Amor e cola cola quente (reaproveitando embalagens longa-vida)

27/03/2013

Caixa de leite + cartolina + palitos de picolé. A primeira coisa que deve vir à sua cabeça ao fazer essa conta é: "Vixe, a Thalita agora tá revirando lixo de jardim de infância".  Ainda não cheguei nesse ponto não apesar de estar quase lá. Se bem que... passando o olho de novo, a combinação de materiais aí de cima tem tudo pra se transformar num típico trabalhinho de escola, né? Sabe aqueles projetinhos assim, mais pra lá do que pra cá, com acabamento duvidoso e gosto idem? Pois é. Mas o que fazer com as danadas das caixas de leite? O que fazer com as que eu vivo jogando no lixo? Pois não é de hoje que essa questão fica aqui martelando. "Uma casa!" - pensei, certa vez. "Uma casa de passarinhos!" - daquelas com janelinha para colocar sementes ou frutas, sabe? Não demorou muito pra cair a ficha: moramos em andar alto e poucos pássaros chegam até aqui. Talvez os supersônicos, sei lá. A ideia foi pra gaveta, e algumas caixas de leite seguintes para o lixo.

Foi então que, um belo dia, um simpático recorte de papel manteiga deu - literalmente - uma luz: por quê não uma luminária? "Luminária? É, é? Sei não...". Confesso que duvidei. Mas o amor e a cola quente têm dessas coisas né? 


1 >> Desenhe uma janela em uma das laterais da caixa e faça o recorte vazado. 
2 >> Com fita crepe, cole um recorte de papel vegetal (ou manteiga) para cobrir a janela.
3 >> Levante as abas da parte superior da caixa para que elas formem uma espécie de telhadinho e cole um pedaço de cartolina para fazer a estrutura.
4 >> Recorte um pedaço de papel de presente, scrapbook ou tecido adesivo e cole ao redor de toda a caixa. No caso, usei tecido adesivo!
5 >> Com a ajuda de um alicate, corte os palitos de picolé no tamanho desejado e cole-os lado a lado, formando seu telhadinho. A cola? Sim, ela, a cola quente.
6 >> Abra o fundo da caixa e encaixe um bocal de uma lâmpada pequena e menos potente (de uns 40W). Esse kit fio + bocal pode ser encontrado pronto em lojas de materiais elétricos ou construção! Eu não precisei fixar a lâmpada no interior da caixa. O próprio fechamento do fundo faz isso. Se você não encontrar essa ligação para a lâmpada, pode usar um pisca-pisca, desde que eles não fiquem em contato com o papel manteiga.
7 >> Gosta de mais frufru? Então mais frufru para enfeitar! Flores, botões e outros acabamentos, como e quanto quiser. Como aqui a casa também é de moço e uma casinha vermelha de bolinhas já começa a se enquadrar na categoria semi-abuso, resolvi ficar só com essa plaquinha de metal que garimpei certa vez numa feirinha de antiguidades, e com uma fita dourada na base. Para colar tudo? Também ela, a cola quente. 


E quer saber? Ficou com cara de projetinho de escola? Olha... acho que no fundo... sim. Um pouco. Ficou mais pra lá do que pra cá? Ficou foi meio lá, meio cá, confesso. Mas que ficou puro amor, ah, isso ficou. Não ficaria lindo no quartinho dos pequenos? :]







11 comentários:

  1. Araci gonçalves27.3.13

    Sabe que adorei a ideia!!! A casinha ficou linda, Eu fiz uma casinha de passarinhos, ela dura muito, já fiz há mais ou menos quatro anos e está igualzinha, não estraga, só não deixo na chuva. Está no meu blog. A sua ficou um "show"!!!Vou aproveitar e tentar fazer uma luminária também, pode? Uma Páscoa abençoada para você e sua querida família. Bjss

    ResponderExcluir
  2. so nao entendi bem como abre e fecha o fundo... Nao precisa cortar?

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda a casinha! Jamais tinha pensado em aproveitar embalagens de leite como luminária! Posso dar uma dica? Forrar toda a caixa com fita parda (tipo crepe, mas marrom) antes de colar o papel de presente, contact, etc. assim não aparecerá os escritos da caixa... :)

    ResponderExcluir
  4. Amei a idéia ficou linda...só vc mesmo pra espalhar tanto amor.

    ResponderExcluir
  5. disqus_Kd59LrXJmF28.3.13

    Ficou lindaaaaaaaaaaaaaaaa, e tão facil de fazer né!
    Adorei

    Visita-me
    http://theladydiy.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Amei....vou fazer para o quarto da minha pequena!

    ResponderExcluir
  7. Thalita, sou aqui do Rio (aliás, acho que te vi hj na Lopes Quintas no JB, era vc? rs)... Estou pensando em fazer um closet pra mim no quarto de empregada, mas precisava de um marceneiro bom, vc por acaso tem algum pra me indicar? Obrigada!!! :)

    ResponderExcluir
  8. Lee Lica30.3.13

    Ah, eu gostei. Talvez se mudar a estampa do tecido e deixar um pouco mais sóbrio não fique tanto "projetinho de escola" rsrs mas tá lindo, tá amor demais!

    //conversadecasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Marinara Reedus2.4.13

    Adoreeei a idéia *-*

    ResponderExcluir
  10. Delaine18.4.13

    Quanto carinho voce tem em fazer essas coisas...muito lindas..parabens ...

    ResponderExcluir
  11. Cristina Faraon1.10.14

    QUE AMOR!

    ResponderExcluir