50

O dia em que eu fiz uma almofada sem costura

18/06/12

Vou te contar, viu... ainda bem que eu descobri essa cola só depois de ter aprendido a costurar. Por que a tal da cola para tecido que usei nesse projetinho quebra um galho tão quebrado, mas tão quebrado, que a pessoa que quer aprender a costurar corre até o risco de adiar os planos, já que a bichinha dá conta de vários projetinhos do dia-a-dia. 

Na semana passada, fiz pro Decora umas bandejas alcochoadas para usar notebook, comer, jogar uma dama... ou o que mais der na telha. 

Ao todo, não foram uns R$20 em material. Justíssimo pra um presente que vai ser útil e... 2 em 1! Sim... pois quando a bandeja não estiver em uso, o tampo pode virar um jogo americano e o estofado, almofadinhas pras suas cadeiras. Ai ai... muitos suspiros pros projetinhos 2 em 1. 

Mas voltando ao assunto que eu me perdi. Como eu usei esse mateiral no programa, o rótulo foi-se embora. Mas a cola para tecido é essa aqui!

Aí você me pergunta: mas será possível? Uma cola que cola mesmo? Sim e sim! Cola que cola tanto, que pra tentar descolar depois que seca, quase rasga o tecido de tão firme. No entanto, apesar de milagrosa, tinha que ter um defeito, né? Não é lavável. Ou seja: esqueça as bainhas de calça, os consertos nas roupas ou os projetos que terão uso mais intenso. :: UPTADE: Para nossa alegria, tem gente que já usou e lavou sem problemas, dá uma olhada nos comentários do post!! ::  Mas pensa só... num projetinho ou outro... pra quem não manja nada de costura... taí a luz  o fim do túnel!

O passo a passo? Sim, tá logo abaixo. O texto vai ser breve, já que foto é algo que dá e sobra nesse post. :)


1 chapa de MDF + tinta de lousa escolar + pouco menos de 1m de tecido + cola para tecido + giz + rolinho de espuma + elástico (uns 50cm) + tesoura + verniz em spray fosco. Entendido até aí? Ótimo!


Boa noite, Affonso Beato. Veio fazer uma visitinha? Sou sua fã. :)


2 demãos de tinta de lousa escolar na tábua de MDF. Sem segredo, né?

2 retângulos de tecido são cortados com 2 dedos a mais em cada lateral em relação à tábua. Resumindo: é só colocar a tábua em cima do tecido e recortar 2 partes iguais, 2 dedos maiores do que a tábua de MDF.


Posicione o tecido de baixo com a parte correta virada pra cima e aplique os elásticos por cima, uns 4 dedos em direção ao centro. Aplique a cola em toda a borda com uma margem de 1 dedo generoso. Deixe a largura da sua mão sem cola para que você possa colocar o enchimento. Lembrando que a cola é a sua costura. Então quanto mais reta e uniforme for a linha da cola, melhor o acabamento.

Atenção! A cola deve ir por cima e por baixo do elástico, combinado?


Posicione o outro recorte do tecido sobre o de baixo, com a parte correta do tecido para baixo. Pressione bem, e vê se não fica descolando e ajeitando o tecido. Aplique um sobre o outro de forma certeira, pressione todos os lados e deixe secar por 1h.


Depois de 1h você já pode virar a sua almofada do lado certo, passar com o ferro pra ficar bem acabada e partir pro enchimento.



Pra fechar, puxe as laterais, aplique a cola para o tecido e feche com alfinetes para secar bem do jeito que você quer.




E tá pronto! Ou melhor, estão prontas. Aqui foi produção em série de bandejinhas-almofadas!


Ah... quase esqueci! Lembra das tábuas de lousa? Elas podem ganhar o desenho que você quiser com giz. E pra proteger e nunca mais sair, 3 camadas de verniz em spray fosco.

Te aviso logo... ao ser aplicado, o spray apaga muito o desenho com o giz. Por isso, os desenhos devem estar bem fortes e nítidos, e as camadas de verniz devem ser bem finas e delicadas. 



E taí o projetinho 2 em 1. Quando for pra comer bonito na mesa, usamos um jogo americano pra apoiar e almofadinhas pra sentar.



Quando for pra comer esparramado no sofá, cada um cata a sua bandejinha e pronto!



Onde encontrar a placa de MDF?
Casa da Mamãe, Rua Senhor dos Passos, 292, Saara - RJ.

A Tinta de Lousa?
Lojas de tinta variadas, mas qualquer tinta fosca serve.

O tecido, elástico, a cola de tecido e o verniz?
Caçula, Rua Buenos Aires, Saara - RJ.


Ah! E quem perguntar onde eu comprei os materiais aqui nos comentários vai comer todas as porcarias do mundo. E tenho dito rs.

50 comentários:

Leila Sassaki disse...

Adoreiii! Barbaridade essa ideia heim? :)
Beijos!

Cintia disse...

Essa nova decoração tá linda e super justificada (o amor merece). Mas jura que não sente falta daquela parede rosa e daquela mesa preta linda de morrer?

casacomamor.com disse...

Adorei!
Vou fazer aqui também!
Mas sabe que tem cola pra tecido que rola lavar e tudo mais, né? Eu uso pra fazer apliques de feltro e afins, acho que rola tranquilo pra fazer as almofadinhas.
Estou achando muito bacana sua participação no Decora!
:)
Abração.
Lahna.

Anônimo disse...

Vc arrasa!!!parabensss Thalita!!!coloquei no insta a cabaninha do meu filho que tinha prometido fotos pra vc.minha casa toda tem casadecolorir,sou sua fazona.sorte de quem te descobrir como eu. . .

Zilah disse...

Adorei :)
Super bacana e criativo!

Anônimo disse...

Excelente!!!

Mari disse...

Que demais! Hoje mesmo pensei em fazer uma, mas tava pensando onde iria mandar costurar. Agora você solucionou todos os meus problemas! Bom, não todos, mas pelo menos os costuráveis! :)

Milena disse...

Oi, Tha! Quando vc diz que a cola não é lavável, significa que se eu lavar, ela descola?

Folhas de Sonhos artesanatos disse...

Que ideia maravilhosa, adorei!!
O seu blog é ótimo, sempre venho dar uma olhada.

abraços,
Luciana
http://folhasdesonhos.blogspot.com

Daniele disse...

Thalita, o arame verde, pra compor aquelas flores de seda do episódio anterior (dos cinco irmãos que moram juntos), eu encontro aonde?

Kiritta disse...

optima ideia *_* delirei

Ju Padilha disse...

adorei a ideia!
uso a cola pano há muito tempo para minhas tiarinhas e uma vez uma cliente disse que elas eram `a prova de água, pois tinha se esquecido do adereço nos cabelos e passou uma tarde acompanhada de caipirinhas e mergulhos na piscina! disse que depois do evento, a tiara continuou intacta e perfeita! kkkk
beijinhos
Ju

Flávia Mergulhão disse...

Adorei!!! Babei quando vi o episódio!!
Eu não vou perguntar nada...tá "loka"?Tudo explicadinho nos mínimos detalhes!rsrsrs
Quero te convidar para 5ª feira ir lá no meu blog e ver a transformação que fiz no meu móvel, com papel de presente e seguindo seu PAP.
Te mando o link, ok?
Bjos e PARABÉNS!

Tami Fonseca disse...

Adorei...ficaram lindas.
Bjs

♥•♥•♥•♥•♥•♥ Sra. N - ResolvidoA2 ♥•♥•♥•♥•♥•♥ disse...

adorei esse episódio, e achei legal seu trabalho com giz e verniz.

essa cola ajuda muito mesmo quem não manja nada de costura.

bjs

marilu disse...

oi thalita, ha muito tempo sigo seu blog...amoooooo....
preciso de um socorro seu, tenho uma mesa na cozinha que ta meio detonadinha, mas como gosto muito dela não quero substitui-la, ela era de mogno, lixei e ja tentei pintar duas vezes sem
nenhum sucesso, primeiro tentei tinta vermelha a oleo, ficou horrivel, toda cheia de bolinhas, demora para secar, depois tambem tinta vermelha esmalte, tambem não deu certo eu puxava a tinta
ela sia inteira como um adesivo, por fim desisti do vermelho e to querendo algo mais rustico, parecido com essa mesa que vc acabou de postar, o que vc acha? tem alguma dica/tecnica para me passar

obrigada
abraços

Anônimo disse...

oi thalita, ha muito tempo sigo seu blog...amoooooo....
preciso de um socorro seu, tenho uma mesa na cozinha que ta meio detonadinha, mas como gosto muito dela não quero substitui-la, ela era de mogno, lixei e ja tentei pintar duas vezes sem
nenhum sucesso, primeiro tentei tinta vermelha a oleo, ficou horrivel, toda cheia de bolinhas, demora para secar, depois tambem tinta vermelha esmalte, tambem não deu certo eu puxava a tinta
ela sia inteira como um adesivo, por fim desisti do vermelho e to querendo algo mais rustico, parecido com essa mesa que vc acabou de postar, o que vc acha? tem alguma dica/tecnica para me passar

obrigada
abraços

Juliana Amado disse...

Não sei costurar e não pretendo aprender... a chance de eu furar o dedo é bem grandinha, rs!
Agora sim, você me apresentou uma luz no fim do túnel! Amei!!! Poderei fazer almofadinhas gastando pouco dindin! Ieeei!

Caleidoscópica disse...

Amei demais a ideia! Estava buscando exatamente algo do tipo! Tenho dois gatinhos e ainda não tenho maquina e queria fazer uma almofada confortavel para eles! Agora é mãos a obra!! rsrs Beijos e parabens!!

Camila szabo disse...

Adorei as almofadas! Essa cola foi a descoberta do século! Vou correr pra comprar!

Angélica disse...

Onde vc comprou os materiais?
KKKKKKKKKKKKKKK!

Idéia excelente! Muito bacana!

Mandei pro seu e-mail as fotos do meu frigobar amarelão! Vc viu?

Bjos!

Anapaul@ disse...

Arrasou!!! Seu blog é super bacana e seus detalhes fazem toda a graça no Decora, parabéns!

Waneska Ferreira disse...

nossa, que idéia fantástica, adorei demais! bju

das coisas da déia disse...

Parabens , perfeitos , bjs e bençãos Déia.

Nanda disse...

Menina do céu.. que perigo, estou querendo aprender a costurar, mas acabo de descobrir a cola "mágica"..hehehe!!! Adorei esse projetinho!!
Beijo grande,
Nanda
maniadenanda.blogspot.com.br

Natália Lucciola disse...

Thalita, não entendi como os elásticos acabaram na parte de fora da almofada. Quando vc fala que vai colar a outra parte do tecido por cima da primeira, parece que ele vai ficar entre as duas... fiquei confusa!!! Dá um help?

Anônimo disse...

e o enchimento? onde compra?

viviane disse...

da até pra brincar de Stop confortavelmente confortavel (y) =D
Criatividade sem limites , adoooro!

Paula Carrasqueira disse...

Não vou perguntar dos materiais, mas onde compra tanta criatividade e talento? Parabéns!

Ruth disse...

Que maneiro !!!!
Ótima dica para dar de presente ou lembranças de niver, chá de panela, open house.
A cosa é poderosa mesmo.
Parabéns !
Bjssssssssss
:D

Lola disse...

Sério, eu achei muito legal e ja fiquei cheia de idéias para fazer! Amei! Beijoss
http://www.antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

Beka disse...

máximo! mas me conta outra coisa? qual a referencia da tinta cinza sublime? estou eu na terceira amostra de tinta na parede e tudo que quero é encontrar o seu tom... gracias.

dea C disse...

Eu vi vc na tv, vc é muito "bunitinha". Que bom que deu as dicas da cola, quer dizer que sai com água, mas ainda assim vale a pena.

milamedeiros disse...

Oi thaIita, preciso começar o post dando uma esnobadinha...hehehehe, na verdade essa cola existe há muuuuito tempo,usava para fazer bainhas dos jeans da escola e olha q ja me formei na facul há quatro anos,ou seja,tem tempo! Depois preciso dizer que alem dessa cola existe ainda a cola jeans,tbm da marca acrilex, especifica para jeans ,logico, e tecidos grossos em geral e tanto a cola comum qnto a jeans aguentam sim muuuuitas lavagens, desde q aguarde 72 horas de secagem completa!

milamedeiros disse...

Oi thaIita, preciso começar o post dando uma esnobadinha...hehehehe, na verdade essa cola existe há muuuuito tempo,usava para fazer bainhas dos jeans da escola e olha q ja me formei na facul há quatro anos,ou seja,tem tempo! Depois preciso dizer que alem dessa cola existe ainda a cola jeans,tbm da marca acrilex, especifica para jeans ,logico, e tecidos grossos em geral e tanto a cola comum qnto a jeans aguentam sim muuuuitas lavagens, desde q aguarde 72 horas de secagem completa!

Anônimo disse...

Sou uma adepta da cola de tecido há algum tempo, e ela é tão quebra-galho que eu desisti mesmo de aprender a costurar... já fiz uma saia só colando, mas eu usei uma cola diferente da que você mostrou, que não sai quando lava (tá escrito no rótulo e eu aprovo: lavei minha saia com o maior frio na barriga, e no fim deu tudo certo). Essa que eu uso chama Cola Pano, da marca glitter, e vem num tubinho fininho contendo 15g. e além de tudo é bem baratinha, custa uns 3 reais! recomendo :)
e agora então, vou fazer altas almofadas com ela!

nanda disse...

Thalita!!
Coloquei meu email pra receber os posts por email, mas tá dando erro :(

Patricia Ibrahim disse...

Oi Thalita, bacana seus trabalhos, tb tenho essa atração fatal por caçamba, inventar as coisas e tudo com muita cor, depois vou enviar umas fotos.

Beijos, Patricia Ibrahim

Patricia Ibrahim disse...

Oi Thalita, hj falando com uma amiga que faz almofadas ela me disse que o ideal não é usar manta acrilica para o enchimento pq murcha com a pressão, me recomendou enchimentos com flocos mesmo, fiquei na dúvida...

bjos, patricia

Mari e Léo disse...

poxa, perdi esse episódio...
a colinha é uma mão na roda mesmo, tb tenho aqui em casa!
=)

Glaucia disse...

Sempre vejo o programa atrasado, mas adorei a ideia. Será bem útil aqui em casa, farei uma com costura para os meus filhotes. Seus trabalhos são sempre fonte de inspiração para a decoração de minha casa.
Parabéns Thalita!
Ótimo fim de semana, que seja inspirador.

Bjos

Gláucia

Dany disse...

Pois é eu adorei nao ter costura,mas sera que a cola fica firme??
bjs

Juliana disse...

oi Thalita, adoro o blog sou fã do seu trabalho e te vejo no decora toda semana ^^

Uma dúvida, que tecido você costuma comprar para almofadas como esta?

Sou meio leiga em tecidos... :/

Obrigada querida e muito muito sucesso pra vc! Continue nos inspirando sempre assim! bjs

Anônimo disse...

Oi Thalita, tudo bem?
Fui informada na casa de tinas que é preciso diluir a tinta de lousa no aguarrás. Sabe se é necessário mesmo?
Obrigada!

BiaFernandes disse...

Nossa que maravilhosa idéia, mto fácil! Adorei...

http://decoracoeselooks.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Thalita, quero te dar o parabens pelo seu blog. Realmente vc é muito criativa e talentosa. Vou acompanhar sempre!!!! bjo, natália

Renata Vianna disse...

kkkkkkkkkkk Rindo mto!!! Só vc mesmo!! "vão comer todas as porcarias do mundo"
Parabéns!! Amo o blog!!

dida disse...

menina,vc é muito criativa!(q novidade!kkk..)mas vc se supera e surpreende em cada projeto!parabens!
bjao

Sueli Marques disse...

Parabéns , suas idéias são ótimas, adorei!

Luiza Maria Meirelles Nealley disse...

Olá! Adorei a sua idéia da táboa......e usei muito cola de tecido aqui em casa, pois não consigo usar máquina de costura devido aos meus olhos.kkkk não consigo ver o buraco da agulha.Mas fiz cortinas, almofadas e capas de almofadas para as cadeiras da cozinha.! Como moro nos EUA, aqui a variedade de cola é incrível, inclusive tipo fita, e que colam, ah isso é pura verdade.kkkkk..
As cortinas já foram lavadas não sei quantas vezes e continuam coladas.!!! Bjs.

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...