Carregando...

Os 10 mandamentos - IX

31/07/2012


É novo no pedaço? Nunca ouviu falar em 10 mandamentos? Entenda aqui.


Casa que é casa de verdade tem que ser capaz de abrigar dois extremos: do necessário nosso de todo dia até o capricho de uma coleção de pequenos ou grandes afetos. Para muita gente, coleção e apErtamento são elementos que não cabem na mesma frase. Coleção em espaços pequenos quase sempre também querem dizer caixa, poeira e fundo do armário lá do alto. 

Quer saber? Talvez esteja na hora de deixar a sua coleção respirar. Sair da caixa, do plástico e ficar lá, sorrindo na parede pra você ver, curtir e se orgulhar todo santo dia.

Quer mimo maior para os olhos do que rodeá-los com os seus itens queridos? Aposto que sua casa está de braços abertos para abrigar e exibir com orgulho a sua coleção do coração, seja ela qual for.





Imagens >> Casa ChauchaHome Of MinePoppies at PlayPinterestHouzz.


E pra não perder o costume, claro, meu mandamento cumprido! E não tô falando de tintas, botões, linhas e pincéis. Essa é café com leite, pois é fruto de um hobby-trabalho (ou vice versa). Tô falando daquela coleção que é um fricote de capricho, sabe? Que você tem e acumula pelo simples prazer de... acumular. Ter e acumular. Ter, acumular e olhar. Pois é. 

1- Flipbooks

Ahh, os flipbooks...! Para quem não sabe, são esses livrinhos  que você folheia bem rápido e uma pequena cena se anima. Eu fico vidrada sempre que encontro um, mas é um tanto difícil de se achar nas lojas.  Quando encontro, não consigo: se vejo, levo. E lá estão eles na minha estante da sala, num jarro de vidro. 

2 - Garrafas Verdes

Azeites, cerveja, pimenta, vinhos... devo confessar: além do preço, claro, escolho todos os meus produtos de vidro do mercado pela garrafa - verde, no caso. Sou louca de pedra por elas, pronto falei. E sim, precisam ser verdes. A branca e a marrom não me interessam. Como se não bastasse a fixação pelas tais garrafas, a brita (ou sal grosso de vez em quando que faz bem rs) que eu coloco dentro delas deve fica no mesmo nível, não importa o tamanho de cada garrafa. Pois é, vai entender.


3- Meu amado Wally
Essa é a coleção capricho dos caprichos, pois ganhei toda ao mesmo tempo, de uma só vez. Não fiz nem o esforço de acumular, é mole? Sabendo que eu sou vidrada no Wally e que muito me arrependo de ter doado os meus 3 livros da coleção quando eu era adolescente - inconsequente - o Lê me presenteia com um carregamento de Wallys para colecionador nenhum botar defeito! Quer presente melhor que esse? Alegria da moça que vos escreve - e das visitas! :)



E você? Qual a sua coleção? Tem espaço pra ela na sua casinha? Taí uma coisa que eu tô curiosa pra saber. 

46 comentários:

  1. Ainnn...

    Eu também tenho uma coleção de garrafas verdes!

    ^^

    ResponderExcluir
  2. Colecionar é td de bom..nossa,tb sou vidrada em garrafas..e escolho pelo vidro..maridú tb entrou nessa onda..e os amigos me dão tb..huahuahau..
    E os meus pequenos começaram a colecionar gibis (tem vários)
    Bjinhoos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Thalita!
    Meu marido faz coleção de camisas de time e seleções, é uma loucura, esse apartamento tem camisa saindo pelas janelas, rsrs, mas por ser camisa não é algo que fique assim pela casa, fica tudo guardadinho em plásticos. Eu já colecionei de tudo, mas atualmente to mais ou menos como você guardando tudo que é garrafa de vidro aqui em casa, até porque gosto de pintá-las, a diferença é que pra mim pode ser de qualquer cor desde que seja uma linda garrafa de vidro. Sempre que vou a casa da minha mãe cato tuuudo!

    Vixi, já me prolonguei demais aqui né? Já vou indo.

    Beijos e sou sua fãããã!

    ResponderExcluir
  4. Eu vi um monte(exagero, só uns 5 tipos) Flipbooks na Livraria cultura aqui em Salvador, não sei aí tem...

    Adorei seu post.. ;D

    ResponderExcluir
  5. Minha coleção é de gatinhos- de madeira , de ferro, de biscuit, de papel machê, do que eu encontrar.
    Comecei a coleção antes da obra na minha casa, então , eles ganharão espaços especiais, num nichos de gesso, no meu quarto e td dia estão lá para eu dar BOM DIA!rsrsrs
    Adorei o post!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Bom, se formos definir 'coleção' como o ato de ter e acumular coisas, apenas.
    Eu coleciono livros. Se bem que eles ainda me dão o prazer da leitura, mas eu já tenho um bom número deles.
    Ainda não tem um espaçinho reservado para eles (devido à bagunça e à poeira), mas logo terão, breve, breve.

    ResponderExcluir
  7. Bom, se formos definir 'coleção' como o ato de ter e acumular coisas, apenas.
    Eu coleciono livros. Se bem que eles ainda me dão o prazer da leitura, mas eu já tenho um bom número deles.
    Ainda não tem um espaçinho reservado para eles (devido à bagunça e à poeira), mas logo terão, breve, breve.

    ResponderExcluir
  8. Se formos definir 'coleção' pelo ato de ter e acumular coisas, eu coleciono livros. Se bem que eles também me dão o prazer da leitura.
    Já tenho um bom número deles. Não sou daquelas que lêem e passam adiante, eu gosto de ter! Sou louca numa estante de livros.
    Devido à poeira e à bagunça, eles ainda não tem um espaço reservado, mas logo irão ter, breve, breve.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1.8.12

    Adorei esse posts, porque tenho minhas coleçõezinhas... Ja viu o filme Medianeras (argentino)? Lembrei por causa do Wally! Bjs, Renata

    ResponderExcluir
  10. Adorei as imagens... Bela coleção.
    A minha coleção é meio esquisita...rs., tarata-se de Escova de dente - sei que é estranho, mas quem não é?...rs.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  11. Coleciono
    Esmaltes na gaveta,
    Fotos de desconhecidos em pontos turísticos pelo mundo coladas diretamente na parede,
    e Historias que guardo em fotos, comprovantes de pagamentos e na memória.

    ResponderExcluir
  12. Talita pense em uma pessoa que não sabe o que fazer com a sua coleção de linhas de crochê...sou eu...leu os pensamentos...olha se quiser passa lá no blog tem peças baratinhas que são a cara da riqueza....adoro casa de colorir...forever!

    ResponderExcluir
  13. Que fofa a coleção de garrafas. Está aí uma ótima idéia para colecionar.
    Eu faço coleção de minicactos e suculentas. Tenho um canteiro no apartamento, que está cheio de minivasinhos com eles. Quando estou em casa, amo dar uma paradinha e ficar olhando para eles.
    Beijos.
    Parabéns pelo blog. Mesmo não comentando muito, eu vejo o blog todo o santo dia. heheheheh

    ResponderExcluir
  14. Oi Thalita. Ótimo mandamento esse das coleções.

    Eu não tenho nenhuma em particular, as únicas coisas que tem aos montes lá em casa são os livros do marido.

    Eu tb gosto dos Flipbooks, tenho um que fica no rack, pessoal adora folhear.

    Eu moro perto da Livraria Cultura da Av. Paulista, aquela enoooorme, conhece? Lá tem alguns Flipbooks e gostaria muito de lhe presentear =)

    Bjnhos

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Thalita! Amei o post! É incrível como todos nós acumulamos coisas ou colecionamos no caso! E quando somos casadas, é os do marido, mais os nossos, e depois os dos filhos! Tudo isso num lugar pequeno pois também moro num "apertamento" e ainda alugado!!! Tenho que conviver com os instrumentos musicais do marido, os piratas e polvos do meu filho de 8 e os meus claro: vários quebra- cabeças (desmonto assim que monto e bato uma foto!) e inúmeros chaveiros e imãs de geladeira que compro nas viagens! Bom acho que são só esses kkkkk

    Lindo dia!

    Beijos

    Kaku

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma coleção de bolinhas. Sabe, aquelas que pulam? Comecei na infância, quando elas custavam 50 centavos. Hoje, acho que já custam mais de 1 real cada. Tenho mais de duzentas e são meu xodó, junto com minhas 6 Barbies. Sim, eu as tenho guardadinhas. Ainda não tenho como deixar minhas queridas (bolas e Barbies) em exibição, mas não vejo a hora!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. ai, que bom saber que não sou a única maluca do universo a colecionar garrafas verdes, hahahahahahahahahahhaha!!!! Mas a brita eu aprendi agora contigo e vou aderir! beijocas, adorei conhecer este espaço aqui! <3

    ResponderExcluir
  18. Garrafas verdes!

    você precisa ver uma que vem com suco concentrado de uva! É linda!! E grandona, pois é de um litro e meio! Comprei o suco só por causa da garrafa... rsrsrsr, mas ainda não sei o que fazer com ela de tão lindona que é, e ainda fica lá me olhando e querendo saber " e aí, quando é que começaremos nossa aventura juntas?"

    Beijos, querida!

    Ana Paula Fernandes

    ResponderExcluir
  19. Oii, eu coleciono imãs de geladeira dos lugares qconheçi... e aumentou tanto que hoje todos os meus amigos que viajam me trazem um imã de lembrança...
    Já meu marido traz uma bebida de todos os lugares que viajou... e a gente deixa tudo a mostra.. :)
    Tenho saudades da minha coleção de papéis de carta...não sei aonde foi parar.. :(
    Beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  20. Thalita, conheci hoje o teu blog e me apaixonei perdidamente, pelo teu texto.Gostei das idéias,mas foi o texto mesmo que me pegou.<Vou te perseguir(no bom sentido)

    ResponderExcluir
  21. Manuela Moura1.8.12

    Olá Thalita!

    Muito prazer em conhece-la viu!
    Li todos os posts e sei que não sou a única a dizer que adorei seu blog,suas criações,suas idéias e sua maneira divertida de escrever.
    Me inspirei nele pra fazer o meu primeiro móvel customizado.
    Olha ela aí,a dita cuja:

    http://img819.imageshack.us/img819/8243/dsc00118tf.jpg

    http://img21.imageshack.us/img21/380/dsc00119lp.jpg

    Só não fiz o antes e o depois pq pensei q não ia dar certo rsrsrs e quase não deu!Ufa!Foi por pouco...

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia!

    Eu tbm não gosto muito de receber propagandas rs rs

    Por tu seres uma leonina cu-ri-o-sa, (eu tbm sou leonina e curiosa), acredito que não irás precisar dos meus serviços rs rs rs, massss, se um dia precisares, fico a disposição!

    Me chamo Marcelle, sou formada em design.

    O site que possuo é um pouco mais sério que esta nova proposta de fazer design para quem trabalha com o coração, mas se você quiser me conhecer um pouco mais me visite: www.desingbarbaro.com.br
    fazdesign@gmail.com

    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  23. Carol S.1.8.12

    oi Thalita, eu tenho coleção de relógios e meu filho (de 6 anos) coleciona mapas. Faz um post bem bonitinho com ideias pra expor mapas? Ele vive me pedindo formas de expor os dele, mas não estou muito a fim de colar na parede não (já fiz isso uma vez e estraguei a parede to-da!). Beijinhos : )

    ResponderExcluir
  24. Sou dessas antes e me E-N-C-A-N-T-E-I com seu blog. (E já chego pedindo =])

    Tenho uma coleção de jornais... sim, jornais, Folhas de SP desde 2006. Que estão aprisionados em caixas. =/

    Ah sim: Lilian Tormin, muito prazer!!!

    ResponderExcluir
  25. Oi Thalita!!!
    Ahh adoro os 10 mandamentos. Minha coleção é de brinquedinho e personagens fofos - vale pelúcia, Mc oferta.. desde que tenha algum significado na nossa vida! Eles ficam arrumadinhos numa prateleira, para todos admirarem nosso cantinho! Essa dica aprendi com vc!
    Bjos

    ResponderExcluir
  26. sou garrafeira assumidíssima como você! e sim, coleciono, brinco com elas em papier maché, faço e aconteço! já presenteei muitos amigos com garrafas personalizadas. depois, foram chegando garrafas no meu andar, acredita? vez em quando, o zelador me dizia: Val, tem garrafas que deixaram pra você lá embaixo! e eu descia, ia conferir todas. pasme: sempre levava pra casa! rs mas algumas viraram excelentes copos para cerveja bem gelaaaada, outras, porta talheres, mais outras, vasos poara flores e plantas...e a imaginação não dá cabo de tanta garrafa linda dando sopa! \o/ e sim, uma graça esse teu blog. \o/

    ResponderExcluir
  27. Oi Tata, nunca fui de ficar colecionando coisas não, mas tenho uma certa "coleção" de telas que eu vou pintando. Após pintar várias e guardá-las eu agora as deixo expostas na parede do meu quarto, fica tipo assim, bem bagunçadinho, mas muito bonito, colorido e alegre (do jeito que eu gosto). Acho que o grande problema de colecionar coisas é exatamente lugar pra guardar, então achei super válida essa ideia de "já que coleciona, bota pra fora!"
    Beijo,
    Élide

    ResponderExcluir
  28. Xícaras antigas! Comecei com uma filha única de mãe solteira, de um jogo lindíssimo, que era da minha bisavó... A partir daí vou em feirinhas e compro.... Adoro, e gosto dessas bem velhinhas, com cara de velhinhas. Lindinhas! Mas nao sei onde vou por na casa nova. Na casa de hoje ficam tds embrulhadas no papel bolha.... Medo de alguem quebrar! Acho que mato! rs rs

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho uma coleção de tartarugas, temporariamente expostas em um nicho no meu quarto. Pela última contagem, haviam 43 das pequenas (as que estão expostas nesse lugarzinho) e excluindo as de pelúcia, mas hoje ganhei mais quatro, todas da Amazônia. Uma delas é de semente de Jarina, muito linda! Minha preferência é pelas tartarugas marinhas, mas tb aceito cágados e jabutis sem preconceito... Hehehe

    ResponderExcluir
  30. Eu coleciono velas, sou doida por velas!!! Tem vezes que acendo tudo junto, adoro!!!
    Meu marido tem uma coleção enorme de garrafas de cerveja que ficam em um armário com porta de vidro na sala! Eu adoro essa coleção, acho linda e deixa a nossa casa com a nossa personalidade!!!
    Beijos!!!
    Laura - www.hojetemvisita.com

    ResponderExcluir
  31. Casa cantinho criativo....

    ResponderExcluir
  32. *-* Adorei o post, suuper me identifiquei!
    Como toda boa viciada em café eu tenho uma coleção de canecas, olha aqui:

    http://garimpoalternativo.blogspot.com.br/2012/01/i-canecas.html

    ...mas depois que me mudei não faço a mínima idéia de onde ponha. Tem tanta parede vazia, mas um monte de preteleiras já não me satisfaz!

    E aí? Sugestões?

    Beijão!

    Bárbara
    Garimpo Alternativo

    ResponderExcluir
  33. Que legal os livros do Wally.
    E que legal os vidros verdes.
    Eu coleciono lingerie fofinha haha.
    Mas tem que ser mto fofinha se não for não entra.
    Essa minha coleção não da pra mostrar não haha.
    Adoooooooooooro seu blog, mto mto mto mesmo.
    Parabéns, tu é mto talentosa!
    =D

    ResponderExcluir
  34. Oi Thalita!

    Acho que não nos falamos antes então prazer em conhecê-la.

    Acompanho o Casa de Colorir há pouco tempo e hoje tive a oportunidade de comentar.

    Primeiro quero dizer que gosto muito da forma como você escreve, é cativante, inteligente e engraçada.

    Ah e que delícia de post esse sobre coleções. Eu já colecionei selos e latinhas, cheguei a enviar do Japão, onde morávamos, duas caixas cheia #alouca. Eu ainda tenho as duas coleções mas não tenho mais interesse. Preciso dar um jeito de vender as latinhas e qto aos selos, talvez eu os venda também ou guarde parte ver se vai despertar o interesse do meu filho q qdo ele crescer mais um pouco.

    Tenho uma coleção que iniciei em 2007, de tartarugas, eu amo! Toda minha família e amigos sabem da minha coleção e sempre contribuem com ela. Hoje ela está guardada em caixas e meu desafio é encontrar uma forma de expô-la no novo apartamento sem que fique abarrotado nem dando trabalho para limpar. Pensei numa pequena estante de parede com vidro ou, se eu encontrar, uma cristaleira bem charmosinha, oq vc acha?

    Ah, vi pelos comentários anteriores que mais gente coleciona tartarugas, vou trocar algumas figurinhas =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  35. Anônimo2.8.12

    Antes mesmo de acabar de ler o post, saí correndo, peguei funil, pacote de sal grosso encostado no armário à espera de alguma utilidade, dei uma olhada frenética sobre a geladeira e, por falta de opção melhor entre as trocentas garrafas, peguei uma verde e - tchuns!

    Já deu para perceber o que eu coleciono, né? Na verdade, gosto de garrafas e potes de vidro incolores, pois às vezes eu faço uma coisa beeem simples. Vou deixar a dica aqui para tod@s @s cleptomaníac@s garrafeir@s rsrsrs:

    Simplesmente passo esmalte vitral fosco (ou verniz incolor fosco) com um rolinho, segurando a garrafa com o dedo no gargalo, espero secar, copio um desenho qualquer com papel carbono, faço uma pinturinha (pode ser com uma cor só!) e depois verniz incolor fosco por cima, pronto! Já fiz coleção de potes com estampa vaquinha para as parentes, nas cores das cozinhas delas, e estão em exposição até hoje...

    Marcelo Eugenio

    ResponderExcluir
  36. Anônimo3.8.12

    pra vc que adora garrafas verdes: http://www.bloglovin.com/frame?post=525836998&frame_type=a&blog=1382485&link=aHR0cDovL29iamV0b3NkZWRlc2Vqby5jb20vcGVycmllci1qb3VldC1iZWxsZS1lcG9xdWUtZmxvcmFsZS1lZGl0aW9uLWJ5LW1ha290by1henVtYS8_dXRtX3NvdXJjZT1yc3MmdXRtX21lZGl1bT1yc3MmdXRtX2NhbXBhaWduPXBlcnJpZXItam91ZXQtYmVsbGUtZXBvcXVlLWZsb3JhbGUtZWRpdGlvbi1ieS1tYWtvdG8tYXp1bWE

    ResponderExcluir
  37. Coleção tem que ser mostrada mesmo. Eu não tenho muitas, só uma de dvd e outra de canecas, eu preciso urgente arrumar um lugar bonitinho pra elas.

    ResponderExcluir
  38. Livros... amo tê-los e lê-los. Estão todos bem arrumados numa prateleira que trouxe da casa dos meus pais... que na minha infância organizavam minha Barbies e ursos de pelúcia!

    ResponderExcluir
  39. Tenho uma pequena coleção de bonequinhos de cartoons e anime. E também um conjunto de barbies.
    Enquanto existir parede existirá lugar para colocar essas coisas, mas acho a parte mais díficil é saber fazer essas coleções ficarem legais em alguma parte da casa.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo7.8.12

    Hahaha! Tb sou a louca das coleções gente! Coleciono rolha (?) - meus amigos e parentes guardam pra mim =D, coleciono dinheiro antigo, de outros países, coleciono brinquedos do kinde-ovo e sempre quero começar outra coleção!
    Bjs Ju

    ResponderExcluir
  41. Francisca14.12.12

    Oi Thalita!

    Desistiu de publicar o décimo mandamento?

    Ou o décimo mandamento é nunca completar seu lar doce lar e continuar sempre inventando novas modas pras nossas casas de colorir?

    Acho que você tá com penimha de finalizar o assunto e nao poder mais escrever sobre ele, hein? rsrs

    Ah! Mas me conta, vai? Tô louca pra saber qual é o décimo mandamento de uma casa feliz...

    Fui uma boa menina e cumpri os outros nove direitinho...

    Me dá esse presente de Papai Noel, vai?

    Continue sempre colorindo o mundo ao seu redor!

    ResponderExcluir
  42. Tenho uma coleção de "pererecas". Isso mesmo! Aquelas bolinhas pequenas que quicam ^^. Alguma sugestão de como expô-las?

    ResponderExcluir
  43. Suellen Esposito4.8.13

    A minha coleção é de dedais. Vou me mudar e ainda estou pensando em como expô-los. São lindos, decorados e de várias partes do mundo *----*
    Parabéns, Thalita! Amo o Casa de Colorir!

    ResponderExcluir
  44. Na minha (e do meu namorido) = nossa casa o que não falta é coleção: garrafas de cerveja, pins da
    alemanha, álbuns de figurinha, adesivos do getglue na geladeira,
    quadrinhos, postais de desconhecidos pelo site do postcrossing que recebemos via correios, vinil, credenciais de eventos que trabalhei, fotos 3x4 dos amigos de 2009 até hoje, moedas de outros países, selos antigos! ♥

    ResponderExcluir
  45. Olá tenho uma colecão de borboletas. Está ainda no inicio mas ja tenho boas espécies. *---*

    ResponderExcluir