21

Projeto em fase de distanciamento crítico

18/12/10

Sabe uma coisa que eu queria muito? Eu queria conseguir postar aqui todo santo dia! E não é por falta de idéia não, porque a cabeça aqui vive cheia de "macaquinhos no sótão", como descreveria o Ziraldo.


Com esses quase 3 meses de blog, andei descobrindo que, quando se trata de projetos "faça você mesmo" na nossa casa, o talento artístico pra coisa fica totalmente em secundo plano. Sério! Porque eu recebo alguns e-mails de pessoas queridas que me escrevem contando que adorariam fazer mudanças em casa, mas culpam a falta de "talento" e "habilidade" por não conseguirem. Quando, na verdade, eu tô percebendo que e os 2 fatores que não podem faltar nesses projetos são: "paciência" e "distanciamento crítico".







Paciência: enquanto você estiver com ela ao seu lado, as chances de você concluir uma projetinho bem acabado é imensa. Se perder a tal da paciência, é melhor parar, guardar tudo e começar outro dia ou num outro momento quando ela estiver de volta. Quando você entende isso, tudo o que te resta a fazer é o que eu chamo de PPP - Pausa Pela Paciência.










Distanciamento crítico: tem vezes que dá uma sensação de que o negócio não vai render, né? A gente olha pro projeto e já sabe que vai ser uma derrota, o coitado... Mas tem vezes que acontece o contrário: você têm uma idéia na cabeça e, no meio do projeto, o "meio" fica tão bom que você quer parar por ali e não concluir o que você tinha em mente primeiro. O distanciamento crítico funciona pra mim pra eu decidir, um tempo depois, em qual dos dois casos acima o projeto vai se encaixar. Tem vezes que o que ele precisa é de um descanso mesmo.

E é por isso que eu demoro tanto pra postar. Porque, assim como a maioria, eu acho que não levo jeito, sou desastrada (é sério, não é charme não!) e me falta sempre tempo. É assim que os posts nascem, lentamente, após um longo trabalho de parto: fazendo uso de muitas "PPPs" e "ditanciamentos críticos".

E a angústia sentida pela escassez de posts acabou sendo abraçada pela idéia de que, pelo menos assim, desenvolvi um método de colocar os projetos em prática. Tudo o que eu precisava era de um método. Você tem um? Taí uma coisa que eu queria saber...

OBS: As fotos que você viu aqui são de um projeto que está passando por um "Distanciamento Crítico". Ele começou no domingo passado mas, no meio dele, achei essa pintura cheia de falhas o máximo. As falhas e gotinhas de tinta - indesejadas por muitos - me conquistaram, não sei por quê! Então, antes de dar as duas últimas mãos de tinta que faltavam, resolvi parar por aí, por enquanto.













De qualquer forma, não importa a decisão, divido com vocês o passo a passo em breve... e com novidades. :) 

21 comentários:

a gente diz sim disse...

Gente, que criado lindo. Amei a cor : )

Anônimo disse...

Eu pintaria :D
Acho que pintura impecável colorida combina com esse tipo de móvel antigo :D
Porque não é todo mundo que entende esse efeito como efeito de pintura mesmo, a maioria acha que é mal feito ou defeito hahahahahah
Pri

Anônimo disse...

Eu A-DO-RO o seu blog. Desde que vi numa revista de domingo, não consigo para de entrar e ao mesmo tempo ir experimentando algumas ideias super legais. Parabés! Continue postando.Eu ,pelo menos, não me incomodo com a "demora", pois o resultado final é maravilhoso

Erika.

viviane disse...

Eu acho que tá um charme a mesinha assim! Não pinta, não.

Acho que vc poderia variar os posts e não postar só quando tiver um projeto em andamento. Dicas de decoração de uma maneira geral, coisas legais que vc encontrar na rua... O negócio é ter sempre post novo (nada exigente eu!).

Adoro teu blog. :)

Clara Miranda disse...

Oi Thalita, eu concordo com você.
Muitas pessoas fazem comentários parecidos sobre as minhas "artes", dizendo que não têm talento nem tempo, e eu digo: só precisa de vontade e paciência.
Eu trabalho, faço faculdade de engenharia, tenho marido, cachorro e apê pra dar conta, e ainda consigo fazer mil coisas, ter ideias legais...
É isso aí!

Flávia disse...

Amarelão liiiindo. Pintei um assim tb... e teve bolinhas, escorridos, uma festa!

B-jo, Flávia
www.reformaemtemporecorde.blogspot.com

Lelê Félix disse...

Sem saber você me deu uma idéia ótima. Vou pintar um baú aqui em casa de uma cor bem vibrante e transformá-lo em bar. Vai ficar um charme e bem retrô.

http://mixrecipe.blogspot.com/
http://mothermodern.blogspot.com/

Eva disse...

Oi Tha, estou conhecendo teu blog agora e adorei! Adorei a decoração. Linda mesmo e o que você escreve retrata o meu intimo também, principalmente quando você fala que o projeto precisa descansar, sinto isso tudo que você escreve aqui, estou te seguindo. Um beijão e me visita, vou adorar! beijão!

Nárriman disse...

Ei Tha!!!
Vim te convidar a participar de um sorteio de um estojo de maquiagem que está rolando lá no meu blog! As inscrições se encerram amanhã, ainda dá tempo de participar, viu?
* Conheci seu blog através do Sala da La;
*Tenho um filho formando em Publicidade nesse final de ano;
*Amei a mesinha vermelha e sua história;
* Também fui mordida pelo bichinho da reciclagem e não posso ver uma caçamba de entulho...rss
Bjs!!!

Diana Souto disse...

Amei esta mesinha, é da feirinha do Lavradio?
Qual a tinta q vc usou, para madeira ou automotiva?
Diana

Danee disse...

Olá, tenho um blog e encontrei o seu por acaso. Adorei e já o li de cabo a rabo. Essa semana fiz um post no blog citando o seu. Espero que não se incomode e se quiser dá uma passadinha lá para ler o post.
beijocas
http://porondeforqueroserseupar-danee.blogspot.com/2010/12/copiando-na-cara-de-pau.html

cris*borrego disse...

Bom dia Thalita,
Estou aqui para te avisar que tem um selinho pra você lá no meu caderno...passe lá?
beijos e linda semana...
Cris*Borrego
cadê o meu moleskine?
{clborrego.blogspot.com}

Doce Ateliê disse...

Ai que delícia e vir aqui e ter post novos. Sempre ficamos apaixonadas pelas suas arteirices.
beijo com carinho

Paty disse...

Oiee Thalita...Bem eu ainda não tenho meu cantinho, ele fica pronto só no meio do ano que vem. Mas tenho buscado inspirações por todos os cantos...lojas, internet, casa de amigos (xereta mesmo...hihihi)...Montei um blog para colocar tudo que vou encontrando e me apaixonando, porque minha memória não dá conta de guardar tudo sozinha...Nas minhas andanças encontrei seu blog que é lindo e mostra a realidade...coisas possiveis. Parabéns!!
Meu blog é simples e ainda tem poucas coisas...preciso com urgência comprar um maquina fotografica!!...Se puder me visite...http://diadepatymaionese.blogspot.com/
Beijos!!

Moro em um Kinder Ovo disse...

Visitar o seu blog sempre colocou cores, idéias, charme, muita bossa e criatividade no meu dia. Feliz Natal.

Melissa de Almeida disse...

to completamente apaixonada pelo seu blog... como vc é talentosa e criativa... a visita aqui pelo menos 1 vez ao dia é certa! bjks Melissa =]

Nine Calixto disse...

Tenho um criado irmão-gêmeo desse**aqui em casa ele é branco e é usado como mesa lateral na sala, porém, estou de olho em um home preto laqueado e pretendo pintá-lo de preto e colocar um vidro black sobre o tampo. O seu na tonalidade amarelo também ficou incrível, esses dias atrás vi um em uma loja de antiguidades (com um preço de arregalar os lhos e o bolso...)na cor turquesa**bjin.

DANIELE PERSEGANI BRANDÃO disse...

Caramba Thalita, cheguei até a me arrepiar agora...rsrsrsrs... estava aqui me deliciando com suas postagens e me deparei com essa mais antiga que ainda não tinha lido... Há um tempo atrás aconteceu uma situação muuuuito parecida comigo e que relatei de modo bastante similar lá no Maria... rsrsrsr... e não é que o cantinho em que coloquei o danado do móvel amarelo também ficou muito parecido com o seu??? Bem, pelo menos temos bom gosto...rsrsrsrsrs... adorei essa incrível coincidência... beijo procê e bem fim de semana

DANIELE PERSEGANI BRANDÃO disse...

Caramba Thalita, cheguei até a me arrepiar agora...rsrsrsrs... estava aqui me deliciando com suas postagens e me deparei com essa mais antiga que ainda não tinha lido... Há um tempo atrás aconteceu uma situação muuuuito parecida comigo e que relatei de modo bastante similar lá no Maria... rsrsrsr... e não é que o cantinho em que coloquei o danado do móvel amarelo também ficou muito parecido com o seu??? Bem, pelo menos temos bom gosto...rsrsrsrsrs... adorei essa incrível coincidência... beijo procê e bem fim de semana

Casa_de_Colorir disse...

Que máximo Dani!! Cadê?? manda o link? Beijos, sumida!!!

Roberta disse...

Simplesmente, adoro esse blog!!!

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...