8

Novos rumos na carreira

03/05/12

Na semana passada, fui convidada pela equipe da Fundação Getúlio Vargas para divulgar o seu novo curso: Gestão Empresarial de Escrítório de Arquitetura e Design de Interiores. De forma resumida, o curso tem como objetivo preparar o aluno para gerir o seu próprio negócio. Ou seja: não basta ter inspiração, bom gosto e referências. É fundamental ter visão de mercado, foco na satisfação dos clientes e, claro, na lucratividade.

Eu não sei quanto à você, mas muita gente que é apaixonada por decoração nutre, lá no fundo, aquele desejo de um dia cursar Design de Interiores, de fazer dessa paixão uma profissão. Confesso que esse é um sonho que só tem aumentado por aqui também. :)

E por isso mesmo, se você tá esperando um texto institucional sobre o curso, o caminho mais rápido é clicar aqui e obter todas as informações mais acadêmicas na página da Fundação. No lugar do texto, propus à FGV uma entrevista com a coordenadora do curso, a Prof.ª Paula Neder. Para formular as perguntas, contei com a ajuda de alguns leitores do blog que enviaram suas perguntas lá na nossa página no Facebook (beijo procês ).


Vamos à entrevista? 


[Casa de Colorir] Assim como eu, muitos leitores do blog são apaixonados por arquitetura / design de interiores e adorariam fazer dessa paixão uma profissão. Além do senso estético, de referências de pesquisa e conhecimento técnico, que outras características são fundamentais para quem deseja traçar uma carreira de sucesso nesse mercado?

[Prof.ª Paula Neder] Thalita, eu acredito em formação acadêmica, então, a meu ver o primeiro passo é estudar, aprender e aproveitar esse tempo mágico para conviver com pessoas com o mesmo interesse, desfrutar da troca de idéias e da aproximação da profissão.
Além disso, um atributo fundamental é o olhar observador, muito observador, que se esteja antenado a tudo o que acontece ao seu redor, que se pretenda ver e ouvir além do que é apresentado.


[Casa de Colorir] Tem muita gente que é apaixonada por decoração, possui bom gosto, olho clínico e muitas referências de pesquisa, mas é formada em outra profissão. Para essas pessoas que desejam fazer dessa paixão uma carreira, você acredita que esse curso é uma boa porta de entrada para o mercado? 

[Prof.ª Paula Neder] O curso é feito para profissionais que já trabalham com arquitetura e design. Há alunos formados em outras áreas, mas que trabalham com isso, que estão envolvidos com empresas ou escritórios de arquitetura ou design.


[Casa de Colorir] Qual a sua orientação para quem deseja ingressar na área?

[Prof.ª Paula Neder] Quem deseja ingressar na área de arquitetura e design, por exemplo você, da área de marketing e jornalismo, poderia ingressar num curso de graduação. Em Design de Interiores há cursos de dois anos e meio de ótimo conteúdo.
Outra possibilidade seriam cursos de pós-graduação, mas teria que buscar um curso com
conteúdo especifico.
O curso de Gestão para Escritórios de Arquitetura e Design é excelente, ele ensina a gerenciar o próprio negocio, torná-lo mais eficiente e lucrativo, trata do conteúdo da profissão, dentre muitos temas importantes para se progredir na profissão. A questão é que ele não ensina a trabalhar, não ensina arquitetura ou design, apesar de incorporar conteúdo e informações valiosas, mas para quem sabe.


[Casa de Colorir] Em muitos casos, o gosto por decoração surge em uma fase mais avançada da vida. Muitas vezes, depois que estamos formados em outra profissão, com uma carreira sólida, mas sem paixão pelo trabalho. Para aquelas pessoas que descobrem a sua vocação pela arquitetura / decoração depois do 30 anos e desejam mudar de carreira, que conselho você poderia dar?

[Prof.ª Paula Neder] Vá em frente. O trabalho é uma parte muito importante da nossa vida e fazer o que se gosta é uma maravilha. Estas profissões são encantadoras, envolventes e muito prazerosas. É possível também ganhar dinheiro e progredir, mas para isto funcionar, o curso da FGV é fundamental, pois ensina o que as faculdades não ensinam.


[Casa de Colorir] Como está o mercado de arquitetura / decoração no Brasil? Qual a sua previsão para os próximos anos?

[Prof.ª Paula Neder] O mercado está em franco crescimento e não vai parar.

As pessoas entenderam que viver e trabalhar em ambientes projetados por profissionais é essencial para se alcançar um bom resultado, esta ligado ao conceito mais almejado da vida contemporanea: bem estar.


[Casa de Colorir] Vi que a sustentabilidade está bastante presente no programa do curso. Como essa questão está sendo encarada no mercado atualmente? O orçamento sempre enxuto ainda é um obstáculo para os projetos sustentáveis ou isso é mito? Projetos sustentáveis têm um valor mais elevado do que os tradicionais?

[Prof.ª Paula Neder] A sustentabilidade é hoje uma exigência, não é aceitável dispensa-la. Assim, trouxemos para o curso duas PhDs na área de pesquisa e projeto para trazer informação e conteúdo avançado do mais alto nível para nossos alunos.
Incluir os conceitos, técnicas e escolhas sustentáveis não deixam o projeto mais caro.
Alguns itens elevam o valor no curto prazo, mas sempre reduzem muito os custos no médio e longo prazos. Vale a pena.


[Casa de Colorir] O que é considerado diferencial em um escritório de design  de interiores? 

[Prof.ª Paula Neder] Conteúdo. Criação. Projetos personalizados criados em função das necessidades e desejos do cliente.

Ninguém agüenta profissionais que focam em tendências que duram 6 meses. 
Ninguém quer para a sua casa um projeto copiado e o mercado não suporta mais profissionais que trabalham ignorando o cliente, criando projetos "carimbo" da sua própria personalidade.


[Casa de Colorir] Você pode dividir conosco 3 conselhos valiosos para quem deseja começar na carreira como micro empresário?

[Prof.ª Paula Neder] Que coloque muita energia no seu negócio. Esse é um diferencial importante.

Que se prepare com formação de conteúdo, que o deixe pronto para argumentar e dar respostas para os clientes.
Que desenvolva habilidades na área de Gestão. Não adianta ser um gênio criativo se não tem processo, organização, se não capta, não atende e não deixa clientes surpreendentemente satisfeitos. Pior, se não sabe cobrar e gerenciar as finanças.


Paula Neder é coordenadora do curso Gestão Empresarial de Escrítório de Arquitetura e Design de Interiores, da Fundação Getúlio Vargas.

Início do Curso:
12 de maio de 2012

Duração:
5 meses

H
orário: Quinzenalmente às sextas, das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h30 às 18h10 

Mais informações:
 (21) 3799-5900


8 comentários:

Alessandra Queiroga disse...

Ual! Simplismente adorei a proposta do curso, e me deixou ainda mais na dúvida de qual curso fazer...rs..mas é sempre muito bom ter opções..
Não vejo a hora de chegar em casa e ver o Decora Tha!!
Beijo grande!

Alessandra Queiroga disse...

Agora uma pergunta esse curso só tem no Rio..sou de BH..=(

Cris_ccarneiro disse...

Não tenho formação acadêmica, atualmente sou organizer e tenho muita vontade em fazer design de interiores. Uma pena não poder fazer este curso agora. Mas sigo em frente, não desistirei. Excelente entrevista,Thalita, obrigada. Beijinhos.

Renata Cristina disse...

Super interessante!!! Pena q o curso é no Rio... Sou de Sampa! :(

Erivania Cavalcante disse...

Thalita!, muito obrigada por trazer esse conteúdo tão bacana para o blog... Sou uma dessas pessoas sem paixão pelo que tem feito, e o coração batendo mais forte por essa àrea.
A entrevista foi bem motivadora e esclarecedora também.

Um grande beijo, Erivania.
www.duaspessoas.blog.com

Valéria disse...

Super esclarecedor Tha!!!
Ótima entrevista!!

Renée Arditti disse...

Oi Thalita! Vejo sempre vc no Decora e amo suas dicas,
inspirações...foi a partir delas e de outros blogs que descobri que poderia
colocar a mão na massa, deixando as ideias e cores fluirem sem o medo do "dar
errado" - pois no fim de tudo brincar de decorar é uma delícia, especialmente
a nossa casinha. Foi assim, que dia pós dia, que fui garimpando e encontrando
ideias para transformar minha casinha em um ambiente mais acolhedor, com o meu
jeito. Quanto aterrizei lá tudo era monótono e sem cor. Com o tempo, o gosto
pelas cores, tecidos e decoração vem tomado mais tempo do meu pensamento do que
de costume rs. É apaixonante estar envolvida com artes. Então comecei uma busca
por cursos de Design de Interiores e caí nessa matéria, aqui no seu blog, tão motivadora! 


Pra quem quer começar com um novo gás, em uma nova carreira
voltada para o Design de Interiores, vc aconselharia quais cursos aqui no Rio?


Um beijo e obrigada por compartilhar suas experiências,
descobertas, dicas e cores! :)

Renée Arditti disse...

Oi Thalita! Vejo sempre vc no Decora e amo suas dicas,
inspirações...foi a partir delas e de outros blogs que descobri que poderia
colocar a mão na massa, deixando as ideias e cores fluirem sem o medo do "dar
errado" - pois no fim de tudo brincar de decorar é uma delícia, especialmente
a nossa casinha. Foi assim, que dia pós dia, que fui garimpando e encontrando
ideias para transformar minha casinha em um ambiente mais acolhedor, com o meu
jeito. Quanto aterrizei lá tudo era monótono e sem cor. Com o tempo, o gosto
pelas cores, tecidos e decoração vem tomado mais tempo do meu pensamento do que
de costume rs. É apaixonante estar envolvida com artes. Então comecei uma busca
por cursos de Design de Interiores e caí nessa matéria, aqui no seu blog!


Pra quem quer começar com um novo gás, em uma nova carreira
voltada para o Design de Interiores, vc aconselharia quais cursos aqui no Rio?


Um beijo e obrigada por compartilhar suas experiências,
descobertas, dicas e cores! :)
 

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...