Carregando...

Não leve a sua parede à sério. Aliás, sua casa inteira.

28/12/2010

Sabe do que eu mais sinto saudade da infância? Daquela imaginação infinita e ilimitada que toda criança tem. Para ela, qualquer lata vazia vira um tambor, palitos alinhados viram um exército inteiro, um pano de prato, o véu da princesa e um giz no chão logo se transformava numa amarelinha ou num grande sol, num pedido desesperado para a chuva dar uma trégua e deixá-la finalmente sair pra brincar lá fora.

Aliás, BRINCAR... Em que momento da vida a gente fechou o olho, abriu de novo e parou de brincar? Você se lembra? Eu não... Quando foi que essa imaginação fértil que nos permitia o "fazer de conta" cedeu lugar às preocupações? Quando essa criatividade toda foi suprimida pela insegurança, incerteza, pelo tal do medo de errar? Acontece, literalmente, num piscar de olhos, né? Quando a gente percebe, a gente já passou a levar a nossa vida tão à sério... E a nossa casa, como parte fundamental da nossa vida, acaba absorvendo essa seriedade por consequência. Desde quando a gente precisa levar a nossa casa tão à sério?

Quer um exemplo? Fico pensando naquelas pessoas que têm medo de pintar a própria parede de casa. Acho até graça! Tudo bem, você pintou sua parede e não deu certo. E agora? Ficou manchada? Ficou esquisita? Mas ficou da cor que você queria? Então, na minha opinião, já valeu à pena! Você parou de brincar no momento em que você passou a preferir a sua parede na cor gelo do que na sua cor favorita, por medo de errar.


E o que me enche de orgulho ao receber amigos aqui em casa é que eles saem daqui com um pouquinho mais de vontade de brincar na casa deles. Por que aqui, a casa não é só de colorir, mas também é de brincar. E tem coisa mais prazerosamente engraçada do que ver um adulto brincando? Espia só o último jantar que teve aqui em casa: coloquei todo mundo para testar meu novo projetinho. :)



E a minha vontade não é que você jogue um balde de tinta na parede, faça uma cagada e ache uma beleza não! Acho que cada um tem um limite. Mas qual é o seu? Tem gente que nem o seu limite sabe. Para quem gostou da parede pintada com lousa escolar, queria uma igual, mas acha que esse projeto está no nível 9.8 na sua escala de ousadia, ao invés de desistir, por quê não adaptar a idéia à sua escala?
Aproveita que o Natal acabou de passar e você deve estar cheio de caixa de presente por aí. Você vai precisar, principalmente, de: 

Estilete + Tinta de lousa + cola
 
Pintar cada uma com 2 camadas de tinta

Algumas caixas
Eu deixei secar cada mão de tinta por 6 horas. E, depois de secas, as caixas viraram telas para escrever o que você quiser com giz. Para reforçar ainda mais o nível 2 de ousadia, elas foram presas com fita dupla face na parede. Como são leves, não precisam de prego, nem furos, nem esses "pavores" que te fazem desistir de um projeto como esse. :)


O que escrever nas telas? O que a sua imaginação mandar! Na falta de inspiração, sempre existirá a Bossa Nova...

"Eis aqui este sambinha feito numa nota só.
Outras notas vão entrar, mas a base é uma só.
Esta outra é conseqüência do que acabo de dizer.
Como eu sou a conseqüência inevitável de você.
Quanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada,
Ou quase nada.
Já me utilizei de toda a escala e no final não sobrou nada,
Não deu em nada.
E voltei pra minha nota como eu volto pra você.
Vou contar com uma nota como eu gosto de você.
E quem quer todas as notas: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.
Fica sempre sem nenhuma, fique numa nota só."

Samba de uma nota só
Tom Jobim

38 comentários:

  1. E essas almofadas, rs, show!

    Vou ver se tomo coragem, abraços

    www.bomsensoemformadegente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apaixonei por esse projeto, que legal, não existe idade para ser criança, já imaginei essas telas numa pilastra que fica no corredor dacasa, bem diferente. Adorei, sempre passo por aqui para abrir um pouco mais o meu olhar para o mundo
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tha, eu me identifico muito com você, penso exatamente assim e me arrisco, aliás quero deixar solta essa criança, ela que me sustenta, mas sempre me dá um meeedo, mas vou... e estou nessa de mudar aqui em casa, não consegui terminar ainda, mas quando finalizar te mostro ta? Você me inspira muito. Adorei tuas idéias, ficaram lindas! beijão

    ResponderExcluir
  4. Adoro pintar, no dia 24 pintei o meu quarto,(tá no meu blog), foi de branco, é que ainda não decidi qual parede pintar de outra cor, e tem que escolher a cor,são mais de 2000 opções de cores de tintas da coral. Alguma sugestão?
    Me lembro quando criança de pintar junto com a minha irmã o porão da casa do meus pais de cor de rosa, fizemos a maior bagunça, foi uma delícia...
    As suas telas ficaram bem legais, e vi a parede que pintou com tinta para lousa, adorei.
    Vi numa revista de decoração uma parede de cozinha onde foi pintado a receita de torta de maça, super legal...um dia faço isso...

    Beijos

    Edilaini
    http://sonhandoserarquiteta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Minha linda... Como foi seu natal?? Adorei a proposta... vou guardá-la para quando minha Maria Valentina chegar... rsrsrs... aí, posso escrever canções de ninar e declarações do meu amor... Ahahaha... por enquanto os "quadros-lousa" e a Maria Valentina são apenas projetos... bjos mil e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa...falou tudo, assino embaixo, parece que seu texto saiu da minha cabeça de tanto que eu concordo.

    Amei o resultado do seu projeto.

    Ma-ra-vi-lho-so!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto e a ideia! Parabéns!

    Bom Ano Novo para vc!
    bjos
    :)

    ResponderExcluir
  8. Thalita.. amei a idéia!!! Queria colocar uma tela na cozinha mas estava com preguiça e não queria gastar comprando uma tela e fazer bobagem. E essa colcha linda?! De onde é?!?! bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei!
    O que são essas almofadas? Lindas demais.
    Onde conseguiu essas lampadazinhas? Sou do RJ também e procurei por umas bonitinhas assim e não encontrei. :(

    Beijos, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Raquel e Nathalie,

    A almofada foi feita com tecido comprado na Casas Turuna, na Senhor dos Passos. Foi costurada à mão mesmo e estofada com enchimento também comprado na Casa Turuna.

    A colcha de bolinha foi um achado na Camicado (http://www.camicado.com.br)

    Nathalie,
    Em relação às luzinhas, aguarde que, em breve, vocês terão dicas sobre elas aqui. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ficou lindoo!!!!!!

    Queria mesmo saber com que, geralmente, prende seus quadros!

    Parabéns pelo blog! Adoro

    beijos

    ResponderExcluir
  12. G-E-N-I-A-L!!!Um dos melhores projetos que vi em blog no ano de 2010!!Que bom,pois o ano já está terminando!!!

    ResponderExcluir
  13. Ficou tudo lindo demais. Parabéns por suas artes tão lindas e que sempre me inspiram.
    Feliz Ano Novo.
    Beijos
    Telma

    ResponderExcluir
  14. Thalita, adorei o post! Em setembro, colocamos a mão na massa aqui em casa e pintamos nossa sala, que estava feinha. Foi uma diversão: desde a escolha na paleta de cores até o resultado final. Um pintor profissional teria feito menos sujeira, mais rápido. Mas cadê a graça nisso hehehehe? E alguns dos quadros que temos foram feitos pelo meu marido. Ficaram lindos na parede recém pintada.
    Te desejo um Feliz 2011! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Thalita! Achei seu blog pelo ALGUMA BOSSA e estou amando ler os posts! Tb sou adepta à colocar a mão na massa e usar a criatividade. Lendo o seu texto, lembrei de um q eu escrevi no meu blog (tá meio paradinho..) http://espacovitalite.blogspot.com/2010/09/ser-criativo.html Acho uma pena as pessoas não exercerem a criatividade por preguiça ou medo de errar!! Poderiamos ter pessoas mais felizes e realizadas no mundo, não é?? Estou de mudança, e por isso o blog ta parado, assim q eu mudar vou colocar suas idéias e mais algumas emp ráticas! parabéns! beijos

    ResponderExcluir
  16. Thalita, já comecei a colocar em prática minhas mudanças de férias no apê... Meu quarto já está quase 100%, mas esqueci de tirar fotos do antes... =( sorry!
    Mas, vou procurar que deve ter alguma velha... hehehe

    Enfim, tô escrevendo pra te perguntar uma coisa: esse engradado de cerveja que vc colocou na sua cozinha, dá pra pintar? mesmo ele sendo de plástico? não sou muito adepta de pinturas por ser MUUUUUUUUUITO alérgica.

    Beijinhos e um feliz 2011!!!

    Olívia

    ResponderExcluir
  17. Thalita que idéia brilhante!!! AMEI! E ótima escolha de música! :)
    Beijinhos e um excelente 2011, cheio de idéias novas!!!

    ResponderExcluir
  18. genial!

    amei seu blog!
    eu sou daquelas que vivem cheias de idéia, mas não botam em prática :(
    promessa pra 2011: ser mais assim como vc :)

    ResponderExcluir
  19. Muito legal!

    Adorei o efeito com o pisca.

    Feliz Ano Novo.

    Sra. N

    ResponderExcluir
  20. Amei, amei, amei a idéia! Primeira vez aqui e me encantei. Já separei algumas idéias para colocar em prática.

    ResponderExcluir
  21. Ameeeeei a idéia dos quadrinhos. Vou copiar de vc, tá?!
    E te mostro qdo ficar pronto : )

    ResponderExcluir
  22. meu Deus minha amiga passou o link do seu blog e eu estou siplesmente apaixonada pelo seu trabalho! estou com vontade de mudar minha casa inteira ,começando pelo meu quarto. Agora uma pergunta eu amei essas luzinhas( onde acho pra comprar) , fora os quadros (mas acho que vou tercoragem o suficiente e pintar a parede mesmo)..resumindo amei suas ideias e fique sabendo que ganhou mais uma fã. beijos

    ResponderExcluir
  23. Lopesluisa1.2.12

    Thalita, aonde fica essa gráfica?

    ResponderExcluir
  24. Casa_de_Colorir1.2.12

    Alphagraphics, na Barra da Tijuca!

    ResponderExcluir
  25. Aninha28.2.12

    Oi Thalita! Venho acompanhando o blog e amo! A ideia dos quadrinhos é ótima e linda, mas me encantei mesmo com a ilustraçao no início do post! De quem essa belezura? bjoca

    ResponderExcluir
  26. Larissa Hirdes28.2.12

    Gostaria de saber indicação de onde arrumar estampa em tecido e em papel e sugestao de escrivaninha. ;)

    ResponderExcluir
  27. Marina3.3.12

    Querida, primeiro PARABÉNS pelo site, é viciante! Nunca vi tanto bom gosto junto, lindo lindo! Depois, queria saber onde você conseguiu essas luzes, to louca atrás delas!!! Moro no Rio também! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  28. Casa_de_Colorir6.3.12

    no Saara tem de monte! Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Laura Perim7.3.12

    Thalita, descobri seu site há alguns dias e fiquei encantada, sou artista plástica de formação e fui professora de artesanato muitos anos, mas... desisti em favor do vil metal! :( Tenho um monte de diquinhas abandonadas aqui no note que você pode usar! Se quiser estou a disposição! Para acabar com os vazamentos com fita crepe é só apagá-las... isso, use uma borracha escolar, dessas da Mercur e apague bem! Fica perfeito! Grande beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Luane7.7.13

    muito legal, mas.. as caixas são de papelão mesmo? ficou lindo, parabéns!!

    ResponderExcluir
  31. Casa_de_Colorir22.7.15

    Usei fita banana ou VHB!

    ResponderExcluir
  32. Anapaula22.7.15

    Achei tão bonitinho esse post!
    Principalmente porque lembrei de uma vontade antiga: sempre quis ter uma lousa em casa, mas achava que só seria possível quando eu tivesse a minha própria casa. Acho que, depois de ler o post, posso voltar a brincar e ter a minha sonhada lousa :D

    ResponderExcluir
  33. Oi, amei teu blog...parabéns.
    Me diz uma coisa com esta tinta para lousa pode-se apagar e escrever várias vezes igual a lousa de escola?
    Amei tua ideia.
    Se cuida

    ResponderExcluir
  34. Dominobre22.7.15

    Olá Thalita, me chamo Dominique sou do Rio e quero te agradecer por ter sido um divisor de águas na minha vida... eu sei que parece exagero mas a verdade é que antes de conhecer seu blog eu travava uma batalha contra minha casa x idéias. Depois de muitas visitas aqui fui ao Saara ontem ai  já viu né? Ao entrar na loja CAÇULA, um mundo de possibilidades se abriu e realmente pude constatar que não preciso de muito p/ ser feliz =). Conclusão: fiz meus quadrinhos com tinta de lousa, enfim usei os pisca piscas que tanto amo e testei toscamente a tinta spray que amei mas ainda não domei. É isso falei!!! Obrigada e vida longa ao casa de colorir.

    Bj

    ResponderExcluir
  35. Você tem umas idéias lindas. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  36. Priscilasantos198022.7.15

    Gostei das idéias das caixinhas, mas amei mais ainda suas almofadas. kkk coisas de mulher, vc sabe bem. então... qual o tecido usado para as mesmas e suas medidas. obrigada e há já virei fanzoca viu? inclusive vou fazer a arvóre de garrafas para o natal q já está batendo a porta, e o criado mudo de fitas vhs. Já solicitei aos amigos e amigas no facebook. Você merece tudo de bom e a natureza te agradece.

    ResponderExcluir
  37. Casa_de_Colorir22.7.15

    Usei algodao, Pri! A retangular é 40x20 e a quadrada é 35x35cm! Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Thalita, uma pergunta: como é que tu fez pra colar as tampas na parede com fita? Tipo, ficam em alto relevo, as caixas, não ficam? D:

    ResponderExcluir