Carregando...

Como fazer uma parede de Patchwork

04/02/13

Você tem aí uma parede branca, sem graça, que te olha e vive te pedindo um colorido? Se o espaço é muito branco e tudo o que você quer é misturar um monte de cores na parede, vai por mim, invista no... CINZA.  

"Ahn? Cinza? Bebeu, moça?". 
Nada disso, minha gente. Não estou falando em desistir das cores. Só estou dizendo pra você abusar delas... em companhia do cinza.

E por quê? Olha, confesso que não posso te dar um motivo, digamos, técnico. É como uma questão de pele, sabe? No quesito atração, parece que o cinza acolhe, abraça uma outra cor (ou várias delas, no caso) como ninguém. Como num romance,  o cinza foi feito para o colorido. E o colorido foi feito para o cinza.  

Parece que no branco, o colorido todo se espalha, e acaba falando alto demais num espaço que era quietinho e branquinho até todas essas cores resolverem chegar. Já o cinza... ah, o cinza não... parece que o cinza fala: "chega mais, chega... cola aqui que a gente dá liga." Ô química... ai ai... Os 50 tons COM cinza? Esse, eu teria lido rs.



E foi assim que eu e o Lê resolvemos nos jogar nessa reforma dessa parede, que antes era branquinha que só. Resolvemos aproveitar esses nichos na parede para forrá-los com um coloridão de recortes de papel de presente. Por fora, abraçando toda essa mistura, ele... o cinza.

Enquanto eu pintava a parede, o Lê cortava diversos papéis coloridos em quadrados de 20cmx20cm. Para colar na parede, em vez de cola, usamos fita dupla-face. Basta recortar algumas tiras e colar nas extremidades do quadrado, bem certinho, no verso do papel! Se sobrar, é só aparar com a tesoura. Mas não deixe faltar fita nas pontinhas para evitar que elas levantem com o tempo. Acredito que essa maneira é mais fácil de trabalhar do que lambuzar o papel de cola e ficar esperando secar sem dar bolha na parede. Isso sem contar quando a tal da cola não pega, né? Dessa maneira, você trabalha como se estivesse colando figurinha. Mamão com açúcar. :)

Mas se por um lado eu resolvi simplificar, por outro, resolvi complicar. É que, para dar uma variada nessa coisa de misturar vários quadradinhos coloridos, resolvi colá-los na diagonal. E isso implica em ter um monte de cantinho chato para fazer acabamento (você vai ver mais pra frente). Mas, justamente pela trabalheira que dá, acredito que o efeito compensa e o capricho extra acaba valendo à pena!



Tá vendo os cantinhos sem papel? Pois é... agora é hora de colar só metade dos quadrados em cada espaço.



Depois da parede toda colada, aproveitamos os nichos coloridos para instalar algumas prateleiras de compensado, aquela madeira baratinha e simpática que você compra em lojas de bricolagem e já manda cortar na medida.


E pronto! Me diz se o cinza + colorido não formam uma dupla e tanto? Não é à toa que a cor favorita do Lê é o cinza e a minha... (ou melhor, aS minhaS), preciso dizer? 


Aí você me pergunta:

Que tinta é essa? É a acrílica fosca da Suvinil, cor CIMENTO. Foram necessárias 2 demãos, com intervalo de 3 horas entre uma e outra.

Que papéis lindos são esses?
Esses papéis não são comprados, são presentes. A La Estampa, para minha alegria, sempre me presenteia com essas impressões que um dia vão virar estampas em roupas. Elas são impressas em papel antes de irem parar no tecido. Depois que o cliente aprova a estampa, essas amostras em papel acabam indo para o lixo. Ou melhor, o meu lixo agora. Mas você pode fazer com papéis de presente de diferentes estampas ou até recortes de revista. :)

E para proteger o papel de limpezas? Eu usei 3 camadas de verniz em spray fosco, com intervalos de 30 minutos entre camadas (proteja o nariz!). Acredito que o verniz em spray fosco é a cerejinha do bolo para "selar" o papel e a parede, se é que você me entende. :) Se alguma pontinha teimou em descolar, usei uma cola extra forte com textura em gel. Uma gotinha em cada canto já davam conta do recado.

E essa palavra COR? Contei com o apoio da Melissa, que me doou alguns elementos das suas vitrines antigas. Quando vi algumas letras de madeira dando sopa, não pensei duas vezes em trazer essas três. 

E se eu me arrepender? Dá pra tirar? Ai, lá vem você com essa pergunta... Se se arrepender, dá pra tirar, mas você vai ficar com as marcas de cola da fita dupla face e dos retoques com a cola extra forte. Você consegue tirar esse melado de cola com removedor, mas é capaz de manchar a tinta que estiver por baixo. Resumindo, se desistir, é retirar tudo e repintar que tá novo.

E que lugar é esse? Sua casa? Não. Mas vai ser minha 2a casa. :) Esse lugar é um sonho que está se realizando e eu só tenho a agradecer à você. O Ateliê Casa de Colorir tá tomando forma, o cafofinho que sempre sonhei para poder criar, me sujar e, é claro, abrir as portas para receber você de braços abertos. Quando ficar pronto eu mando o endereço, combinado? 



67 comentários:

  1. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh.....ameiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo
    beijos linda.

    ResponderExcluir
  2. Gabi4.2.13

    Lindo! E ainda salvou minha vida! Fica mesmo cor cimento? Eu queria muito uma parede cimento em casa mas sem obra! Rsrsrsrsrs... Bjs, parabéns! Vai ficar lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Juliana Amado4.2.13

    A parede da minha sala de jantar é cinza. Queria assim para fazer um contraponto com as cores primárias, que são a paleta da sala. Mas muuuuuita gente me olhou torto quando falei que ia pintar de cinza. E depois de verem, morderam a língua! rs, Eu AMO cinza nas paredes. Acho que tem um super potencial.
    Esse patchwork é lindo demais!
    Quanto ao seu ateliê, parabéns! Muito mais sucesso pra você! =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Bel Marques4.2.13

    lindo e caprichoso! e criativo tb!

    ResponderExcluir
  5. Cris4.2.13

    Adoreeei! Em casa pretendo colocar prateleiras no lugar de um vão de guarda roupa embutido. Como vc instalou essas prateleiras? Com cantoneira? Um beijo e parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Amei. Ja to doida pra ir ao RJ pra conhecer essa casa de colorir s2

    ResponderExcluir
  7. Lindooooo, há algum tempo estou escolhendo os meu papéis, logo logo farei uma paredizinha lá de casa rs Parabéns e mais sucesso!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente, o cinza fez o que se propôs. Acolheu e deixou tudo mais "morninho". E a iluminação também foi peça chave :) Tá ficando lindo e com a sua cara!


    Sucesso, florzinha!

    ResponderExcluir
  9. ooooiiinnnn...q coisa mais bacana Thalitinha!!! Boa sorte com mais um cafofo para por de ponta cabeça!!!

    ResponderExcluir
  10. Melissa Alves4.2.13

    Amei! E eu ia justamente perguntar sobre as letras. Acho que vou procurar alguma loja "minha", quem sabe, né?

    ResponderExcluir
  11. Livia Pessoa4.2.13

    mmmmm... talvez a explicação técnica seja como o branco é formado: por todas as cores. Então, todas as cores com branco perde o realce, misturam-se e ficam sem harmonia!
    Gostei muito da ideia fita dupla face, mas não absorvi bem o diagonal.
    As prateleiras ficaram um loosho!
    Conta um pouco da palavra 'COR'? aaaaaaadorei!

    ResponderExcluir
  12. Me inspirei hein!
    Vou ver minhas possibilidades e se eu fizer mando as fotos do antes e depois ;)

    ResponderExcluir
  13. Me inspirei hein!
    Verei minhas possibilidades e se fizer mando as fotos do antes e depois ;)

    ResponderExcluir
  14. Kelly Nomura4.2.13

    Incrível !!!
    Ficou muito bonito ... parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Lindo! Mas conta mais sobre o Ateliê! Como vai funcionar? É alugado? ... e a parede de tijolinhos, como foi feita??? bjos

    ResponderExcluir
  16. Muuuito legal!

    Susan
    www.thecutefashion.com

    ResponderExcluir
  17. Edimara Iszczuk Almeida Bryk4.2.13

    Arrasou, adorei a dica da fita dupla face. bjs

    http://meuladoarteiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Marina4.2.13

    Oi, que coisa mais linda que ficou! Tenho uma parede no meu armário da cozinha que eu queria dar um tchã tb, posso fazer assim? Ou por ser móvel (mdf) tem q ser diferente?

    ResponderExcluir
  19. Analice4.2.13

    Eu também tenho acesso a essas fofurinhas de papeis estampados (trabalho em uma empresa similar) e até hoje não sabia o que fazer com eles...Agora é só encontrar um cantinho precisando de cor lá em casa!!! Lindo! - Só uma dúvida - uniu quadradinho por quadradinho - ou tem uma técnica que facilita o trabalho..rs

    ResponderExcluir
  20. Lindo lindo amo cinza pintei meu quarto tambem num tom de cinza e estou in love com ele

    ResponderExcluir
  21. Carina Martellini4.2.13

    Que máximo Thalita!!
    Boa sorte nessa nova etapa da sua vida!
    Com certeza vai dar muuuiiitto certo!
    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Casa_de_Colorir4.2.13

    Eu deixei um certo espacinho, como se fosse um "rejunte, sabe? Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Casa_de_Colorir4.2.13

    Adorei! Beijo!

    ResponderExcluir
  24. Casa_de_Colorir4.2.13

    Para a cozinha é melhor tinta epóxi do que a acrílica, pois sua limpesa é melhor! Mas a cor fica linda! Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Casa_de_Colorir4.2.13

    Sim, alugado! A parede de tijolinhos já estava lá! Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Casa_de_Colorir4.2.13

    Não te disse? Foi presente da Melissa, sobra da vitrine da última coleção . :)

    ResponderExcluir
  27. Casa_de_Colorir4.2.13

    Quem sabe??? :) :)

    ResponderExcluir
  28. Casa_de_Colorir4.2.13

    Obrigada, querida!

    ResponderExcluir
  29. Casa_de_Colorir4.2.13

    <3 <3 <3 Trate de vir me visitar!!!! Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Casa_de_Colorir4.2.13

    obrigada querida!

    ResponderExcluir
  31. Casa_de_Colorir4.2.13

    :)

    ResponderExcluir
  32. dricadib4.2.13

    Você é simplesmente D+...
    A minha cor do momento é o cinza.... toda parede cinza acho linda.

    ResponderExcluir
  33. Mari Rodrigues5.2.13

    Ficou maravilhosa a parede, perfeita!
    Parabéns pelo ateliê!!!
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  34. Danusa5.2.13

    Caraca, notícia do ano! Se a parece tá lindona assim, imagina o resto!

    ResponderExcluir
  35. Ana Paula Medeiros5.2.13

    Lindo demais Thalita! Quando visitar o Rio, vou e visitar no teu espaço novo! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  36. Thalita, pode ser usada a fita dupla face normal, aquelas que compramos em livraria/papelaria?

    ResponderExcluir
  37. Vanessa Derger5.2.13

    Que bacana que ficou! Adorei

    ResponderExcluir
  38. Marina5.2.13

    Obrigada! Mas estava me referindo ao patchwork...funciona em armário de cozinha?

    ResponderExcluir
  39. Owwwwww.... amei!!

    Vc sempre tão fofa e criativa!

    Parabéns!!! Qdo for ao Rio quero seu visitar seu cantinho... tenho certeza que vou sair daí cheia de idéias!!!

    Beijos flor!

    Nane

    ResponderExcluir
  40. Tassia6.2.13

    Olá Thalita, quero muito fazer esse tipo de parede em minha casa mas estou com dificuldade de encontrar papeis de presente bonitos aqui no rio vc tem alguma dica? beijinhos

    ResponderExcluir
  41. Tariana Fernandes7.2.13

    Thalita, ficou lindo!! Mas explica melhor esse negócio da fita dupla face. É daquelas de papelaria normal msm ou é tipo aquela fita banana? Nunca vi desta largura, só as mais fininhas. E, como perguntou alguém aí em baixo tb, funciona a colagem com papel de presente+fita dupla face em superfícies de madeira, como móveis e janelas? Bjo! Parabéns pela criatividade, coragem e amor!

    ResponderExcluir
  42. Ficou lindo, bem alto astral!! Me aventurei num patchwork na minha parede também, mas usei papel de presente. Acho que dá uma alegradinha bacana na vista, rsrs.

    ResponderExcluir
  43. Yohana9.2.13

    Thalita, adorei a ideia do patchwork! Você acha que ficaria legal usá-la no banheiro. Meu banheiro é antigo e meu azulejo muito sem graça. Vi seu post dos adesivos para azulejo, mas os meus tem uma medida totalmente diferente do que vende por aí...help!rs

    ResponderExcluir
  44. A Caminho da Arte9.2.13

    Ahh parabéns pela sua criatividade, pelo seu trabalho na parede, pelo seu sonho e pela sua simpatia, bjusss tudo de bom...

    ResponderExcluir
  45. beth salvia9.2.13

    Talita tudo aquilo que vc bota as mãos sai muuuito lindo, mais uma vez parabéns, torci o nariz qdo começei ver o cinza, porque sou uma Frida da vida, mas confesso ficou beeeeeelo, tô louca pra conhecer o atelier daqui, já q moro tão longe, bjus http://bethhistoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Marianavbborges9.2.13

    Adorei o blog e a ideia!
    Estou seguindoo...bjos

    ResponderExcluir
  47. Talita, ficou lindo, parabens! Te acho tao talentosa, mas taooo. Vc merece td que ta acontecendo contigo. ;) Bjao. Ps: Te vi no programa da Fatima e fiquei tao orgulhosa :P, não tinha ngm em casa se não eu ia comentar " ta vendo ali a Thalita, eu ja conheço ela fazzz tempo rsrs.

    ResponderExcluir
  48. Carol Santana2.3.13

    Que super Thalita! :D

    ResponderExcluir
  49. Patipessin8.3.13

    Lindo, realmente o cinza tem muito poder, acabei de usar cinza em uma parede em casa, amei o resultado!

    http://baiucadasgurias.blogspot.com.br/2013/03/fotos-na-parede.html

    ResponderExcluir
  50. Stefanie2.5.13

    Que coisa mais linda!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  51. sandra6.5.13

    Adorei esta idéia.....

    ResponderExcluir
  52. Casa_de_Colorir7.5.13

    com um furador e argolinhas de metal, que você compra em armarinho! Beijo!

    ResponderExcluir
  53. kally15.5.13

    Oi Thalita, fiz em casa com papel de presente, gostaria de saber se posso passar o verniz normal? so estar faltando isso p terminar! obrigada :)

    ResponderExcluir
  54. Eliana26.5.13

    Muito lindo,adorei!!

    ResponderExcluir
  55. Maria A. S. Falcão6.6.13

    Amei... mto facil ...
    Vou fazer como cabeceira de cama !

    ResponderExcluir
  56. Simone Lysakowski22.10.13

    bom dia!!

    Este trabalho ser feito com imagens impressas em uma gráfica?? Que papel seria utilizado??
    Obrigada
    Simone

    ResponderExcluir
  57. Evellin Atroch10.12.13

    Oi, Talita! Gostaria de parabenizá-la pelo blog: é lindo... e amooooo! rs Inspirei-me nas suas dicas de parede em patchwork e fiz uma também: a-do-rei! Ficou linda. Bju.

    ResponderExcluir
  58. Kleber Srbek23.4.14

    Oi Talita, eu sei qeu o post é antigo, mas eu me inspirei nessa parede cinza pra dar um toque na minha cozinha. tenho as fotos antes e depois e gostaria muito de te enviar. Além desse post, muitos outros meinspiraram. Parabéns pelo trabalho. Vc é show!

    ResponderExcluir
  59. A Cidade das Cachoeiras8.5.14

    Oi bom dia eu queria saber se você sabe fazer fundo de tela com a minhas própria fotos, para fundo de tela no blogspot da google? - Obrigado.

    ResponderExcluir
  60. Patricia Lyra15.6.14

    Talita, eu estou encantada com seu blog e principalmente com seus trabalhos. Já tenho várias idéias para fazer aqui no apto, que é alugado. Da coleirinha do cachorro, a reforma do banheiro e cozinhas. E já comecei justamente pela cozinha, ela tá ficando linda, mas para meu desespero, qdo fui aplicar o verniz fosco, comprei o especial para papel, para minha surpresa e decepção ele manchou, parei no terceiro, e agora alguma dica? Estou fazendo uma composição com papel contact (nas áreas que bate aguá e o papel de presente, que não manchou com a misturinha de cola, mas ficou péssimo com o verniz..

    ResponderExcluir
  61. Amanda Bonfim27.9.14

    Thalita, amei a dica! Eu consigo fazer esse tipo de colagem em cima do azulejo? Sucesso, Beijos!

    ResponderExcluir
  62. Casa_de_Colorir1.10.14

    Em cima do azulejo é melhor usar fita dupla face em vez de cola! Beijo!

    ResponderExcluir
  63. Olá! Thalita, suas dicas é tudo de bom. Desejo a vc todo tipo de benção pra sua vida, pois vc tem sido uma benção em nossas vidas que amamos o que faz e compartilha conosco. Vc não faz ideia como é bom abrir o seu blog, e ver essas coisas show de bola que posta, traz paz e animo e nos faz querer fazer, tranquiliza e acalma a mente, dessa correria que é o nosso dia. Não pare, não pare, pois vamos estar aqui clicando, entrando no seu mundo de ideias. Beijos, Deus te CAPACITE MAIS E MAIS. Até!!!!

    ResponderExcluir
  64. Thamyres22.7.15

    o tenso é que num tem "lixo" aqui pra reformar ... buáhh :'(

    ResponderExcluir
  65. Stephania22.7.15

    Oi,Thalita!

    Descobri seu blog ainda em 2010, lá pelo seu terceiro post. E fiquei fã de cara, mesmo sem nunca ter comentado. Visito de vez em quando e credito a ele ter começado a "pensar fora da caixa", para usar uma expressão do momento. Acompanhei cada conquista que o blog proporcionou a você e confesso que não tenho como não me sentir parte disso tudo, e ter um orgulho danado de saber do mais recente fruto - o ateliê. Tenho certeza de que, como as demais empreitadas, ele está destinado a muito sucesso e, com seu talento, vai abrir novas portas a você.

    Parabéns! Mas, por favor, mesmo que os dias pareçam mais curtos, não deixe de blogar! :D

    ResponderExcluir
  66. kally22.7.15

    Oi Thalita, fiz em casa com papel de presente, gostaria de saber se posso passar o verniz normal? so estar faltando isso p terminar! obrigada :)

    ResponderExcluir