34

Projeto para dias sem saco de fazer arte...

10/11/10

... Ou para quem não quer jogar uma garrafa de azeite no lixo
... Ou para quem tem 1 kg de sal grosso sobrando em casa e não faz a menor idéia de quando será o próximo churrasco
... Ou para quem não tem enfeite de mesa e quer ter um, tipo, agora!
... Ou para quem quer um patuá
... Ou pra quem viu esse projeto e pensou: esse eu consigo fazer!

A minha invenção de hoje é tão simples, mas tão simples, que, quem lê esse blog atrás de idéias mas acha que não leva jeito pra coisa, pode considerar esse projeto aqui o seu rito de iniciação! E se você é como eu, e tem pena de jogar potinhos de vidro jeitosos fora, pode começar a guardá-los, pois eles terão um final feliz!

Essa é a janela da minha cozinha, com a familia de vidrinhos aguardando na fila por uma vida melhor. E eu faço questão de deixá-los assim, bem à mostra mesmo.. para que eu olhe pra eles todo dia e lembre que, quem abrigou champignons, azeites e palmitos de forma tão eficaz por tantos meses, agora merece uma aposentadoria de respeito, como é o caso dessa bela garrafinha aí ao lado.


Materiais utilizados e outras alternativas:
- Garrafa de vidro adorável.
- Sal grosso. Mas pode ser areia, cascalho, brita!
- Um retalho de chita. Mas pode ser uma fitinha do Senhor do Bonfim.
- Pingentes que a gente não usa mais. Mas pode ser qualquer badulaque.
- Um raminho de flor. Mas pode ser arruda, trevo...

A Mona Lisa de geléia teimou que a garrafa ainda tinha cheiro de azeite. Mas era pura paranóia dela. Basta deixar a garrafinha de molho com água e detergente de um dia pro outro que o cheiro sai completamente.

O primeiro passo foi despejar o sal grosso dentro da garrafinha. É legal usar um funil para evitar sujeiras. Mas se a pessoa não tinha nem pá de lixo até pouco tempo, imagine só um funil! E se você achou que ia conseguir se safar dessa dizendo "aii que pena... eu não tenho funil... fica pra próxima então..." Faça um funil de papel!


Enchi de sal grosso até a altura onde a fita será amarrada. Passei a fitinha em volta da garrafa, dei 2 voltas e, antes de dar o nó, passei pela fita os pingentes escolhidos. No meu caso, coloquei um olho grego, uma pedrinha de cristal e uma medalinha da Nossa Senhora.
Agora basta colocar a planta que você escolheu e... só! No meu caso, eu escolhi um raminho artificial de lavanda, já que eu adoro essa flor e tenho muita dificuldade de encontrá-la nas minhas andanças!

 Pronto! O enfeitinho de mesa e patuá, tudo ao mesmo tempo e à jato!

PS: Cara de pau esse projeto né? É que essa semana tá brabo lá no trabalho, pra variar! Mas hoje eu catei do lixo um pedaço de madeira maravilho! Isso que dizer que, no fim de semana, teremos um projeto mais digno que esse rss.. 

34 comentários:

Eliane M. disse...

Thalita, ficou lindo, fácil de fazer e com tudo que a gente já tem em casa.
Vou fazer sim!
Bjs

acasinhaencantada

Pri disse...

Thalita, lembrei de vc quando vi esse DIY: http://www.designspongeonline.com/2010/08/diy-project-shellys-salvaged-spool-ottoman.html
Aliás, recomendo muito a tag DIY do site design sponge. Tem projetos maravilhosos lá!

Queria muuuuuito uma bobina de madeira dessas...

Aqui em Curitiba tem lavanda em todas as floras, engraçado que ontem mesmo comprei 15 mudas por R$ 10,00!

Bjs

Doce Ateliê disse...

Bom dia minina,
que delícia esse projetinho.Super fácil de fazer e pra lá de barato.
Temos uns vidrinhos em casa e já estamos com os dedinhos fervilhando aqui pra dar um tchan neles.
Tenha um ó-te-mo dia.
beijo com carinho

Helena disse...

thalita...o meu primeiro projeto pra minha casinha tambem foi com garrafas de azeite iguaizinhas as sua. se tiver um tempinho vê lá no meu blog.

http://helenavalentim.blogspot.com/2009/11/enquanto-isso_03.html#links

bjs.

Cecilia Helena disse...

Olá, menina adoro guardar vidrinhos "com designers diferenciados"kkkkkkkkkk, os de geléia então são meus favoritos!!! Tem uns quadradinhos que amoooo!!! rsrsrs Não se assuste, não sou louca, já tive uma caixa de papelão cheia de vidros lavadinhos e guardadinhos, no final não sabia o que fazer com tantos. Doei para um senhor que vende pimenta em conserva e toda vez que eu chego lá com uma caixa cheia de vidros ele me dá um abacaxi (ele tb vende frutas)faço firula, finjo que não quero...mas levo meu troféu pra casa e devoroooo! Boa idéia tenho uma garrafa aqui de azeite linda, ela é bem comprida e redonda, vou fazer esse patuá com ela! Bjs

comida diversão e arte disse...

vou fazer com minhas garrafas de absolut! sera q o santo deixa??? alccol ne???
mas fazer o q?? tenho coleçao e ja n tenho mais o q fazer com elas ehehhe

Aline disse...

Oi Thalita!
Vou fazer uma pois o "olho grande" anda pegando por aqui.."Xô olho grande"!
Beijão,Aline.

Thaís Gouvêa disse...

Cara de pau que nada! Ontem mesmo acabaram minhas azeitonas e guardei o vidro sem saber o que fazer com ele!rsrs
ADOREI!
Bjus

Anônimo disse...

Thalita, em algum post atrás (não me lembro qual), você dise que pegou alguma coisa numa rua em Botafogo. Pois bem. Ontem me lembrei de você ao passar pela Rua Muniz Barreto, perto da saída do Metrô, onde estão fazendo obra numa casa. Tem um monte de coisas na calçada: cadeiras, mesas, estantes, etc, que pensei que você adoraria e com certeza pegaria algo por alí. Se puder, dê uma passadinha por lá. Beijinho. Sandra

Dayse disse...

Oi Thalita, ganhei no Ano Novo de uma amiga um patuá como esse só que em vidrinho bem pequeno (de alguma loja), foi um brinde para todas as convidadas da festa, um carinho só.
Não é uma boa idéia de recepção parar convidados?
bjs

Luciana disse...

Oi amiga!! Adorei! Esse até eu vou fazer.. rs
Saudades. Beijos e sucesso nos seus projetos!
Lu Pacheco

Dani Burman disse...

Tha...eu tbém guardo vidrinhos(compulsiva)e já não tenho mais lugar para tantos!!
Semana passada eu fiz um almoço pras amigas em casa e coloquei na mesa vários vidrinhos de leite de coco, cada um com uma gérbera dentro, e uma fitinha de cetim da cor da flor, junto com o nome de cada convidada, ficou a coisa mais fofis.
Tbém uso as garrafas de vinho com flores, e como castiçal para vela!!!
Os potinhos de champignons eu pintei com tinta vitral e coloco água e velinhas dentro, fica um charme!!!
Mas com sal grosso ainda não tinha feito...ótema idéia, vou lavar meu vidros de azeite direito e correr para fazer.
Beijoooos

Anônimo disse...

Thalita,muito legal qe ficou o vidrinho.
Gostaria de saber qe tinta você usou para pintar a caixinha de feira ?

Anônimo disse...

que trabalho magnifico é esse,que é a sua fonte de futuro objetos?? onde trabalha ?

Nine disse...

Tha, juro que quase saí correndo pra cozinha, jogar o restinho de azeite fora só pra fazer o projeto... rsrsrs!!! Ai, a louca, né. Amo lavandas tb, e assim como as tulipas, são muito difíceis de encontrar por aqui, fresquinhas e lindas. O jeito é partir pras imitações. Não menos fofas, claro!!!

Beijinhossssssss

Vanessa Datrino disse...

Querida
suas idéias sustentáveis são show!
Acabei indicando vcs pro blog Alguma Bossa, tá!
Elas sempre estão atrás de idéias sustentáveis e tudo a ver com a proposta de vcs!
Bjinhos e ótimo final de semana!
Vanessa Datrino
www.datrindodesign.blogspot.com

Tha disse...

Pri!! Ótima dica! Sempre entro tb nessa parte do site deles! Genial né? Mas, olha... acho que esse projetinho ainda não dá pra mim não! Muito profissa o acabamento! Mas vamos tentar... :)

Drica disse...

Cara de pau é você dizer que esse projetinho é cara de pau, isso sim.
Amei! Vou convencer mamãe a dar um belo fim (ou seria recomeço?) aos potinhos de vidro dela, que moram numa bacia kitnet bem apertadinha embaixo da pia.

Amei, amei, amei!!!

Anônimo disse...

Oi Thalita! Muito boa a ideia da garrafinha de azeite! Ficou mt fofa...outra ideia legal é fazer um porta-retrato de garrafa de azeite. É só colocar a foto dentro da garrafa de cabeça para baixo...bjs, Andréa

Le disse...

Olá!!! Primeira vez aqui e preciso dizer que AMEI teu blog! Oh simpatia de pessoa, jeito querido de escrever que tu tem! :)

O post sobre a senhora que ensina liçoes sobre o lixo é de emocionar! Parabens e passei sempre por aqui!

xoxo

Daniela M disse...

Quero mais posts! :D

Scrapaper by Erica disse...

Thalita!!! AMEI seu blog!!! Td de bom!!! Dá vontade de saber mais e mais. Tb adoro reciclar td e meu marido vive me perguntando o que eu vou fazer com tantas coisinhas que para ele não têm utilidade alguma!!! Aguardo sua visitinha lá no Scrapaper!!! bjs

Mãe da Tonton disse...

Nossa guria! conheci teu blog agora e achei demais as tuas idéias, já fiquei louca pra colocar em prática aqui em casa! bjs

Moro em um Kinder Ovo disse...

Gostei muito do seu site. idéias ótimas e acho que com você vou aprender a ser mais ecologicamente responsável....

Tati Pastorello disse...

Eu amei isso! Que coisa mais fofa e fácil de fazer.
Eu aprendi com alguma amiga blogueira a fazer um "porta-retrato" de vidro de qualquer coisa. Estava pensando no que usar para recheá-lo, pensando em comprar pedrinhas de aquário, mas para que com tanto sal grosso morando em um pote de sorvete? Chamei o porta-retrato de família em conserva.
Beijos.

verde e amarelo disse...

Thalita
Vou guardar para sempre a data de hoje,pois conheci você através do Coletivo Verde e fiquei impressionadissimo com a identificação que tive com você.Sei que a diferença de idade e grande,porém é como se eu voltasse a decada de 60/70 e nós fosse-mos colégas fazendo artes,criando o inusitado,vendo além do normal.
As vezes pensamos que estamos sós em nossos sonhos até descobrir-mos que não,somos apenas uma legião de privilegiados e abençoados.Continue,o planeta agradece assim como todos nós que aprendemos a te admirar.
Abraços do Newton.

Lígia Dullius Gottschalk disse...

Muito criativas as suas idéias, tudo muito lindo, adorei!
Aqui em casa tem um monte de móveis velhos. (herança dos bisavós do meu marido) Uma pena porque alguns chegaram a estragar. Agora tenho o seu blog como inspiração! Parabéns!

Michele disse...

Gostei, eu mesmo fiz um arranjo pra minha pequena e humilde mesa ...
Uma garrafa verde de cidra alguns palitinhos de churrasco e restinho de tecidos que minha sigrinha me doou. fiz tulipas de tecido coloridas e coloquei no meu jarrinho de cidra. Ficou lindinho.

Afra Macedo disse...

Que tal aproveitar a garrafinha vazia de azeite para fazer um vinagre aromatizado com ervas? veja a receita: metade vinagre de maçã, metade vinho tinto, algumas pimentas rosas e algumas pimentas da jamaica,  um galho de uma erva (pode ser alecrim, manjericão, tomilho, etc.) .Você pode decorar a garrafa com fitinha. Fiz no Natal para presentear os convidados.

Casa_de_Colorir disse...

Acho de uma meiguice sem tamanho! <3

Patrícia disse...

Oie... encontrei o seu blog há alguns meses, mas acompanhava tudo bem quietinha...confesso que me surpreendi com tamanha criatividade, força de vontade e principalmente generosidade - por dividir com o mundo suas idéias - afinal não são todos que entregam seus tesouros assim gratuitamente, e se o mundo tivesse mais pessoas como você, com certeza haveria menos lixo na face da terra e mais alegria dentro de nossas casas. Bjs adoro você, tô apaixonada, calma deixa eu explicar: pela sua capacidade de transformar até uma simples lata de sardinha...menina sou mãe e como tal, posso imaginar o quanto a sua deve ser orgulhosa por ter uma filha assim criativa e generosa....ps: tenho 26 anos tá...não me imagine uma vovózinha (espero quando chegar na minha faze vovó, por ter muito o que ensinar por ai pra netinhos e afins) enquanto isso, aprendo por aqui e milllll bjsss pra vc!!!!!!!

Mirian Costa disse...

Oi amei esse projeto rrsrsrs fiz com a minha filha um para mim e um para ela,colocamos nos nossos banheiros e ficou lindo!!!Quero mais!!!

Tânia disse...

Thalita, já gostava de suas idéias assistindo o programa Decora, agora que adicionei seu blog, estou adorando mais ainda.
Voce está de parabéns pelas postagens que acho genial.
Quanto as flores de lavanda, que vc disse não conseguir encontrar com facilidade, no SAARA, naquelas lojas de flores artificiais, tem muitas, inclusive sou fã também delas e tenho muitas.
Bjs e parabéns de novo.

Zafira Leite disse...

Adorei suas dicas são a minha cara gosto muito de todo tipo de artesanato e reciclagem

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...