52

Inspiração pé no chão

01/06/11

Se você respondeu NÃO para 1 ou mais perguntas, seja bem vindo ao time! Você é um simples, mas valioso mortal, como a grande esmagadora parcela da população... mundial.



Mas posso abrir o jogo? Tem vezes que tanta coisa linda mais nos frustra do que nos inspira, né não? Quantas vezes não pensamos: “nossa, nunca vou ter um carro desses” ou “poxa, nunca vou ficar gostosa assim...”.

Pois é... confesso que já me peguei  nesse baixo astral ao ler algumas revistas de decoração. “Nunca vou ter uma casa assim...”, pensava olhando aquele pé direito duplo, triplo, com um sofá de 8 lugares e meio que faz curva, reclina e até avisa quando seu programa de TV tá começando.

Depois de quase desistir e me render a um conjunto de sofás com armário grátis em 12x sem juros, resolvi que não ia entregar os pontos não! Decidi que ia queimar os poucos neurônios loiros que tinha para transformar referências impossíveis em idéias fáceis de colocar em prática. Foi assim nasceu esse espaço que você tá lendo agora.

E quer saber? Depois de entrar em contato com tantas possibilidades, eu acabei me libertando desse baixo astral e dessa estética do impossível.  Vou te falar que eu nem acho mais tão bonita essa decoração de catálogo... sabia? Pra mim, a graça tá no inusitado, no personalizado, no seu jeito de agir e de falar, traduzido em forma de sala de estar. 

Por isso, eu resolvi começar uma seção que chamo de INSPIRAÇÃO PÉ NO CHÃO aqui no blog, a primeira em que eu não boto a mão na massa, mas por um bom motivo! A idéia é  mostrar soluções  simples e cheias de charme, que podemos colocar em prática em pouco tempo e com alguns trocados. Vamos exercitar o olhar para o simples e belo? São fotos de casas de gente como a gente, sem glamour, sem rococó, mas com muita personalidade, alegria e, sobretudo, harmonia.

Vamos lá?


O que falar desse armário, me diz? Você vai precisar de quanto? 20 reais? Até menos, cara pálida! Na parte de cima, tinta de lousa escolar na cor preta que, como diria no comercial, "você encontra nas melhores lojas de tinta do seu bairro". Não sabe como pintar? Tem aqui, ó.

Na parte de baixo, um pedaço de tecido colado com cola branca ou, para os sem jeito, papel contact, aplicado diretamente sobre a superfície.
Reparou nas cestinhas de palha para dar uma organizada nas miúdezas? Pois é, eu também. :)


Como nunca havia pensado nisso antes, me diz? Olha só... no Saara, você encontra essas moldurinhas em madeira crua por três dinheiros. Pra resolver o colorido de uma vez por todas, tinta em spray nelas! Não sabe fazer? Vê se isso aqui te ajuda.

Reparou que o gênio dono dessa cozinha deixou algumas moldurinhas na madeira mesmo, sem pintar? Repara como dá uma boa neutralizada no coloridão...
Ainda achou demais? E se você pintar as moldurinhas todas de uma cor só e imprimir as fotos em preto e branco? Ah... agora estamos nos entendendo, né?

Para fixar os quadrinhos, nada de furar seu rico armário. Use fita VHB ou banana que, se cansar, basta limpar tudo com um bom removedor.


Essa mesinha da cozinha ganhou meu coração. Depois dela, você pense duas vezes antes de jogar uma mesa velha fora ou recusar a doação daquela mesa feinha que sua tia avó insiste em largar na sua casa, hein?
Saca só o chão, nessa cor tijolo. Você gosta? Se o dono dessa cozinha fosse qualquer mortal, ele evitaria abusar de qualquer outra cor no ambiente para não "brigar" com o chão. Mas como esse ser é uma pessoa "iluminada", ele, ou melhor, ela (por que com certeza é "ela", né?) escolheu outras duas cores para desviar a atenção do chão.
Então, já sabe, né? Uma cor ingrata se resolve com mais cor, estrategicamente calculada, mas ainda sim, mais cor!
E o quadro gigante na parede da cozinha? Quem disse que não pode? Talvez ficaria um pouco estranho se usado sobre os azulejos. Mas sobre a parede, e ainda verde, olha que lindo que ficou. O quadro grande e branco dá uma boa equilibrada na parede verdona. Caso contrário, como o espaço é pequeno, a pessoa poderia se sentir dentro de uma ervilha, de tanto verde para todo canto. Mas parte da parede ocupada com outra "distração" resolve bem esse problema, não?



Era uma vez um banheiro anêmico. Mais sem graça que ele,impossível. Piso branco, parede branca, vaso branco e pia... adivinha! Isso mesmo.
Aí vem uma boa alma e aplica a técnica de revitalização-de-espaços-em-estado-terminal-com-limitação-orçamentária: cores, plantas e acessórios. 
Não tem quebra-quebra, não tem tinta, não tem poeira! Tem carinho e cuidado com os detalhes.
Um espelho antigo recebeu uma camada de tinta, assim como a prateleirinha abaixo dele e o banquinho no canto esquerdo.
As plantinhas garantem a mensagem: existe vida nesse planeta.
Sabendo que o espaço é pequeno, a pessoa não colocou cortina na janela para aproveitar o máximo de luz, imagino eu!
E as bandeirinhas? Preciso comentar?
Como foi uma mudança rápida da água pro vinho, fiquei sabendo que esse banheiro anda meio deslumbrado. Pega leve, viu banheiro... toda essa sua beleza cabe dentro de uma caixa de papelão!

As molduras? Uma reunião de garimpos de brechó, achados no lixo e doações da tia-avó. Assim mesmo, tudo desconexo e descombinado. Não faz sentido?
Os posters? Os seus preferidos, baixados da internet e impressos numa gráfica legal. Lembra que já falamos sobre posters aqui, aqui e aqui?
A cômoda? Atingiu status de estrela do ambiente com tinta e puxadores novos.
A cadeira também recebeu um carinho em forma de tinta.
A caixa de feira está ali, como veio ao mundo, mas devidamente limpa (assim espero). Faz as vezes de uma mesinha para apoiar uma planta, guardar livros, revistas ou tudo ao mesmo tempo. Essa coisa de caixa de feira é tão versátil, né? Vou testar rs.
O pisca também, no seu estado "in natura", emaranhado e dentro de um potão de vidro. Suspirei 3 vezes.



Calma, não estou pedindo pra você pegar a sua geladeira novinha, que você tá pagando a prestação 8 de 12, e se jogar na tinta. Mas e aquela que tá esquecida lá no sítio, na área de serviço... resumindo: a que está de escanteio! De patinho feio a menina dos olhos em 2 mãos de tinta.
Ah, já sabe né? Essa tinta vende em qualquer loja de tinta e você pode bá, blá, blá...

Me contaram que esse banheiro andava infeliz. Mas olha aqui, ó... de menina eu só tenho essa carinha, viu? Desde quando esse banheiro foi triste? Eu não consigo imaginar! Só vendo! Se bem que, pra ver, o dono dele teria que tirar toda essa belezura da parede, né? Tá bom... então acredito.

Essa pessoa que inventou essa bossa deveria ganhar o prêmio do design filantrópico! Sério. Porque, pra pessoa, não custou nada fazer isso! Mas o bem realizado ao espaço não tem preço.

Reparou que estamos falando de cartões postais, fotos e recortes de revista? De moldura, moldura meeeesmo, só tem uma, talvez pra mostrar que toda essa bagunça foi milimetricamente calculada. Para prender? Fita crepe, dupla-face, chiclete (não recomendado), o que tiver à mão!

_________________________________________________

Então fica combinado assim? Toda vez que tiver esse selo lindo que você viu aí em cima, quer dizer que vamos ter esse papo pé no chão. Aliás, por favor, sobe a barra de rolagem novamente e saca o selinho que tô falando. Ele foi criado pela Louise Haas, minha amiga do trabalho e salvadora da pátria quando se trata de fofurices aqui pro blog! Obrigada, viu?

 

Fonte (na ordem de aparição):11magnolialane.com, apartmenttherapy.com, bloesem.blogs.com, confettigarden.tumblr.com, flickr.com, pinterest.com, poppytalk.blogspot.com

52 comentários:

Raquel M.B.G. disse...

Delícia de post! abraços,
Raquel
www.bomsensoemformadegente.blogspot.com

pimentaelimao disse...

ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeii!!!
E tô precisando mt desses toques felizes pé no chão. Leu minha mente :)

Ana Amélia de Oliveira disse...

Passar por aqui me faz tão bem!!

Obrigada, Aninha

ateliê cupcake hortelã! disse...

Que delícia de post! Esse exercício de olhar com outros olhos e procurar soluções criativas é mesmo uma delícia... :)

Beijinhos,
da Cissa

Anônimo disse...

oi!
você lembra em que loja(s) vende essas molduras? estou louca atrás!!! beijos
larissa

adriana valim disse...

Senti sua falta!! Menina não some!! Ótimo post, será que um dia vou ter um olhar assim? kkk

Camila disse...

Oi Thalita! AMEI o post!
Menina, seu blog foi a inspiração para reformar a minha casa nova... sozinha!! Sem pedreiro, sem pintor, somente eu e o meu marido (depois do trabalho rsrs).
É muito legal, mas as vezes fica dificil, sabe? As pessoas criticam DEMAIS. Que por que a gente pinta, que não vai ficar bom, que a gente é "mão de vaca" etc, etc... mas vamos continuar e, honestamente, tá ficando melhor do que acreditávamos. Obrigada pela inspiração, e tenha certeza, vou pegar MUITAS dicas do seu blog! Beijos
Camila.-

http://camilaalemany.blogspot.com/

Juliana Spitz disse...

Muito legal, deu vontade de sair pintando tudo!!!

Carol disse...

Amei essa sessão Inspiração pé no chão. Precisamos mesmo de dicas baratas e funcionais para se colocar em prática.
Eu quero uma mesa vermelha.
Beijos

Ana Possas disse...

Rs, um dia eu estava vendo uma revista com meu namorado e ele disse exatamente isso: "nossa, quando eu vejo essas fotos, eu penso que nunca vou conseguir ter nada igual". É bem essa a sensação dos lugares montados. Também sou super a favor de imprimir a nossa carinha na casa onde a gente vive. Post muito bom, como sempre!

Anônimo disse...

Achei seu blog por acaso e estou A-D-O-R-A-N-D-O, muito 10 suas dicas.....bjs e parabéns pelo blog

Kika Diniz disse...

Nossa amei, decoração linda sem gastar quase nada...minha cara rs!!
Bjks.

Uma parte de mim disse...

Adorei as dicas de cozinha,estou dando uma repaginada na minha com certeza algumas dicas dessas ai fará parte da minha cozinha,valeu!

Lets disse...

Que post maravilhoso! Muito verdadeiro. Adorei! Bjs, Lets

CARLA NOVELI disse...

Concordo com vc Talita!
Uma decoração personalizada eh muito mais bacana, aconchegante!
Acho q decoração deve ser assim! Tem q ter a ver com os moradores!
Eu to sempre olhando aqui em casa o q pode ser mudado pra melhor... Sempre invento alguma coisa...
Amei tudo, principalmente os banheiros!!!
Beijos
http://miscelanea9l.blogspot.com/

Sheila Albuquerque disse...

Eu fico sem ar toda a vez que entre nesse blog, rs! Senhor, dai-me sabedoria, tempo e disposição para colocar tudo isso em prática! rs

Jana disse...

Amei!!!! Principalmente o banheiro com bandeirinhas...tô indo agora pra minha máquina de costura providenciar um!!!! Essas fotos lembram minha casinha, com geladeira velha "achada", buffet herdado de mãe morta de amiga e por aí vai.... BJs

Sra. N disse...

Estou como vc prefiro a decor personalizada. Não quero minha casa com cara de decorado ou de loja de planejados.

Estou tomando coragem para pintar uma parede com tinta de lousa e pintar uma cômoda de madeira (falta convencer marido disso!).

Tiro muita inspiração do seu blog. Depois passa la no blog pra ver um pouco da nossa casinha, falta pouco para eu chegar na fase de colorir.

Bjs

Patricia Menezes disse...

Poxa que bom que o sentimento de frustação não bate só em mim! Sério, as vezes dá uma desanimada quando vc fica comparando sua casa com as de revista.... Mas temos que abrir a visão mesmo, valorizar o que é tangível. Parabéns Thalida, obrigada por "me trazer de olta pra (minha)realidade" e ajudar a entender que ela é boa sim!

Dani disse...

Que legal!
amei cada ambiente!
lindo!

DaniMoreno disse...

levei um susto achando que vc tinha nos abandonado!!!

Que delícia de post! Adorei!
Algumas imagens já guardei pra copiar! rsrsrs

Que bom que vc está de volta!!

beijos

Nathalia Leinig disse...

Olá!! Amei o post e já vou colocar umas dicas em prática!

Vi em um dos links, você dando umas dicas de sites para baixar posters...eu encontrei um aqui bem bacana, boa parte das imagens estão em uma resolução boa! Tem imagens de comerciais antigos, filmes retro, pin ups!

taí o link :)

http://www.freeclassicimages.com/

Fernanda Iasi disse...

Foi o que eu fiz com a minha geladeira velha, lembra? Sempre dá pra reaproveitar! Bjo1

Anônimo disse...

Oi!
Adorei o post. A vida pode ser tão mais colorida e feliz...
Realmente não precisa gastar muito.

Continue com estas inspirações.

Bjins,
Keila

Anônimo disse...

Seu blog é incrível! desperta tantas inquietações! parabéns!

Kina disse...

Oi Flor!! Nunca tive esses desejos de casa de revista. Sempre quis uma casa de roça com chão de cimento queimado e uma porta da cozinha pra sentar e papear... Minha casa é super simples e eu sempre fico mudando tudo. Qdo dá a louca eu sento na máquina e faço um montão de almofadas, pego um tecido, fço bainha e faço de colcha. já peguei uma colha e fiz de cortina, já pegeui outra de retalhos, daquelas de vó mesmo e fiz manta do sofá e também já fiz uma cortina de pano de fralda! Ficou linda, mas como batia muito sol na janela, amarelou...tenho um amigo que diz que minha casa é igual á cenário, vive mudando...rsrs..mas eis q em outubro passado eu recebo uma visita de um ex namorado q eu não via a 20 anos!! Chegou num carrão, com relojão, todo ostentando!! Agora imagina a cara dele qdo viu minha casa? Fez uma cara de não sei e depois disse que antes eu tinha um gosto mais refinado....rsrsrs..morri de rir e disse pra ele q na verdade ele não meconhecia de verdade...em 20 anos muita coisa muda! Qdo se é adolescente vc quer mesmo tudo o q está nas revistas, nas novelas, mas depois qdo o tempo passa vc quer mais é viver num espaço com a sua cara, suas coisas, seu jeito..vc quer se reconhecer nas coisas e não colocar na sua casa uma coisa que foi ditada por alguém e se sentir uma estranha, né? Tudo isso pra dizer q adorei o post e que adoro vir aqui!! Beijos..

prisvrocha@gmail.com disse...

Voltou com tudo,né amiga?!!!
Vc me fez lembrar o motivo de ter montado meu blog.
Amei todas as dicas e me senti mais feliz com minha casa.

Bjinhosss

www.rosaturquesa.blogspot.com

Celinha disse...

Às vezes também fico louca com as casas que são mostradas em revistas, mas pense bem, tudo parece tão "cenográfico", onde as pessoas sequer irão aproveitar o ambiente com "medo" de desarrumar tudo. Casa gostosa é aquela onde a gente aproveita cada cantinho, se esparrama no sofá, se joga na cama, faz um bolo e suja toda a cozinha sem culpa.

Larissa disse...

Achei mega pertinente esta nova seção! Sua cara =)
Adorei as fotos e o texto, como sempre, uma delícia de ler!

Beijos

Anônimo disse...

Que bom que você voltou com T.U.D.O!!
Mto gostoso de ler essa nova seção "inspiração pé no chão"...lindo demais as inspirações :)

Parabéns!!
Érica Mello (Cuiabá-MT)

Mateus Monteiro. disse...

Que post mais gostoso de se ler, você é um encanto em tudo que faz.

Anônimo disse...

Quero saber como você recorta as fotos para que elas fiquem assim...e que programa utiliza para escrever nelas.
Essa fonte que você usou é linda,amei o inspiração pé no chão.

valeu!

Ângela disse...

Que bom que vc voltou! Estávamos sentindo sua falta.
Minha casa está se tornando uma "casa de colorir".

Diana Souto disse...

Tha, vc é demais! Mesmo não sendo criações suas, vc fou criativa ao escolher estes exemplos de decoração como se tivessem saído de suas mãos. Quando vejo fotos de outros blogs...Tudo branco...Tudo caro...Só vc mesma para mostrar o que a gente gosta e precisa. Bjs, Diana.

Jota C. disse...

AMei as ideias!as melhoes são as que envolvem várias molduras.

Jota C. disse...

AMei as ideias!as melhoes são as que envolvem várias molduras.

Ruth disse...

A.D.O.R.E.I !!!! Os meus preferidos são: o banheiro que já foi mais humilde (espaçoso, claro e COLORIDO) - adoooooooooooooooro ! Ah, o potão com o emaranhado de pisca tb ficou super charmoso.

Ontem passei por uma esquina e tinha uma porta velha abandona no canto da rua. é claro que lembrei-me logo de você e a mente, como um processador ultra, mega rápido, já viu logo aquela portinha se transformar num super porta retrato, ou até mesmo um estante.
Tem observado os lixos e as lixeiras com mais "carinho e atenção" e é claro lembrado de vc...rsrrsrs.
É isso aí..... I S2 LIXO !!!!
bjs,
Ruth Veras.

Anônimo disse...

Querida oq é isso? sou apaixonada por banheiros(queria poder mostrar o meu,é bem nesse estilo) eu ammmmmmmmmmmmeeeeeeeiiiiiiii!,tudo muito lindo.bjos .Déia. andreia231103@hotmail.com

Anônimo disse...

Querida! Parabéns! Parece que eu entrei na tua casa e estou na cozinha tomando café e papeando com vc,rsrs. Devido ao "aconchego" que sinto qdo venho aqui. Gosto muuuito do seu blog, sempre estou por aqui vendo se tem post novos e vc como sempre esbanja criatividade e simplicidade! Amei o quadro novo! Parabéns! Assim que der eu venho tomar mais uma xícara e prosear mais um pouco...hahahaha

Bjos
Amanda

Carol disse...

Lindaaaaaaaaaaa
Adoro esse blog!! Além de tudo ser lindo e alegre.. vc é uma graça... Obrigadissima por tudo!!

marília disse...

tha, por que você encontra coisas maravilhosas no saara e eu não? :'(

Izabel disse...

guria, tu és uma linda!
eu? sou tua fã!
beijo

ps: faz dias que to pra te contar, minha mãe morreu tem um mês. e antes dela minha vãe (vó + mãe) tinha ido. olha, o que ajuda a pensar é que a dor vira saudade. mas dóóói.
beijos
izabel
izabels@gmail.com

claudiakelly disse...

Olá,achei demais seu blog,utilíssimo. Gostei dessa sua visão realística das coisas á sua volta sem de deixar levar pelo conformismo e deixar as coisas como estão pelo simples fato de nosso bolso não acompanhar nossas idéias,rsrssrsrsrs.Lindo demais. Gosto desse seu olhar sobre as coisas, é preciso ter audácia pra pensar assim e viver com honetidade com vc mesma. Continue assim, pra benefício principalmente de quem vive á sua volta. pois vc não é mais uma na multidão, vc é exclusiva , pq Deus te fez assim. Bjs

Nathalia Oncken disse...

Adoro tudo que você faz!! Parabéns!

Polly disse...

Há pouco tempo conheci o seu blog,mas ó Pura Inspiração,amo tdo q ja vi ate agora,inclusive algo q ja vi vc usar num video " Para meninos" que eh um tenis all star,rs,onde compro igual?kk.E serio..fala ai..bjs

Camile disse...

Thalita AMEI!!! Foi um dos posts mais legais que li ultimamente. To achando a minha casa meio triste, vou ter que olhar melhor certas coisas e usar esta técnica da "limitação-orçamentária". Blogs de decoração te inspiram, mas fica nisso, porque pra quase tudo é preciso $$tempo$$ que eu não tenho, trabalho demais e $$tempo$$ de menos hehe. O post da comida, o "então tá combinado" mudou minha maneira de pensar, de verdade. Sempre quis um cachorrinho mas sempre pensei na sujeira, no tempo, no trabalho que dará um cachorro em apartamento. Quando li teu post decidi na hora. Pensei, vou ficar querendo até quando? Quando eu tiver uma casa com pátio, quando tiver mais tempo? E isso vai ser quando? Quantas desculpas mais vou dar? E até lá? Teu post foi o empurrão que eu precisava. Comprei uma schnauzer que tinha acabado de nascer, no dia 09/05, quase no dia do teu post, vou pegar ela dia 22/06 e já não me aguento mais de ansiedade.
Obrigada, de verdade. Queria poder te abraçar, te sinto como uma amiga (amizade platônica existe? É assim que me sinto em relação a algumas pessoas donas de blogs).
Bom, sinta-se abraçada e beijada.

Marcelle Rebelo (Kisa) disse...

Oi Thalita, seus posts são muito inspiradores e esse em especial, me fez lembrar que não preciso ficar nessa vibe do "nunca vou ter isso, ou ser aquilo" e que posso por a mão na massa e trazer o inusitado. Amo as edições que vc faz com os vídeos. Obrigada mesmo por encantar. Olha, perdas são muito dolorosas mesmo...sinta um abraço querido.

Ah, descobri que vc é amiga da minha cunhada, a Flavia Guerra.

Anna do Prado disse...

Ei Thalita. Adoro seu blog. Uma amiga me indicou e, numa sentada só, em pleno escritório, li ele de cabo a rabo. Blog fantastico, inspirador!
VI essa idéia de pintar a geladeira e tô morrendo de vontade de fazer isso com a do meu namorado, que já tá surrada (tadinha). Então fica a pergunta: posso aplicar a tinta nova em cima da antiga, direto? Não precisa de lixar, primer, ou nada assim não? Tem que dar polimento depois? (sei que a sua foi pintada como quaro negro, mas e se eu quiser uma pintura lisinha e brilhante, tipo automotiva..., como faz?)
Parabéns pelo trabalho. Agora eu tenho é que arrumar tempo pra botar mão na massa!

Casa_de_Colorir disse...

Anna, pra pintura brilhante, utilize tinta em spray! Depois, passe um verniz por cima pra proteger! Beijo!

Bell falsett disse...

Estou amando essas idéias ! Estou querendo colorir minha casa , que tem móveis muito sóbrios , me ajudem ....

Samyracosta disse...

Oi Thalita! Sou sua mais nova admiradora! Visitei quase todos os posts do seu blog delicia... E cada vez que via e lia, mais me enconrajava a sentir aquele orgulhinho que vc tanto diz... Essa semana consegui finalizar alguns projetinhos inspirados em seu trabalho. Ufa! Estou cheia de idéias. Já deixei mais feliz uma cadeira de Madeira de demolição e um abajur... Ficaram lindos mais felizes... Deixei também meu quarto mais feliz com um varal de fotos e um pisca dentro de um vaso de vidro. Amei tudo e fiz a dança da vitoria quando vi e senti orgulho! Parabéns pelo seu trabalho... Continuo por aqui ansiosa por mais posts e trabalhos super legais! Bônus Samyracosta.

Deise Possan disse...

Necessito... De mais Posts seus *----*

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...