base (esmalte, acrílica, à base dágua, óleo...).

* A tinta deve ser muito bem misturada para que a pintura fique homogênea. 

* A mistura pode ser usada para paredes, móveis, artesanato, o que sua imaginação mandar.

* Se sobrar tinta depois de um projeto, basta guardá-la num pote de vidro (tipo de geleia) bem tampado, longe do sol e da claridade. Vale muito também rotular a tinta de cada vidro, para que você se lembre dela depois: Ex. Azul Claro, cômoda da sala, esmalte sintético à base d'água.

* Se você tem dúvidas sobre quais pigmentos formam determinada cor, o primeiro passo é saber aquela tabelinha de cores básicas, né? O Google pode te ajudar!

* Se você já estiver familiarizado com as combinações básicas, esse Misturador de Cores aqui pode ser bem útil para algumas ideias! 

* Esse post não é feito por uma especialista, mas por uma curiosa que já usa essa técnica há alguns meses e tem se dado bem com ela! Por isso, fique à vontade para contribuir também com as suas dicas!




66 comentários:

Circe disse...

M<enina essa caixa realmente ficou nota 1.000.
Perfeita mesmo.
Te sigo no Instagram e por todos os cantos.
Parabéns !
òtima semana.

Casa_de_Colorir disse...

Vixe! Não entendi! O pouco que entendi, gostei! :) Beijo!

Deivid disse...

Devia ter postado uma foto da caixa antes Thalita!! :(

Camila disse...

Oi Thalita! Para emassar a caixa vc usou o q? Massa corrida mesmo?
Bjos e parabéns!

Elaine Gomes Ribas disse...

Ai Thalita, queria tanto ver como está o seu ateliê! Vai demorar muito pra mostrar?: Bjos!!!

Danusa Moojen disse...

Esses corantes são tuuuuuudo! Uso deveras pra corrigir cores indesejadas...rsrs... Adorei o post, bela! Beijo!

Edimara Iszczuk Almeida Bryk disse...

Eu adotei essa técnica já algum tempo...kkk...comprei uma lata grande branca e um monte de corante o grande problema é quem nem sempre preparo tinta suficiente para o trabalho que estou fazendo e claro que me aperto depois uma vez que já mais consigo o mesmo tom num segundo preparo...kkk...mas de qualquer forma é muito bom, só lembrar de preparar tinta a mais para não passar por esse aperreio.

bjs

Edi

meuladoarteiro.blogspot.com.br

Tereza Didier disse...

Esse misturador de cores que vc mandou é RGB, que é luz. Para misturar tintas, deveria ser um misturador de cores CMYK que é pigmento. Bêjos

Daiane de Fernández disse...

ficou linda, mas na foto eu vejo cinza e nao verde claro. Legal essa dica, meu pai é colorista mas eu nunca aprendi muito/nada disso. Vou falar para ele ler e dar alguma sugestao se achar necessario

Camila disse...

Lindo lindo!!!! Onde compra essas caixas? Vou tentar!!!!

Heloisa Lima Paulon disse...

Olá Talita!
Fiz essa mistura um dia, mas notei que o corante deixou a tinta muito aguada... Isso não aconteceu com você? Bjss

Mônica Pinto disse...

Thalita, vc pode obter cores mais fortes misturando verniz acrílico (a base de água) próprio para paredes com os corantes. O verniz fica no lugar da tinta branca (na tinta branca tem o corante branco, por isso misturas com ela ficam com aquele aspecto de tom pastel sempre) e garante cores mais fortes, puras, sem aquele ar esbranquiçado. Nesse caso a tinta fica meio transparente, então vale pintar uma base com um tom feito de tinta branca+corante antes de tacar a tinta feita com o verniz, pra garantir uma cobertura perfeita. Duas demãos dessa tinta-verniz deixam qqr superfície bem bonita, mas como o verniz é mais líquido que a tinta, é possível usar mais camadas, se quiser. O verniz acrílico é encontrado em acabamento brilhante, semi-brilho e fosco, e tem em qualquer lojinha de material de construção. Essa mistura serve só pra paredes e mobília interna, nunca testei em nada em que ela fique exposta a sol e chuva.

Waghi disse...

Consultoria em Marketing
Digital?

http://waghi.blog.uol.com.br/

Mais sucesso a um click!

Verônica Oliveira disse...

Buaaaa eu nem sabia dessas dicas e me dei mal kkkkkk tentei um laranja q ficou salmon e ai acabou com minha ideia no caixote ....kk agora fiquei esperta.

Verônica Oliveira disse...

Menina super dica....se fosse uns dias atras eu nao tinha feito besteira kkkkkkk eu ia pintar uns caixotes de laranja pra por na minha cozinha e ai na hora “H “ tudo ficou rosa e pra piorar achei q se colocase vermelho tudo ia se reolver kkkkkkk coita de mim ficou salmon....ai desisti da cozinha e fiz uma sapateira....mas depois deste post...agora to esperta.

Teresa Gavinho disse...

Oi Thalita, eu pedi ao meu sobrinho para comprar 8 caixas dessas no CEASA acho que ele trouxe as mais detonadas que haviam pr lá rsrsrs enfm lixei (meu braço ainda dói) e usei o esmalte fosco em spray facinho de usar, mas como as caixas estão detonadas demais ficou muito tristinho. E aí eu vejo essa vaixa linda (no vídeo cinza) mas vc diz verde vou acreditar e olho as minhas dá vontade de chorar buááááá... como fazer de uma caixa detonada algo tão lindinho assim??? que massa se usa??? vc num tem um passo a passo com fotinhas??? me ajuda???? obrigada beijos

Casa_de_Colorir disse...

Teresa! Sim! Vou providenciar! :)

Juliana Amorim disse...

Qual massa foi usada?

Teresa Gavinho disse...

Ti amu!

Casa_de_Colorir disse...

Massa acrílica de secagem rápida Sherwin Williams

Thais Vargas disse...

Olá. Thalita

Acho ótima essa dica da tinta e dos corantes, porém testando em casa concluí que esse método NÃO SERVE para fazer cores mais ESCURAS. Para tons pastéis, ok. O problema é que tendo uma base como o branco é preciso adicionar muito corante, o que acaba diluindo demais a tinta (no frasco do corante tem recomendações sobre isso). Então, fica a dica que esse método é legal para cores pastéis. Abs

Casa_de_Colorir disse...

Oi querida! Tens razão! Tanto que explico isso no post! Tons escuros como cinza, verde musgo, azul petroleo, marrom, até dá! Mas tons mais vibrantes, não! Beijo!

Teresa Gavinho disse...

vc esqueceu de mim..... (choro sentido)

rose virmond disse...

quero pintar uma parede da minha sala em vermelho qual e a cor que posso misturar para ter o vermelho.

Carol disse...

Eu quero criar um azul claro como faço para criar?

Denize Gomes disse...

Nas lojas de material de construção costuma ter um guia do fabricante do corante Xadrez pra mistura desse produto.Geralmente fica no balcão junto com os corantes, eu utilizei uma vez e deu certíssimo.

Roosevelt disse...

Quero pinta as minha grade da minha casa de marrom café qual seria as cores pra da este dom de cor

damiana costa disse...

quero pintar minhas paredes externa da cor morrocos . que cor posso misturar??? desde ja agradeço pela ajuda..

damiana costa disse...

como posso fazer p/ chegar na cor marrocos?

Marianne Campos Martinez Rigue disse...

quero pintar a parede da minha casa , mais gostaria umacor que combinasse com minha cortina verde musgo , que tbm servira pra pintar a frente de minha casa tbm .podem me ajudar ?

edson disse...

se eu misturar marrom com branco fica como

Juliana Fernandes disse...

quero pintar uma parede e como faço pra fazer a tinta verde limão

andressa disse...

como faÇo para transforma a tinta branca em rosa choque ?

layla disse...

Meu pai misturou 2 garrafinhas de xadres vermelhas mais as duas estava pela metade e ficou rosa e ele quer q fique um vermelho forte....como ele fazzz?????????

Casa_de_Colorir disse...

Ele usou pouco corante! Precisa usar mais até chegar no tom que deseja!

MÁRCIA SOARES disse...

QUERO FAZER A COR MENTA QUAIS SÃO AS TINTAS QUE DEVO MISTURAR
. MT GRATA.

Marcia Toledo disse...

Tenho amarelo gema queria uma cor mais pro roxo q devo misturar pra aproveitar o q já tenho

Marcia Toledo disse...

Gostaria d obter a resposta da cor desejada pois preciso pintar minha casa ainda esta semana OK bjsssss

Casa_de_Colorir disse...

Marcia, o roxo se faz na mistura do vermelho com azul. Não sei se a partir de uma base amarela a mistura vai ficar boa não! Por quê não tenta com um cadin só de tinta? Beijo!

Patricia Magalhães disse...

olá, Por favor, como faço para obter a cor verde musgo? Obrigada!!

tarcisio disse...

uma bisnaga preta e duas marron

tarcisio disse...

duas bisnaga ocre e tres vermelhas

tarcisio disse...

areia

tarcisio disse...

duas bisnaga verde 3 amarela

tarcisio disse...

3 bisnagas vermelhas

tarcisio disse...

uma dose de preto com uma verde

Edirenio disse...

Gostaria de saber que cor posso misturar para dar um rosa suave?

maurillio disse...

eu tenho branco gelo, quero mudar pra champain ?

Eliseu Borba disse...

Quero escurecer o lilas para roxo como eu faço

Eliseu Borba disse...

Quero mudar a cor lilas coral p roxo como eu faço

sandra rosa disse...

quero pintar a parede da minha sala de roxo bem forte como faço a mintura?

Roberta disse...

Adoro tuas dicas Thalita! Acompanho o blog e o instragram! :)

Raisa disse...

Tenho tinta da cor verde claro , Como faço pra chegar no tom rosa?

yasmim disse...

nao entendi nadica de nada,nada.nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

ana maria rocha disse...

como faço a cor violeta antigo

ana maria rocha disse...

quero uma cor adorno campestre

ana maria rocha disse...

quero a cor rosa penelope

ana maria rocha disse...

quero fazer a cor biscoito de amendoa e a cor vermelho tapeçaria

Pintor disse...

tenta o vermelho!

Emanuel Maciel Parebelomente disse...

usei 2 bisnaga vermelha e ficou um rosa mas puxando po goiaba lindo,queria q fica se vermelho mas ficou rosa e adorei essa cor

antenor disse...

tenho tinta branca
preciso que fique um pouco menos branca + para camurça que devo fazer

Sebastiao Passarinho disse...

Eu tenho latex branco que cor eu tenho que misturar p ficar vermelho

Sebastiao Passarinho disse...

Ja coloquei vermelho e,ficou rosa

elizangela nazareth disse...

quero pintar uma parede de lilás a tinta ta na cor rosa que cor devo colocar pra chegar no lilás?

André Santos disse...

Quais corantes uso para fazer um bordô?

everton disse...

tenho um galão de 18 litros na cor gelo mas gostaria de rosa ou vermelho posso usar corante e fazer rosa ou vermelho com esse galao de geloe

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...