Os 10 mandamentos de uma decoração com emoção

03/11/2011

Listas... ah... como gostamos delas, Senhor! E quando se trata de decoração, quantas você já leu, recortou da revista e tentou colocar em prática?

* 7 Erros e acertos na hora de decorar
* Mitos e verdades para uma decoração correta
* 10 dicas infalíveis para decorar seu apê
* Os 20 segredos da decoração barata
* 5 regras para espaços pequenos

Image and video hosting by TinyPic
SHIFT+Clique
Poderia ficar aqui até amanhã inventando 350 temas para listas e mais listas. Mas pra quê elas servem, afinal? Listas deveriam existir para nos orientar, certo? Só que o que elas sempre acabam me dizendo, lá no fundo, é que eu to fazendo tudo errado na hora de decorar. Cor forte em apartamento pequeno? Não pode. Mistura de cores e texturas? Não dá. Espelho aumenta. Cor diminui. Textura polui. Planta alegra. Luz favorece.

E depois de muito matutar, cheguei à conclusão de que o sucesso dessas listas é inversamente proporcional ao esforço que fazemos para mudar a cara da nossa casa. Porque a maioria das listas que eu vejo por aí entregam tudo tão mastigado, mas tão mastigado, que a gente não tem nem que pensar. É ler e copiar - ou obedecer. 
E como estamos sempre nessa vida destrambelhada, correndo de um lado pro outro no piloto automático, ter uma lista na mão nos dizendo o que fazer é quase que um presente divino. No auge da minha vulnerabilidade decorativa, já cheguei a sentir gratidão por ter uma lista na mão me dizendo que, naquele canto, deveria entrar um abajur e ponto final.

Só que, meu amigo, a lista ideal não deveria te ensinar a ter uma casa correta. A lista ideal deveria te ensinar a se reapaixonar pela sua própria casa e como fazer para esse amor só aumentar. Seu apê é um ovo? Sua cor favorita é o azul petróleo? Se joga na tinta, ora olas. Regras, proporções, técnicas e segredos: vão dar uma voltinha ali na esquina rapidinho, pode ser? Porque o lar mais correto é aquele onde você se sente feliz e ponto final.

Por isso, esse blog resolveu fazer uma lista com Os 10 mandamentos da decoração com emoção.  Eu sei, tô correndo sérios riscos de entregar aqui a lista mais sem pé nem cabeça do mundo, que não vai te ensinar nada, nem te dizer o que fazer. Mas vai te ajudar a pensar com os seus próprios botões, te libertar de uma série de "não-podes" e, se tudo der certo, fazer com que você encontre a sua própria técnica para a conquista da felicidade em forma de decoração.
Nossa lista será composta de poucas imposições e muitos exemplos. Por isso, pra que esse post não dure até depois de amanhã, vamos dividi-lo em uma série de 10 posts. Vamos ao primeiro?

É isso mesmo. Um cantinho. Do jeito que for ou como você entender. O principal  é que você tenha um espaço que é o seu xodó. Que você arrume com carinho, que reúna os seus mimos ou as coisas que você mais gosta na casa. O quê, exatamente? Ah, pensa aí, vai. O principal é montar aquele espaço que você chegue em casa, olhe pra ele e pense: "ah, que bom, finalmente cheguei na MINHA casa".
E como eu já tinha cantado a pedra de que essa lista não ia ser fácil de se entender, muitos e muitos exemplos de cantinhos-delícia pra você se inspirar.
Todos os exemplos acima são da Casa Chaucha. E, abaixo, o meu próprio cantinho, na área de serviço, pra provar que eu também vou seguir à risca a nossa lista. :)


56 comentários:

  1. Ai que fofos!Tô louquinha pra ter logo o meu cantinho e pôr em prática tudo que venho aprendendo nesse seu blog maravilhoso Thalita!Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Rafaella Hardman3.11.11

    Como sempre, ótima idéia Tha! =)*

    ResponderExcluir
  3. DANISCHWAB23.11.11

    Adorei o post, e vou acompanhar os outros 9 mandamentos! PQ casa com tudo certinho no lugar milimetricamente combinando, com cara de show room ninguém merece!!!!
    A casa deve ter a nossa cara pra poder ser chamada de lar, tem q contar um pouco da nossa história, dos gostos, não precisa ser tudo certinho, deve sim ter harmonia no todo!! BJ e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Bianca Sell3.11.11

    AAAAAAAAAI, novamente eu aqui, visitando seu blog inspirador!
    Adorei o ''cantinho''... já estou com mil e uma mudanças aqui em casa e reciclando TUDO. 
    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  5. Cristiane felix3.11.11

    Oi Thalita,adorei o post.
    Aqui em casa é cheio de cantinhos!
    Bjks.
    Cris

    euetudoquegosto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Lucia3.11.11

    Estou em busca de um cantinho ( casa) pra chamar de meu.
    E as dicas aqui vão me ajudar muito.
    Valeu.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Renatadefreitas3.11.11

    Adorei o primeiro mandamento :) Adoro a casa chaucha, mas ultimamente eles só postam coisas repetidas :(

    ResponderExcluir
  8. Stéphanie Sa3.11.11

    Bem legal, e espero ansiosamente pelos próximos. 
    Espero que esteja tudo bem com você pois ficou muito tempo sem aparecer aqui no blog, e eu sempre aqui de olho pra ver se você aparecia.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Mariana_mino3.11.11

    Tb concordo demais que a nossa casa tem que ter a nossa cara. Não importa as "regras de decoração". As pessoas se apegam demais a elas: "isso não se usa assim", "isso não está na moda", "isso é incomum demais"...affe maria! Eu sempre respondo: "isso é meu, quem vai usar e curtir sou eu e a casa é minha oras!". Bom mesmo é fazer decoração com emoção como vc mesma disse Thalita

    ResponderExcluir
  10. Adorei esses cantinhos mimosos!

    ResponderExcluir
  11. Um terei um cantinho assim, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  12. Ruth Veras3.11.11

    Cada cantinho maravilhoso.
    que delícia.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Amei, amei, amei...Venho escrevendo e falando sobre ativar a alma da casa desde que inicie o blog - Esse sempre foi o meu lema: A casa tem que ser a sua cara. Todos os cantinhos que vc. postou aqui poderiam ser meus e viveria feliz da vida com eles.
    Aguardo os outros 9 mandamentos!
    Parabens yvone
    para

    ResponderExcluir
  14. Dene Edwards3.11.11

    Oi Thalita, conheci teu blog há alguns dias e gostei tanto que ele já foi parar no meu blog, na minha lista de blogs e já até o citei num post que fiz sobre o Feed Your Soul.
    Gostei muito do primeiro mandamento, já ansiosa pra ver o segundo. Adoro o Casa Chaucha também, ótima escolha!
    Aqui em casa não tenho apenas um, mas 2 cantinhos favoritos! Um é o meu hall de entrada e o outro está logo depois, no corredor, onde minhas coisas de costura estão começando a se organizar e a parede está começando a ser decorada com as coisas que eu mesma faço. Agora, qdo entro em casa é super diferente, tenho uma sensação de chegar num lar, num ninho sabe? Amo!
    Brigada por compartilhar tantas coisas legais. Vi seu blog acho que todo. Seu primeiro post quase me fez chorar...Ai, blogar e fazer amigos é tudo de bom!
    Abs!
    Dene
    www.crafttoinspire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Karlajmcosta3.11.11

    Êita Thalita, eu sem saber meio que no instinto sempre achei que deveria ter um cantinho assim, que bom saber que é um mandamento da casa feliz!!! Mal posso esperar pelo próximo!! Vou divulgar no meu blog pra meninas de lá virem aqui curtir e aprender!!!
    Bjks de Karla***

    ResponderExcluir
  16. Lidiane3.11.11

    Ai meu Deus, são todos maravilhosos! Quero todos!!! Mas como não posso, vou fazer o meu cantinho, ou melhor meus cantinhos. Logo mando prá vc Thalita, depois que acabar a reforma aqui em casa, muitas coisas inspiradas no blog! Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Erica Mello3.11.11

    Ansiosa pelos próximos mandamentos para uma casa cheia de amor.  ♥ bjs
    Érica Mello
    Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  18. Aline3.11.11

    Thalita:
    Parabéns pelo concurso....VOCÊ MERECEU MUITO, agora veremos coisinhas novas em sua casinha....ai, ai não vejo a hora....Ah!!!! Acabei de mudar de apê, as coisas estão se encaixando aos poucos nos lugares e adoro deixá-las felizes....bjinhos...

    ResponderExcluir
  19. parei pra pensar qual era o meu cantinho e descobri que não tenho nenhum! Tá na hora de por a mão na massa e cria-lo! beijos

    ResponderExcluir
  20. Cela Gaia3.11.11

    Já deixo claro aqui minha opinião sobre este post:só pode ser de aprovação total ,qro uma casa c cara de casa sem regras e sim c td direito de se jogar e fazer o q der na cabeça,reinventar e soltar a criatividade q cd um de nós temos.Foi através do seu blog e é claro de mtos outros ótimos blogs por aí ,q me sinto mais livre p inventar e decorar minha casa dentro das minhas reais possibilidades.Adorei esses cantinhos maravilhosos q retratam o lar doce lar e ficarei na expectativa do próximo post,parabéns por essa ideia de não ter o "certo ou o errado" é de tirar o chapéu.bjs!

    ResponderExcluir
  21. Patricia de Medeiros3.11.11

    Ah, amei o cantinho com o pé de máquina antigo. Tenho um pé de máquina aqui em casa e quando chego é impossivel não dizer que estou em casa!!!

    ResponderExcluir
  22. Fabiola P Farias3.11.11

    A-do-rei!!! Já estou esperando o próximo mandamento,ansiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. maraporto3.11.11

    OI Thalita, concordo com vc, me mudei para um apt pequeno e não usei nenhuma regra, a não ser minha intuição e gosto pessoal, sala pequena, mas coloquei cor e descasquei uma parede de tijolos a vista, se ficou menor ou não não me importa, importa que tenho uma parede de tijolos que era meu sonho, srrsrs, bjkas.

    ResponderExcluir
  24. Adorei todos os cantinhos!!!!
    Como a colega abaixo disse também tenho vários cantinhos no apto! Mas ainda vou ter "aquele" cantinho!!!! kkkk bjs bom fim de semana! Ansiosa pelo próximo mandamento!!!!

    ResponderExcluir
  25. Lucia Bara4.11.11

    Oie, vim lhe dar um xerô e dizer:

    "Quando o amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a amizade é concreta ela é cheia de amor e carinho"
    William Shakespeare

    Bom final de semana.
    hptt://cafeecetim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. camila lais4.11.11

    Amei! Toda casa merece um cantinho, é praticamente o altar da casa!
    Bjs





    http://www.camilabiju.blogspot.com/


     

    ResponderExcluir
  27. Olinda4.11.11

    Do post às figuras... Amei! É assim mesmo, regra para mim é
    menstruação, dentro de casa vale a liberdade e a fidelidade que devemos ter com
    o que gostamos, não importa se renovado, copiado ou importado. Gostei que tivesse
    tocado no assunto sem ofender e nem querer ensinar, só enfatizando a
    individualidade criativa ou não de cada um.


    Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Luiza M4.11.11

    Que cantinhos fofos! Gostei de todos!! No meu, até marido dá pitaco e muda as coisas de lugar... hehehe!
    Bjs, ótimo fds!Luiza Mallmanndecorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Casa_de_Colorir4.11.11

    hummm adoraria uma parede de tijolos aparentes! Beijo!

    ResponderExcluir
  30. Só tenho um comentário a fazer: Como é possível que eu ainda não conhecia o seu blog???
    Vim conhecer só agora, e já fiquei viciada.. hahaha. Quanta coisa legal, idéias simples e brilhantes! 
    Parabéns pelo lindíssimo trabalho e criatividade. Certamente vou me inspirar nas suas idéias e tentar reproduzir algumas lá em casa. :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  31. Muito bom o tema da lista, Thalita. Botar emoção no que a gente faz é fundamental, ainda mais se é a decoração do lugar onde a gente vive, que tem que ser feliz mesmo! Aguardamos ansiosamente os próximos posts!

    ResponderExcluir
  32. mas olha, eu vivo num saco cheio com essas coisas de regras e bla bla bla. parece que as casas viraram cenário de novela, não? bem, sou daquelas que acompanha de pertinho seu blog mas que pouco comenta, sabeladeus pq, mas acho que vc é uma das raras pessoas que tem os dois pés no chão e pensa (e posta) coisas praticáveis e possíveis. por isso eu sempre volto!
    ah, resolvi comentar pq, voltando a frase inicial, eu ando meio de saco cheio com os modismos decorativos e escrevi isso aqui ó: http://lojinhafeltrices.blogspot.com/2011/10/por-uma-decoracao-afetiva-de-verdade.html

    ResponderExcluir
  33. MARIA JOSE BRUM4.11.11

    Thalita, concordo em gênero, número e grau... De que adianta uma casa conforme mandam as "regras" se ela não tem a sua"cara". Eu amo decoração, crafts, customização, etc e, minha casa é meu "laboratório.
    bjos

    ResponderExcluir
  34. Ana Paula5.11.11

    Thalita, adorei o seu blog. Posso dar uma sugestão? Coloque a data nos posts. Fiquei meio perdida sem saber se o post era novo ou antigo.
     Eu me mudei nesse ano para um novo apt monocromático e vc me inspirou! Falta sempre $$$ para comprar aquele papel de parede, aquele tecido lindo.. Mas vc é a comprovação que a criatividade e a vontade de fazereacontecer fazem a diferença. Moro em SP e o mercado é tentador. Aqui tem de tudo. Tenho um corredor imenso que pretendo colocar fotos, posters, etc. Mas estou fico em dúvida da cor da parede. Tenho medo de colocar alguma cor forte e perder a profundidade- que adoro o corredor. Posso te mandar uma foto? Vc poderia dar uma dica de blogs/sites bacanas de decoração?

    ResponderExcluir
  35. Eliza Freitas5.11.11

    Oieee Thalita!!! Amei seu blog... tantas coisas charmosas e encantadoras, tudo tão lindo!!!
    Há com relação ao cantinho... na minha casa tenho vários... hihi... pois é, sou assim mesmo, adoro enfeitar tudooo... sou apaixonada por decoração provençal... tento manter as coisas nesse padrão...hehe!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Helen6.11.11

    Olá sou nova por aqui estou te acompanhando faz pouco tempo ... gosto da sua essencia ela me inspira .... Vou me arriscar com tinta em spray seus post me motivaram quando tiver o resultado mando uma fotinho.....Abraços

    ResponderExcluir
  37. Camila Cavalcanti6.11.11

    Deus, como não conhecia esse paraiso? Sou super viciada em mudar as coisas no meu quarto (já que ainda nao tenho uma casa inteira pra me divertir) e adorei todas as suas dicas!
    E como também sou blogueira, tomei a libertade de compartilhar um vídeo com minhas leitoras, dei os devidos creditos, espero que nao se importe!
    Passa lá pra dar uma olhada! www.fashiondelta.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Mariana Plaisant6.11.11

    amei o som!!!

    ResponderExcluir
  39. Dani_patos7.11.11

    adoro seu blog...foi atravéz dele que comecei a cuidar mais da minha casinha..bjinhoss

    ResponderExcluir
  40. Casa_de_Colorir7.11.11

    que bom, Dani, fico feliz em saber!

    ResponderExcluir
  41. RAKFEFA8.11.11

    Lindo teu site! PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  42. Rebecca8.11.11

    Ebaaaaaa! Você ganhou a guerra das cadeiras do meu móvel de madeira!!!! Parabéns!!!! :)

    ResponderExcluir
  43. Lorrana Nascimento Grimes13.11.11

    Meu cantinho esta quaaase pronto, a mesa ja terminei... Ufa!

    ResponderExcluir
  44. Adorei vou logo providenciar meu cantinho... Será que tem como vocâ postar algo sobre o cantinho do natal??rs. aproveito as idéias econômicas pra enfeitar aqui em casa.. ando sem inspiração..bjos

    ResponderExcluir
  45. Tenho o meu cantinho na estrada da sala, boneca de garrafa reciclada, topiaria de pinha em jarra reciclada, acima cabideiro feito com sobra de madeira. Tudo especialmente feito para mim, por mim.
    Um luxo só.
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Claudia kathak24.11.11

    Estou adorando td!

    ResponderExcluir
  47. Marina1.12.11

    Como você é criativa!!!!! uma benção!!!! Achei o blog por acaso e estou amando! Parabens por esse trabalho linmdo, consistente, consciente e sustentável! show!!!!!!bjs

    ResponderExcluir
  48. Danieleolive2.12.11

    Olá querida, tudo bem? como esse post é antigo não sei se você vai ver, tomara que sim. Queria muito fazer essa mesinha, mas não faço ideia de onde você arranjou os pézinhos dela. Onde comprou? Sou do Rio tambem, gostaria de saber onde você encontrou os pézinhos. bjs

    ResponderExcluir
  49. Mayra Kapassi27.12.11

    noossa!!! acabei de conhecer o seu blog e estou amando!! vc me deu inspiração e eu estava tão apagadinha, mas cadê os outros nove mandamentos da decoração com emoção??? tô curiosíssima.

    ResponderExcluir
  50. Casa_de_Colorir29.12.11

    Já já tá saindo do forno... :)

    ResponderExcluir
  51. Carla Patricia7.1.12

    Tha!
    Cada cantinho mais charmosos que o outro! 
    Tô morando numa casa alugada que gostei muito, mas que preciso colocar a minha "cara"! Com certeza esse post me deu muitas ideias! Beijos!
    Carla Patríciahttp://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. CLima8.1.12

    Descobri  os 10 mandamentos hoje e estou mudando de casa!Uma boa oportunidade de pô-los em prática! Parabéns pela idéia!

    ResponderExcluir
  53. Que coisas mais lindas!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  54. Ótimas idéias e cuti-cutis como sempre! *u*

    ResponderExcluir
  55. Eliana26.5.13

    Gente, amei tudo!!

    ResponderExcluir
  56. Michele Ady Michele28.6.13

    O que você faria com um fogão velho?

    ResponderExcluir